Em Terça-feira, 7 de Outubro de 2014 14:11, Bruno F. Souza

> Existem varios produtos do Google que nao conflitam (ou podem nao conflitar)
> com o movimento SL. Por exemplo, utilizar o gmail como servidor de email.

Bruno, a questão colocada é: o Google usa Software Livre para gerar Software
Porprietário e aprisionar conhecimento. Isso não é, digamos, ilegal. Mas é
imoral e engorda! Pelo menos na minha opinião militantes do Software Livre não
devem consumir produtos de Empresas que agem assim. Até porque existem
alternativas que podem ser usadas.

> Por exemplo (e eh um exemplo apenas, poderia/deveria ser bem mais completo!)

> - GMail
>   Servico
>   Risco: usa JS proprietario para ler/enviar email na interface web
>    Como mitigar o risco: utilizar cliente livre (thunderbird ou outro)
>   Problemas de privacidade? O Google usa informacao do seus emails
> recebidos/enviados para mostrar propaganda

Aqui entra outro ponto: a privacidade. O Google, qualquer outra Empresa sediada
em território americano, não invade sua privacidade apenas para exibir
publicidade. Eles deixam uma cópia de tudo para que a NSA execute o PRISM, que
é uma coleta passiva de metadados sobre quem é você e com quem você conversa.
Depois, se eles quiserem saber mais, eles vasculham tudo o que está armazenado.
Se depois desta vasculhada eles te elegerem como alvo, eles passam o caso para
outros programas de espionagem, que podem, por exemplo, interceptar um
computador que você comprou durante o transporte e instalar um hardware espião
lá dentro. E como eles tem muito recurso, podem até subornar alguém que tenha
acesso a sua sala para instalar alguma coisa para te monitorar, até mesmo um
gravador embaixo de sua mesa. De fato, depois que eles te escolheram como alvo,
dificilmente terá chance.
Nenhum de nós está livre disso, pois mesmo que não queiramos nossos dados já
estão lá. Mas pelo menos eu não quero que isso vá parar lá de forma voluntária,
porque eles não invadiram máquina nenhuma para ter os dados, nós os damos
voluntáriamente ao usar os serviços bonitinhos deles.
Até pouco tempo tinha um mito da "máquina de escanear cabos submarinos" para
espionagem. Nada disso. O que eles fazem é baratear o custo das
telecomunicações. A comunicação não segue o caminho mais curto, segue o mais
barato. Portanto, dependendo de sua operadora de telefonia, se você ligar para
uma pessoa em outra cidade a ligação sai de seu aparelho, vai nos Estados
Unidos e volta. Lá os metadados são gravados. Pessoas e instituições pensando
em fugir disso contratam empresas nacionais, com datacenter aqui, mas estas
empresas subcontratam datacenter nos Estados Unidos e aí já era, grampearam
seus dados mesmo você pagando pra que isso não aconteça.
Existe ainda a questão da motivação para isso, que se justifica pelo
terrorismo. Já sabemos que não é, o caso de espionagem da Petrobrás nos
momentos anteriores ao leilão dos blocos do pré-sal tá aí pra mostrar isso.
Ademais, a sociedade americana está incomodada com isso, pois espionar o resto
do mundo vá lá, mas cidadãos americanos dentro dos EUA não pode. Por isso fazem
questão de mostrar americanos e outros ocidentais aderindo ao Estado Islâmico.
Dessa forma tentam provar que todo mundo tem de ser espionado porque são
terroristas em potencial.

Então, juntar a questão ética de usar SL para aprisionar conhecimento com a
privacidade é uma opção. Mas usar produtos Google junta as duas. Pode ser que o
Anahuac não esteja conseguindo se expressar de forma a ser bem entendido, mas
eu vou tentar convencer a todos de que ele está certo! A prova disso é que
muitos militantes do SL hoje são empregados do Google, Facebook e outras
corporações que usam SL para aprisionar conhecimento a ponto de essas pessoas
literalmente sumirem, porque são proibidas de manter relacionamentos abertos e
até mesmo de usar ferramentas de comunicação abertas. Pra mim isso já é motivo
mais que suficiente pra boicotar tais Empresas: retiraram do meu convívio
pessoas com quem mantinha um relacionamento afetivo, como um conhecido
Desenvolvedor Debian que eu vejo quase todos os dias na porta da escola onde
nossos filhos estudam, mas nossos byte papos sobre tecnologia se encerraram
depois que ele decidiu aceitar
 uma oferta de trabalho no Google.

Portanto, ativista de SL que consome produtos destas empresas está sendo
incoerente, como vegetariano que não come carne para forçar a redução dos
rebanhos porque 15% dos gazes tóxicos que destroem a camada de ozônio vem do
pum das vacas, mas é um fumante e, portanto, emporcalha a natureza do mesmo
jeito.

Se a pessoa não liga para a privacidade, direito dela, como ativista de SL ela
pode usar produtos sujeitos ao PRISM se quiser. Eu mesmo acabei com minha conta
Google e estou usando Yahoo, pelo menos por enquanto... Eu passei a dar mais
valor a minha privacidade depois do Aécio ter processado o Twitter para obter
meus dados digitais...