Me corrijam se eu estiver errado:

Os funcionários do banco NÃO utilizam o Sistema Operacional e, sim, os sistemas
criados pelo Banco que RODAM no S.O. Então o problema estaria em desenvolver
soluções para o Linux. Com Suites Office, o BrOffice.org atenderia muito bem a
demanda, bastaria dar treinamento (Onde só se gastaria dinheiro UMA vez - não
precisaria ficar renovando licença do Microsoft Office).

E para evitar ficar gastando dinheiro com treinamento, começar a contratar
pessoas que tenham curso ou conhecimento em BrOffice.org, Linux (como os
concursos públicos já fazem hoje!) entre outras coisas. Isso abre um leque
enorme de possibilidades:

. Estimula as escolas a colocarem cursos de Softwares Livres (Eles alegam que
não existe mercado para essas ferramentas!);
. Divulga o Software Livre;
. Cortar gastos com licenças (Para as empresas);
. Diminui a pirataria;
. Transparência nos sistemas utilizados pelo próprio banco (Auditoria de
códigos);
. e por aí vai...

Acho que seria um problema com o Excel, porque ele é muito utilizado na área
financeira.
Eu considero que o Calc pode resolver, mas não sou a melhor pessoa pra falar
disso, já que não utilizo essas ferramentas na minha área. Mas se o Banco do
Brasil e a Caixa já utilizam, creio que eles acharam uma certa compatibilidade.
Alguém que trabalha em banco pode dar alguma sugestão?

 []'s,
Daniel Bessa
Fortaleza - CE

cara @ymail.com ou @rocketmail.com.