<<<<
.
;;
.

Convite para um auto-convite!
(gentileza gera gentileza...)

práticas e desorientar as práticas pela imersão no sub-conhecimento/

dias 21, 22, 23, 24 e 25 de janeiro. 2009
Belém-PA-Brasil
http://submidialogia4.descentro.org/

Participe!
////

(português/english/français/español)

submidialogia
a arte de re:volver o logos do conhecimento pelas práticas e desorientar
as práticas pela imersão no sub-conhecimento, de 21 a 25 de janeiro de
2009, em Belém, Pará.

-co-[MIDIA]-:
"Um refúgio? Uma barriga? Um abrigo onde se esconder quando estiver se
afogando na chuva, ou sendo quebrado pelo frio, ou sendo revirado pelo
vento? Temos um esplêndido passado pela frente? Para os navegantes com
desejo de vento, a memória é um ponto de partida." Eduardo Galeano

pretende ocupar o espaço a ser criado na cidade de Belém uma semana antes
do Forum Social Mundial, promovendo intervenções artísticas multimidia em
locais públicos com convidados vindos de todo Brasil. Na Amazônia,
especialmente conflituosa em virtude do processo histórico da economia de
bases extrativistas, recursos naturais são devastados para construir um
modelo de progresso, a cultura artificial de consumo se impõe sobre a
cultura autóctone e gera hibridismos culturais que formatam indivíduos a
partir da dessensibilização, a fome exubera: fome de alimentos,
conhecimento e solidariedade.

Neste turbilhão de conflitos, carências e problemáticas sociais está a
figura da mulher, impelida a adotar padrões comportamentais depreciativos
diante da sociedade ficando, muitas vezes, fragilizada perante a cultura
machista e sexista que a impede de agir positivamente em suas relações
profissionais e pessoais gerando uma grave violação dos direitos humanos
que precisa ser enfrentada e prevenida, aspiramos que os homens e mulheres
possam compartilhar os sentimentos acerca de suas necessidades e
dificuldades.

A deterioração das funções familiares acompanha a transformação do capital
financeiro, cuja estratégia de revitalização pauta-se na venda, no
comércio e na substituição imediata das mercadorias. Esse princípio
estende-se para o campo do humano, de modo que substituir alguém nos
postos de trabalho, na afetividade e nas relações interpessoais é uma
atitude vulgar.

Como prevenir a violência que grassa nos canais de comunicação e invade o
silêncio das casas, tornando a vida uma mercadoria, um bem, não um valor?

É preciso superar mitos e reformular a relação interpessoal, ativar o
diálogo entre homens e mulheres através da prática artística, da poética
nas relações, ocupar o espaço da mídia para re-construir esses valores.

Desta maneira, o evento pretende ir além da discussão sobre gênero,
refletindo também sobre a formação de famílias e quais histórias surgem
das famílias co-letivas, co-laborativas, co-munais, co-operativas, etc,
porque processos midiáticos encerram uma justaposição entre acontecimentos
culturais/sociais de uma diversidade veloz inquantificável entre
movimentos coletivos, comunitários e colaborativos que podem ou não
constituir ou destituir famílias.

Ao criar um espaço de convivência entre os participantes queremos mulheres
pensantes criando espaços de reflexão, homens cozinhando e crianças
descobrindo os espaço na cidade (jogos, atividades, objetos). Diversas
criações, exposições e debates ocupam os espaços durante o dia, para
convergirem de noite no cineclube.

Ao compreender os imaginários de dentidades locais e globais sobre o
universo feminino pensante abstrato e o masculino de produção e execução
questionamos gênero e reconhecimento sem separar o sujeito do objeto: quem
forma as mentes na Amazônia?

OBJETIVOS: apropriação histórica, narrativas locais, imaginários
coletivos, discussão cultural do trabalho, da família e da tecnologia.

Para discutir e aprofundar essas questões, comemoremos o Submidialogia #4,
conferência que será sediada em Belém, estado do Pará. É para esse
encontro que estamos convidando você, abrindo também uma chamada para
apresentação de *rituais de celebração do imaginário* e *exposições
permanentes de experiências* relacionadas aos temas. Se existe um grupo,
um ser, uma performance coerente ou expressões de discordância criativa em
relação ao festival, estas poderão ser incluídas na programação através
desta chamada.

