Da série "eu te disse, eu te disse"... Em msg sobre OOXML e a licitação da Receita Federal, eu disse:

======
"Além disso, de cara a SRF pode alegar q:

(a) o q interessa a ela é a compatibilidade plena com o formato de seus documentos existentes, o legado ".doc", q é o padrão "de fato"."
=======

E olha só o q foi apresentado como justificativa no edital (de msg de Ivan Brasilico na PSL-DF):

=======
"De acordo com a justificativa da Coordenação - Geral de Tecnologia e Segurança da Informação – Cotec, às fls. 03:

"Desde a adoção do sistema operacional Windows na Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB, há mais de 10 (dez) anos, as suas Unidades utilizam o pacote de aplicativos de escritório da Microsoft, denominado Microsoft Office.

Para familiarizar o corpo funcional com essa tecnologia, foram ministrados vários treinamentos em todos os níveis organizacionais e em todas as ferramentas do pacote (Word, Excel, Power Point e Access), gerando uma cultura que hoje se traduz em um ganho de produtividade nas tarefas cotidianas.

Também deve ser lembrado que ao longo do tempo foram desenvolvidos vários aplicativos e modelos de documentos internos (Dossiê Integrado, SAPLI, Registro de Análise dos Maiores Contribuintes, etc) que utilizam os recursos das ferramentas do Office. Tais aplicativos e modelos são de suma importância para as diversas áreas da RFB e sem eles as atividades ficariam comprometidas"."
=======

Como eu havia comentado, continuo a acreditar q esta será a principal justificativa para as licitações de MS Office 2007 no governo. Os padrões "de fato" com sempre colocados à frente dos padrões "de juris".

[ ]s,

olival.junior