On Mar 15, 2015, Ole Peter Smith <ole....@gmail.com> wrote:

>  hoje mesmo, dei a 1a aula de uma disciplina no mestrado professionalizante
> de (professores de) matematica. ja localizei uns alunos defensores da
> 'cultura SL'...

Que legal!

> mas, lamentavelmente, a minoria. ate os defensores, dependentes do
> ubuntu...

:-(

> qual sera minha estrategia??

Conte pra eles do spyware.  Sugira que removam.

Conte pra eles dos blobs no Linux, que o Ubuntu instala, e dos outros
blobs que não são do Linux e que o Ubuntu instala.  Conte do repositório
Freesh, com .debs do GNU Linux-libre.  Sugira que instalem no lugar do
kernel do Ubuntu.

Conte pra eles que existem distros que já vêm limpas, inclusive que são
baseadas e muito parecidas com o Ubuntu, só que muito mais bonitas, como
o Trisquel, pra eles instalarem da próxima vez, e pra recomendarem pros
amigos ao invés do Ubuntu.

Conte do projeto GNU, nascido para lhes possibilitar o uso de
computadores em liberdade, e do nosso movimento político-social, que
luta para que eles tenham essas liberdades respeitadas.  Explique que
promover distros que supõem que você vai querer software privativo e
espião, e que os instalam mesmo quando você pede que não, não estão nos
ajudando; estão minando nosso movimento.

Aí o trabalho de instalar o Software Livre na mente deles tá feito.
O resto fica por conta da consciência.

> excluir os defensores (pq sao viciados em ubuntu)

Acho que ninguém aqui sugeriu excluir pessoas.  Não me parece boa ideia.

Free Software Evangelist|Red Hat Brasil GNU Toolchain Engineer