On Mar  6, 2010, Paulo Henrique Santana <phl...@gmail.com> wrote:

> Por gentileza, peço que evite mandar mensagens off-topic para a lista,
> mas se for extremamente necessário enviar, inditifique claramente no
> assunto da mensagem com "OT" ou "OFF-TOPIC".

Mas não é off-topic.

Essa lei é exatamente o que falta para que eu possa demandar da Receita
Federal o atendimento ao meu pedido, já protocolado há mais de um ano,
reiterado em mandado de segurança, de como funcionam internamente os
programas relacionados à preparação e transmissão de declarações de
imposto de renda de pessoa física, assim como dos formatos de arquivo
por eles utilizados.

Esse nível de transparência tem implicações bastante grandes para a
liberdade de software, na medida em que remove dos burocratas a opção de
impor decisões ilegalmente através de software, e impedir sua
fiscalização mediante negação dessa informação, definindo prazo para a
oferta da informação, de modo que o não provimento dentro do prazo seja
qualificável como crime de responsabilidade.  Hoje, não havendo prazo
definido em lei, jamais se qualifica o crime.