"Tenho saudades de um país que ainda não existe no mapa"
Uma proposta de integração através de debates e práticas sub>midiáticas.

Submidialogia é um projeto crítico multidisciplinar de arte, mídia e
tecnologias participativas, de cujo processo todos os agentes envolvidos -
a comunidade local, teóricos, técnicos, artistas, ativistas e o espaço
público - tomam parte.

O projeto tem provocado ações experimentais que inovam no campo da mídia
digital e novas tecnologias porque se dão verdadeiramente a partir de
processos colaborativos abertos e em constante construção. Questionam-se
assim as configurações sociais, culturais e políticas, além do uso
imaginado sobre a existência dos objetos técnicos e estéticos.

Ao fomentar o diálogo entre teoria e prática tendo como ponto de partida a
convivência junto ao dia-a-dia das comunidades e pessoas, nos espaços
públicos, fazemos arte, ciência e gastronomia. Trocam-se idéias,
experiências e conhecimentos, enquanto todos participantes constróem
coletivamente os momentos do festival.

Tanto tema quanto formato ainda estão em construção, mas pairam na
convergência entre cultura, comunicação, resistência, re-significação,
mídia, tecnologia, arte e táticas.

Através da realização de diferentes formas de oficinas e interações
(debates, espetáculos, exibições, transmissões ao vivo, convivências
filosóficas, choques elétricos, e intervenções cotidianas), do registro de
relatos orais e da criação de mecanismos de visibilidade dentro e fora das
comunidades, o projeto busca equipar seus participantes com recursos para
que falem de suas especulações, estudos avançados, práticas e que
reflitam, através da experiência criativa, um pouco desta identidade
conturbada pela velocidade da transformação econômico-social.

Em Belém, uma semana antes do Fórum Social Mundial, o Submidialogia
pretende atuar junto ao evento hospedeiro co[MIDIA], expondo diversos
trabalhos artísticos em espaços públicos para colocar em pauta um debate
mais amplo sobre a atual crise financeira mundial e suas raízes na crise
de valores da família moderna.

Consideramos essencial que se aprofunde esta discussão de forma inesgotável.

Vitória Mario, sub>relato, 18 de outubro de 2008

submidialogia
l'art de re:mouer le logos de la connaissance par la pratique et de
désorienter la pratique par l'immersion
dans la sub-connaisssance, du 21 au 25 janvier 2009, à Belém, Pará, Brésil.

-co-[MIDIA]-:
"Un refuge? Un ventre? Un refuge où ils se cachent lorsque vous êtes noyé
sous la pluie, ou d'être brisé par le froid, ou d'être renversé par le
vent? Avons-nous un passé magnifique au front? Pour ceux qui ont le vent
désir de surfeurs, la mémoire est une point de départ." Eduardo Galeano

On a l'intention d'occuper l'espace qu'on va créer dans la ville de Belém
une semaine avant le Forum Social Mondial, par la promotion des artistes
multimédia d'intervention dans les lieux publics avec des invités de
plusieurs pays.

En Amazonie, où le processus historique économique a imposé l'extraction
des ressources naturelles justifié par un modèle anthropocentrique de
progrès, il existe une culture artificielle de la consommation qui
contribue pour que la culture autochtone et l'hybridisme culturel soient
incorporés aux individus dans l'ensemble de désensibilisation; la faim
domine: la faim de nourriture, de la connaissance et de la solidarité.

Dans ce tourbillon de conflits, de privations et des questions sociales
est la figure de la femme, conduit à adopter des modèles de comportement
bizarres pour l'avenir de la société, souvent affaibli par une culture
sexiste qui l'empêche d'agir positivement dans leurs relations
professionnelles. Il s'agit d'une grave violation des droits humains qui
doit être confronté et empêché, pour que l'espoir des hommes et des femmes
puisse être partagé par leurs sentiments sur leurs besoins et leurs
difficultés.

