+1 Marcelo
Muito foi feito e muito mais pode ser feito. Por exemplo, as aulas do Oliva pela lista são verdadeiras teses de mestrado :). Eu sempre busco ler o que ele escreve.
O que mais me doi não é ter essa afirmação pois a galera do sp tá doida que aconteça. Mas é ter essa afirmação de uma figura muito importante para muitos que é o Gustavo Noronha.
Só que ele não é o único discrente, tem muitos outros assim por aqui. Tem como reverter?
Eita já virou outro tópico totalmente diferente. Ainda to precisando de muitas outras aulas do Faw :) (outro que eu sempre busco ler)

Em 23/06/2008 às 10:01, psl-brasil@listas.softwarelivre.org; escreve:
2008/6/12 Gustavo Noronha Silva <[EMAIL PROTECTED]>:
> Eu nunca espero encaminhamento prático numa discussão aqui.

Senti nesta sua frase um certo desprezo pela utilidade da lista, me
senti na obrigação de expressar meu ponto-de-vista :-(

Na minha humilde opinião, acho que esta lista tem um sentido mais
didático do que prático. Levei 6 meses para postar minha primeira
mensagem, lendo cada uma das mensagens que passavam aqui. Li
pontos-de-vista diferentes e debates bons e outros ruins, alguns
calorosos com informações pessoais que geravam ruído, mas que
filtrando dava para tirar muitas idéias boas. Mesmo tendo um bom tempo
nesta lista, continuo achando que ela é muito útil, rolam informações
valiosas aqui e acho que continuo aprendendo e de vez em quando
ensinando. Essa é a relação que tenho e espero com as pessoas daqui
:-)

Sobre os encaminhamentos práticos, não dá para mensurar diretamente,
pois as ações que cada um realiza localmente nem sempre tem retorno da
divulgação de seu resultado. Acho que de certa forma procuro ser um
bom ativista de SL nas redondezas onde moro, onde eu tenho melhores
condições de atuar. E acho que o que leio aqui ajuda muito no
direcionamento de minhas ações.

> E considero
> que qualquer um que espere um sonhador =).

Não acredito que seja só um sonho.

A lista também tem um sentido de articulação para a ação. Alguns
encaminhamentos práticos partiram daqui:
1) Revisão da lei goiana de Software Livre: participaram Oliva, Nanda
e o prof. Pedro Rezende. Apesar de não estar sendo aplicada, pelo
menos ela foi aprovada pelos órgãos competentes.
2) Participação da comunidade na revisão das palestras do FISL: partiu
daqui uma reclamação geral de falhas na seleção de trabalhos do FISL,
que tinha que ter maior participação da comunidade. Pode ser
especulação, mas parece que teve efeito no último FISL;

Ainda estamos muito aquém do que esta comunidade pode oferecer. Temos
potencial de fazer muito mais. Se revisarem a lista de assinantes,
encontrarão pessoas muito boas, excelente ativistas do SL e que tem
competência para realizar ações locais com resultado prático. Mas não
espere unanimidade ou coordenação centralizada, cada um aqui tem
personalidade forte e muitas vezes contrárias. Alguém que queira
mobilizar a maioria terá que ser muito convincente para mostrar que
vale a pena ser levado a sério. Nosssa forma de operação parece ser um
pouco com a Ética Hacker, discutida aqui recentemente.

Acho que através da lista do PSL-Brasil eventos foram divulgados,
notícias e assuntos polêmicos foram discutidos e iniciativas de
projetos (ações) foram esclarecidas. Isso não é ação direta e nem ação
coordenada, mas pode ser interpretada como alinhamento de pensamentos,
mobilização para ações e aprendizado.

Abraços,
--
Marcelo Akira Inuzuka