Olá pessoal, bom tarde a todos...

Meu nome é Simone Dornelas Costa sou aluna do sétimo período do curso de
ciência
da Computação da FIC (Faculdades Integradas de Caratinga) e atualmente
trabalho
na Flux Softwares.

Estou trabalhando na Flux juntamente com o Jacson Tiola com
projetos de desenvolvimento de portais utilizando Zope e Plone, sou nova
nessa
area de zope e plone, mas já gosto muito.

Esse ano eu irei concluir a minha graduação em ciência da computação e
decidi em
fazer minha monografia voltada para Engenharia de Software no
desenvolvimento web (portal web) com foco em prefeituras utilizando software
livre (zope e plone)

O meu estudo está focado em propor um modelo (layout) para portais com foco
em governos municipais.
Para isso irei realizar um levantamento (estudo) de 30 portais
escolhidos nas 5 regiões do Brasil. Nesse levantamento pretendo analisar os
portais, catalogando tudo o que for encontrado neles. Irei dividir o
portal em (head,menu horizontal,coluna direita,coluna esquerda,conteúdo e
rodapé) para realizar este levantamento. Creio eu que vai ficar mais fácil
de identificar como é distribuído o conteúdo dos portais utilizando essa
divisão.

Ou seja, no final do levantamento terei uma base de dados com todos os itens
encontrados em cada portal
e a disposição de cada item ou como é a distribuição de cada portal (como é
a estrutura).

Depois que tiver todos esses resultados fica fácil identificar os requisitos
funcionais (funcionalidades) que o
modelo deve possuir. Para refinar os requisitos funcionais irei utilizar o
diagrama de pareto para identificar quais são os requisitos que possuem a
maior importância para o modelo.
Com isso irei propor um modelo (layout) e disponibilizá-lo juntamente com
uma enquete com fim de obter opnião de várias pessoas que estejam
trabalhando com temas afins ao meu trabalho (como por exemplo. listas de
discussões com temas afins a prefeitura, software livre, publico, plone,
zope ...)
E para finalizar customizar o portal modelo (desenvolvido pelo Interlegis)
de acordo com o modelo proposto, de forma a atender o perfil de portal com
foco em governos municipais gerando o produto portal-cidade.

Recebi sugestões em lista de discussão, a qual me orientou a modificar o
portal modelo desenvolvido pela Interlegis.

Estou aberta a sugestões e/ou criticas...

obg

abraços.

--
Simone Dornelas Costa

7° Período - Ciência da Computação
Faculdades Integradas de Caratinga - FIC

Programadora de sistemas de computador
Flux Softwares