La détérioration des membres de la famille suivi les fonctions de
traitement du capital financier, dont la stratégie de revitaliser le
personnel de la vente, le commerce est le remplacement immédiat de la
marchandise. Ce principe est étendu au domaine des droits de l'homme, de
sorte que le remplacement de personnes dans l'emploi, l'affection et les
relations interpersonnelles est une attitude vulgaire.

Comment faire pour empêcher la violence qui fait rage dans les canaux de
communication et de briser le silence des maisons, qui transforment la vie
en une marchandise, une chose, pas une valeur?

Nous devons surmonter les mythes et reformuler les relations
interpersonnelles par l'activation de dialogue entre les hommes et les
femmes en utilisant la pratique artistique, le poétique dans les
relations, et occuper l'espace des médias à la re-construction de ces
valeurs.

Ainsi, l'événement vise à aller au-delà du débat sur l'égalité des sexes,
ce qui reflète également sur la formation des familles et des histoires
qui découlent de co-écoles, co-travail, co-munais, les coopératives, etc,
parce que les fichiers multimédia contiennent une juxtaposition entre les
événements culturels et la diversité sociale dans des mouvements rapides
et collectives, de collaboration qui peuvent ou non constituer ou rejeter
des familles.

En créant un espace de coexistence entre les participants, les femmes
veulent penser et créer une réflexion, cependant que les hommes et les
enfants sont invités à découvrir la cuisine et l'espace de la ville (jeux,
activités, objets). Plusieurs créations, des expositions et des
discussions sur les manières d'occuper les espaces au cours de la journée
vont se reencontrer pendant la nuit au cinema.

Par la compréhension de l'imagination des dentités locales et globales sur
l'univers féminin de la pensée abstrat et la productivité et execution
masculin on se demande sur le genre et la reconnaissance de la question
sans faire l'objet distinct du sujet: qui forme l'esprit de l'Amazonie?

OBJECTIFS: propriété historique, les récits, l'imaginaire collectif,
l'examen de l'action culturelle, la famille et la technologie.

Si vous voulez participer, venez! On commémore la Submidialogia#4,
conférence qui aura son siège à Belém, capital de l'état de Pará. Nous
vous invitons également avec l'ouverture de cet appel pour la soumission
de présentations sur *rituel de celebration d'imaginaire* et  *exposition
permanente d'expériences*, en se rapportant aux thèmes. S'il y a un
groupe, une exécution cohérente ou bien quelque expression créative de
dissidence contre le festival, ils pourraient être inclus dans la
programmation par le biais de cet appel.

"Il me manque un pays qui n'existe pas encore sur la carte"
Uma proposta de integração através de debates e práticas sub>midiáticas.

Submidialogia est un projet multidisciplinaire critique d'art, des médias
et technologies, où toutes les parties concernées - la communauté locale,
théoriciens, techniciens, artistes, activistes et l'espace public -
participent.

Le projet expérimental a provoqué des actions qui innovent dans le domaine
des médias numériques et des nouvelles technologies, car ces actions sont
vraiment ouverts comme des processus de collaboration en construction. Les
paramètres sociaux, culturels et politiques du comportement changent par
la prise de parole de la diversité et par une nouvelle connaissance sur
l'existence technique et esthétique des objets.

Par la promotion du dialogue entre la théorie et la pratique en prenant
comme point de départ la coexistence des communautés et des personnes dans
des espaces publics, on fait de l'art, de la science en profitant de la
gastronomie. L'échange des expériences et des connaissances prend corps,
alors que tous les participants ont été déjà invités à construire
collectivement les moments du festival.

Le thème aussi bien que le format du Festival sont encore en construction,
mais ils se situent dans la convergence entre la culture, la
communication, la résistance, la re-signification, les médias, la
technologie, l'art et les tactiques.

