Só um pequeno detalhe: não é como se eles usassem o PostgrSQL "out-of- the-box". No link enviado eles só citam o nome do PostgreSQL no *último* parágrafo, dizendo de forma vaga q eles "começaram com a engine do PostgreSQL, mas mudaram a camada de processamento de consultas".

O artigo em http://www.infoworld.com/news/feeds/08/05/22/Yahoo-claims-2-petabyte-database-is-worlds-biggest--busiest.html tem mais detalhes. Aqui eles dizem q o PostgreSQL foi *profundamente* modificado. Um pequeno trecho: "One of Hasan's first moves was to buy a Seattle database startup called Mahat Technologies, which had tweaked the open-source PostGreSQL to run as a column-based database rather than a conventional row-based one. Rotating tables 90 degrees, while slowing down the process of writing data to disk, greatly accelerates the reading of it.


Yahoo brought the database in-house and continued to enhance it: tighter data compression, more parallel data processing, and more optimized queries. The top layer remains PostGreSQL, however, so that Yahoo! can use the many off-the-shelf tools available for it."

Uma vez que o PostgreSQL do Yahoo virou uma aplicação interna e, portanto, suas alterações não precisam ser liberadas pra ninguém, resta saber se algum benefício das modificações do Yahoo chegaram a ser liberadas de volta para a comunidade PostgreSQL.

Não é q eu esteja questionando a qualidade do PostgreSQL, só questiono usar uma notícia como essa como se fosse um testemunho do poder do PostgreSQL, já q o q o Yahoo roda já deixou de ser o produto a q todos têm acesso. Por outro lado, serve sim de testemunho do poder do software livre em viabilizar soluções em TI q os produtos proprietários não conseguiriam tão facilmente. Imagine se eles tivessem de escrever todo o banco de dados do nada? Ou ainda a dificuldade de selecionar uma engine proprietária de uma startup, caso eles fossem adquirir uma empresa q fornecesse este tipo de produto.

[ ]s,

olival.junior


On 24/05/2008, at 18:40, Pablo Sánchez wrote:

Só dando forward de notícia boa.


---------- Forwarded message ----------
From: Fernando Ike de Oliveira <[EMAIL PROTECTED]>
Date: 2008/5/23
Subject: [pgbr-geral] Yahoo usando PostgreSQL
To: Comunidade PostgreSQL Brasileira <[EMAIL PROTECTED] >


Caros,


 Este é bom anúncio recente para usuários de PostgreSQL. :)


- http://news.yahoo.com/s/cmp/20080522/tc_cmp/207801579



[]'s
--
Fernando Ike
http://www.midstorm.org/~fike/weblog
_______________________________________________
pgbr-geral mailing list
[EMAIL PROTECTED]
https://listas.postgresql.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/pgbr-geral
_______________________________________________
PSL-DF mailing list
[EMAIL PROTECTED]
http://listas.softwarelivre.org/cgi-bin/mailman/listinfo/psl-df

_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista:
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Responder a