Olá pessoal,

Quanto à "lebre" que eu levantei sobre o FISL, quando eu escrevi um artigo
sobre software livre para um livro que foi coordenado por pesquisadores da TTU
- Texas Tech University - o contrato, pelo que descreveram aqui, foi bem
parecido com o da ASL.

É bom lembrar que o Direito Americano é diferente do Direito Brasileiro e eu
cedi integralmente os direitos para a editora, mas meu nome foi mantido como
autor e posso ser citado.

Acontece que o meu artigo já está na rua, ou melhor, o livro já está na rua.
Mas, pelo que vejo, o material dos outros FISL não foi divulgado, ou seja, até
agora a autoria foi perdida ... E sem divulgação de autoria/críticas não há
estímulo ou incentivos para continuar pesquisando e publicando.

Depois dessa informação da não divulgação, aí é que eu não envio nada para o
FISL mesmo.

Quanto à dicotomia software livre/open source, vamos lembrar do nosso clássico
"A Catedral e o Bazar" e do artigo "Shut up and show me the code", ambos do
Eric Raymond, que dizem que os dois nomes devem ser mantidos e que "open source
is a **marketing program** for free software".

Esta discussão já está mais do que superada.

Quanto ao software público, tenho dúvidas se esta nomeclatura deve ser usada,
pois, no Brasil, algo público pertence, em última instância, ao Estado. E o
software público não é do Estado, mas sim um compartilhamento entre Estado e
Sociedade (uma divisão tipicamente moderna, já que não existe Estado sem
Sociedade).

Minha sugestão é que seja usada a nomenclatura "propriedade comum", como já
escrevi em uma artigo aprovado na Conferência Mundial de Sofwtare Livre 3.0.
Para quem quiser dar uma olhada: "Nem privado, nem público: o software livre e
o emergir da propriedade comum"; é só googlar.

Fortes abraços,

Marcus Vinicius.