Grâce à la mise en œuvre de diverses formes d'ateliers et interactions
(débats, spectacles, expositions, émissions en direct, bohemie
philosophique, choc électrique, opérations quotidiennes), on  veut
numeriser le record de rapports oraux en créant des mécanismes de
visibilité de l'intérieur et à l'extérieur par des communautés; le projet
vise à doter les participants avec des ressources pour qu'ils puissent
parler de la spéculation, des études avancées, et des pratiques qui
reflètent, par le biais de l'expérience créative, un peu de l'identité
troublée par la rapidité de transformation économique et sociale.

À Belém, une semaine avant le Forum Social Mondial, la Submidialogia veut
collaborer avec l'événement co [midia], en exposant des œuvres d'art dans
divers espaces publics qui font partie du débat plus large sur l'actuelle
crise financière mondiale et de ses racines dans la crise de valeurs de la
famille moderne.

On considère essentiel d'approfondir jusqu'au bout le débat.

Vitória Mario, sub>rapport, le 18 octobre 2008

submidialogy
the art of re:volving knowledge logos by practices and disorienting the
practices by the immersion in sub-knowledge, from january 21st to 25th
2009, in Belém, Pará.

-co-[MIDIA]-:
"A refugge? A belly? A safe place where we can hide when drowing from the
rain, or being broken by the cold, or taken away by the wind? We have a
splendid past in front of us? To the sailors with desire of wind, the
memory is a starting point." Eduardo Galeano

it aims to occupy a live place in the city of Belém, a week previous to
the World Social Forum, promoting artistic and multimedia interventions in
public spaces with guests coming from all over Brazil.
In the Amazon, especially conflictuous by a historical process of the
economy of extractivist basis, natural resources are being devastated to
the construction of a progress model, the artificial culture of consume
imposes itself over the autoctonous culture generating cultural hibridisms
that format the individual from a desensibilization, the hunger
exuberates: hunger of food, knowledge and solidarity.

In this hurricane of conflicts, needs and social problematics it is the
figure of women, forced to adopt comportamental depreciative patterns in
front of society, ending up, in much of the cases, fragilized by the
sexist and machist culture that refrain her of acting positively in its
professional and personal relations, generating a grave violation of human
rights that needs to be overcomed and prevented, we aspire that mena and
women can share the fellings about its necessities and difficulties.

The deterioration of the familiar functions follows the transforming of
the finantial capital, whose strategy of revitalization is based on sale,
on commerce and in the immediate substitution of goods. This principle
extends itself to the human race, in a way that substituting someone at a
work post, afetivity and interpersonal relations is a vulgar attitude.

How to prevent the violence that emerges from communication channels
invading the silence of homes, turning life into a consumer good, not a
value?

It is needed to superseed the myths and reformulate the interpersonal
relation, activate the dialogue between men and women by the artistuc
practice, the poetics of the relations, ocuppy the mediatic space, to
re-construct these values.

In this fashion, the event aims to go beyond the discussion of gender,
also reflecting about the formation of families and the histories that
come out of the co-llective families, co-laborative, co-munal,
co-operative, etc, because mediatic processes generate a convergence
between cultural/social facts in a diversity that is fast and
inquantifiable between collective movements, comunitary and colaborative
that can or nor constitute or destruct families.

By creating a conviviality space between the participants we want thinking
women creating spaces of reflection, men cooking and children descovering
the spaces of the city (games, activities, objects). Divers creations,
expositions and debates occupy the spaces during the day, to converge at
night on the cineclub.

By comprehending the imaginary of local and global identities about the
feminine universe, thinking and abstract, and the masculine of productiona
and execution, we question gender and reknowledge not separating the
subject from the object: who forms the minds in Amazônia?

OBJECTIVES: historical appropriation, local narratives, colective
imaginaries, cultural discussion of work, of family and tecnology.

To discuss and deepen these questions, lets commemorate Submidialogia#4,
conference to be hel in Belém, state of Pará, Brazil. It is for this
encounter that we invite you, opening up a call for presentation of
*rituals of imaginary celebration* and *permanent expositions of
experiences* related to the themes. If it exists a group, a being, a
coherent performance or expression of creative discordance in relation to
the festival, these can be included at the programme by this call.

"I miss a country that still doesn't exist on the map"
A proposal of integration by debates and sub>midiatic practices.

