Permitam-me viajar um pouco, juro que voltarei ao tópico :)

Os dados de doação de campanha são públicos e qualquer um pode ver nos
TREs e TSE. Acompanhar as votações nas câmaras municipais, estaduais e
nacionais também é público, apesar de demandar trabalho isso pode
perfeitamente ser feito.

Não sei quem poderia fazer esse papel, se a ASL poderia ter um
"Assessor Parlamentar" ou algo do gênero. Ou nós mesmos montarmos um
grupo que faria este papel alimentando um blog com estas informações.

Entre os principais causadores da assimetria de poderes entre movimentos com base ideológica/voluntária e aqueles com interesse comercial é a prática do lobby. Quem tem alguma vivência no congresso nacional sabe o quanto é intenso o movimento de lobistas nos corredores. São figurões(onas) muito bem pago(a)s e dedicado(a)s 24/7 para acompanhar e interferir nos processos legislativos do país. Isso dá (e gera) muito trabalho no Brasil. Em Brasília existem consolidadas empresas especializadas em lobby. Por exemplo a ArkoAdvice, aquela que a Google contratou para "bisbilhotar" a CPI da Pedofilia no Senado (veja "Senado detém suposto lobista do Google Brasil na CPI da Pedofilia" [0]) é especializada inclusive em isentar os clientes das suas práticas ilícitas de "monitoramento político"[1].

No âmbito político, nos resta a participação popular, eventual apoio legal de ministérios públicos, participações em audiências públicas. Ações inevitavelmente bastante reduzidas, de acesso e/ou dedicação voluntária limitados (afinal nosso tempo já é tomado pela mesma indústria que garante o passe dos lobistas no congresso).

Houve um esforço dos três poderes para regulamentação da prática do lobby no Brasil, mas é claro que os lobistas "pela primeira vez na história deste país"(tm) atuaram voluntariamente e impediram o avanço dessa iniciativa :)

Voltando ao assunto, como o Brasil não é adepto da "renda de existência"[2] ou algo parecido, talvez organizações como a ASL ou outras mesmo informais pudessem levantar doações para viabilizar o "monitoramento político" em relação aos temas de interesse, como fazem os sindicatos e outras organizações de representação. É óbvio que o braço jurídico de um movimento depende de iniciativas de *pessoas* (não associadas, inclusive), por isso por favor não interpretem esse comentário como uma cobrança pra *organização* ASL, nem para os associados da ASL, que já fazem muito. Eu sempre fui contra a remuneração para alguns projetos voluntários, como por exemplo já se cogitou no Debian. Mas estou convencido que o dia-a-dia nos porões de Brasília é algo que definitivamente demanda verba, inclusive indenizatória :)

Enfim, diante dessa dificuldade de acompanhar (e interferir) nos processos lá em cima, nos resta "agir de perto"[3] e torcer que a linha de pensamento de Foucault sobre a eficiência dos micro-poderes esteja cada vez mais próxima da realidade. Tenho portanto grande admiração por algumas pessoas do movimento que, a despeito de suas contribuições técnicas de alto nível, encaram também os desafios políticos em prol da liberdade, como fazem por exemplo o prof. Pedro Rezende e o Alexandre Oliva. Tarefa árdua!

"A resistência ao poder não é a antítese do poder, não é o outro do poder, mas é o outro numa relação de poder - e não de uma relação de poder" -- Alfredo Veiga-Neto, Foucault e a educação (Belo Horizonte: Autêntica, 2003)

[0] http://idgnow.uol.com.br/internet/2008/06/26/senado-prende-suposto-lobista-do-google-brasil-na-cpi-da-pedofilia/

[1] "O Google, por meio de sua assessoria de comunicação, admitiu ter contratado a consultoria ArkoAdvice Segundo a assessoria, como o serviço é terceirizado, a empresa não tem controle sobre a ações de seus funcionários."[0]

[2] http://books.google.com.br/books?id=Tn2GRU3uTtIC&pg=PA26&lpg=PA26&dq=%22renda+de+exist%C3%AAncia%22&source=bl&ots=8QjZGEQPRE&sig=w4K4tSDPgL5TtFRiKvjQIYbyl6Q&hl=pt-BR&ei=kVXoS9elOsORuAe5x4WjBA&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=2&ved=0CB0Q6AEwAQ#v=onepage&q=%22renda%20de%20exist%C3%AAncia%22&f=false

[3] Tema de um "Café Filosófico" da TV Cultura, por Renato Janine Ribeiro (http://www.submarino.com.br/produto/6/1808487/?franq=134562)

--
Tiago Bortoletto Vaz