hfmlace...@yahoo.com.br>:

Oi, Oliva.

> Escrevi pensando no risco de uma invenção livre ser questionada num
> tribunal e haver dificuldade para provar sua originalidade. Se essa
> invenção não está patenteada, é recomendável haver provas sólidas. Afinal,
> o inventor livre pode não ter condições para se defender de uma ameaça.

É exatamente isso! Procurar garantir que a idéia não seja aprisionada por
uma patente. Como a makerbot, dona do thingiverse, que foi pega com a boca
na botija patenteando vários dos designs dos physibles / fisíveis que
hospeda ( http://www.thingiverse.com ).

> Você quer dizer invenções livres, né?  Obter uma patente é bastante
>>

> Para defender a si e a quem usar a invenção. Acho que o Patola deve estar
> pensando nessa preocupação.

Isso mesmo! Inclusive eu mesmo compartilho todos os fisíveis / designs que
crio no thingiverse... E simultaneamente no youmagine. Como até agora foram
coisas bobas e óbvias, não me preocupam tanto. Mas é possivel e até
provável que eu comece a precisar compartilhar designs mais sofisticados e
originais.

Existe outra parte dessa questão que é pesquisar esse campo pra ver algum
estudo de caso que tenha acontecido e poder aconselhar outros. Mas antes
preciso conseguir esse "básico".

[]s,
--
Cláudio "Patola" Sampaio