Submidialogy is a critic multidisciplinar project of art, media and
participatory technologies, from which all agents involved - local
community, theorics, technicians, artists, activists and the public space
- all take part.

The project have been provoking experimental actions that inovate in the
field of digital media and new technologies because it truly emerges from
colaborative open processes and in constant construction. In this fashion
are questioned social, cultural e political configurations, besides the
imagined use abiut the existence of technical and aesthetic objects.

By fomenting the dialog between theoryu and practice having as the
starting point the conviviality along the day-by-day of the communities
and people, at public spaces, we make art, science and gastronomy. Ideas
are exchanged, experiences and knowledge, as participants collectively
contrict the moments of the festival.

Themes and formats are in permanent construction, but croos areas sich as
culture, comunication, resistance, re-signification, media, tecnologia,
arts and tactics.

By the realization of different forms of workshops and interactions
(debates, espactacles, exibitions, live transmissions, philosofic
conviviality, electric shocks and day-by-day interventions), from
collecting oral histories and creating visibility mechanisms inside and
outside communities, the project aims to equip its participants with
resources so that they can talk about its especulations, advanced studies,
practices and that reflect, by the creative experience, a little bit about
this identity disturbed by the velocity of an economic-social
transformation.

In Belém, a week before the World Social Forum, Submidialogy aims to act
alongside the hosting event co[MIDIA], exibiting a series of artistic
works at public spaces to promote the discussion of a ample debate about
the current world (finaltial, alimentary, cultural..) crisis and its roots
in the crisis of values of the modern family.

We consider essential that this discussion is depeened in an unlimited
fashion.

Vitória Mario, sub>relate, October 18th 2008

submidialogia

el arte de re:volver el logos del conocimiento por las prácticas y
desorientar las prácticas por la inmersión  en el  sub-conocimiento, del
21 al 25 de enero de 2009, en Belém, Pará.

-co-[MIDIA]-:

"Un refugio? Una barriga? Un abrigo donde  esconderte cuando estés
ahogando en la lluvia, o siendo quebrado por el frío, o siendo revirado
por el viento? Tenemos un espléndido pasado en el  frente? Para los
navegantes con  deseos de viento, la memoria es un punto de partida."
Eduardo Galeano

pretende ocupar el espacio a ser creado en la ciudad de Belén una semana
antes del Foro Social Mundial, promoviendo intervenciones artísticas
multimedia en locales públicos con  invitados venidos de todo Brasil.

La Amazónia, especialmente conflictiva en virtud del proceso histórico de
la economía de bases extrativistas recursos naturales son devastados para
construir un modelo de progreso, la cultura artificial de consumo se
impone sobre la cultura autóctona y genera hibridos culturales que
formatean individuos a partir de la desensibilización, el hambre exubera:
hambre de alimentos, conocimiento y solidaridad.

En este torbellino de conflictos, carencias y problemáticas sociales está
la figura de la mujer, impelida a adoptar patrones  de comportamiento
depreciativos delante de la  sociedad quedando muchas veces, frágil  por
ante la cultura machista y sexista que le impide de agir positivamente en
sus relaciones profesionales e personales generando una grave violación de
los derechos humanos que necesita  ser enfrentada y prevenida, aspiramos a
que los hombres y mujeres puedan compartir los sentimientos acerca de sus
necesidades y dificultades.

A deterioración de las funciones familiares acompaña a transformación del
capital financiero, cuya estrategia de revitalización se pauta en la
venta, en el comercio y la substitución inmediata de las mercancías. Ese
principio se extiende hacia el  campo de lo humano, de modo que substituir
en nuestros  puestos de trabajo, en la afectividad en las relaciones
interpersonales es una actitud vulgar.

Como prevenir a violencia que engrasa los canales de comunicación e invade
el silencio de las casas, tornando la vida como una mercadería, un bien,
no un valor?

Es preciso superar mitos y re-formular las relaciones interpersonales,
activar el diálogo entre hombres y mujeres a través de la práctica
artística, de la poética en las relaciones, ocupar el espacio de la mídia
de lo mediático para re-construir esos valores.

