Andres, mas com sensor de presença acredito que não dê pra detectar a
rotação de um objeto, por exemplo. Isso se usado apenas triangulação pra
detectar a posição dele. Evidente que o proposito deve ser outro, não menos
interessante.
Mas o reacTable, que utiliza o framework livre reacTVision analisa a imagem
da webcam procurando por simbolos específicos. Esses simbolos foram
desenhados usando um algoritmo genético interessantissimo pra desenho de
grafos, tornando cada símbolo único. E assim o programa consegue saber não
só a posição, mas a rotação e a velocidade com a qual ele gira, jogando a
saída em uma porta via protocolo UDP.

Agora, eu imagino que o projetor deva dar um trabalho monstruoso pra
alinhar. O resto ta praticamente pronto, e é fantastico.

Marcelo, passei um tempo procurando uma aplicação disso pra poder me
dedicar, afinal eu fiquei apaixonado pelo projeto. Caso você encontre gente
que esteja trabalhando com isso, me avisa, ok?

grande abraço!