De esta manera, el evento pretende ir más allá de la discusión sobre
genero, reflexionando también sobre la formación de las familias  cuáles
historias surgen de las familias colectivas, colaborativas, comunales,
cooperativas, etc, porque procesos mediáticos encierran una yuxtaposición
entre los acontecimientos culturales/sociales de una diversidad veloz
inquantificável que no se puede cuantificar entre movimientos colectivos,
comunitarios y colaborativos que pueden o no constituir o destituir
familias.

Al crear un espacio de convivencia entre los participantes queremos
mujeres pensantes creando espacios de reflexión, hombres cocinando e niños
descubriendo los espacios en la ciudad (juegos, actividades, objetos).
Diversas creaciones, exposiciones y  debates ocupan los espacios durante
el día, para converger  de noche en el cineclub.

Al comprender los imaginarios de las identidades locales y globales sobre
el universo femenino pensante abstracto y lo masculino de producción y
ejecución cuestionamos genero y el reconocimiento sin separar al sujeto
del objeto: quien forma las mentes en la Amazonia?

OBJETIVOS: apropiación histórica, narrativas locales, imaginarios
colectivos, discusión cultural del trabajo, de la familia y de la
tecnología.

Para discutir y profundizar esas cuestiones, conmemoramos  la
Submidialogia #4, conferencia que será situada en Belén, estado de Paraná.
Es para ese encuentro que estamos invitándolos, abriendo también una
llamada para la presentación de *rituales de celebración del imaginario* y
*exposiciones permanentes de experiencias* relacionadas a los temas. Si
existe un grupo, un ser, una performance coherente o expresiones de
discordancia creativa en relación al festival, estas podrán ser incluidas
en la programación a través de esta llamada.

"Tengo saudades de un país que todavía no existe en el mapa"

Una propuesta de integración a través de debates y prácticas sub>mediáticas.

Submidialogia es un proyecto crítico multidisciplinar de arte, medios y
tecnologías participativas, de cuyo proceso todos los agentes envueltos -
la comunidad local, teóricos, técnicos, artistas, activistas del  espacio
público - toman parte.

O proyecto viene provocando acciones experimentales que innovan en el
campo de mídia digital y nuevas tecnologías porque se dan verdaderamente a
partir de procesos colaborativos abiertos y en constante construcción. Se
cuestionan así las configuraciones sociales, culturales y políticas,
además del uso imaginado sobre la existencia de los objetos técnicos y
estéticos.

Al fomentar el diálogo entre teoría y práctica teniendo como punto de
partida la convivencia junto al día-a-día de las comunidades  personas, en
los espacios públicos, hacemos arte, ciencia y gastronomía. Se truecan
ideas, experiencias y conocimientos, en cuanto todos los participantes
construyen colectivamente los momentos del festival.

Tanto el tema como el formato todavía están en construcción, hacía la
convergencia entre cultura, comunicación, resistencia, re-significación,
mídia, tecnología, arte y tácticas.

A través de la realización de diferentes formas de oficinas e
interacciones (debates, espectáculos, exhibiciones, transmisiones en vivo,
convivencias filosóficas, choques eléctricos, e intervenciones
cotidianas), del registro de relatos orales  de la creación de mecanismos
de visibilidad dentro e fuera de las comunidades, el proyecto busca
equipar sus participantes con  recursos para que hablen de sus
especulaciones, estudios avanzados, prácticas y que reflitam, a través de
la experiencia creativa, un poco de esta identidad conturbada por la
velocidad de la transformación económico-social.

En Belén, una semana antes del Foro Social Mundial, la Submidialogia
pretende actuar junto al evento hospedeiro hospedado co[MIDIA], exponiendo
diversos trabajos artísticos en espacios públicos para colocar como pauta
un debate más amplio sobre la actual crisis financiera mundial sus raíces
en la crisis de valores de la familia moderna.

Consideramos esencial que se profundice esta discusión de forma inagotable.

Vitória Mario, sub>relato, 18 de octubre de 2008

--
Fabianne Balvedi
GNU/Linux User #286985