Em 11 de fevereiro de 2016 17:04, <anah...@anahuac.eu> escreveu:

> É isso ai Patolão!
>
> Incrível como a comunidade Software Livre se acovardou frente ao mercado e
> suas forças.

A comunidade do passado era melhor que a de hoje? Há dez anos atrás as
pessoas já estavam felizes se conseguissem fazer todo o hardware funcionar
e sequer sabiam que estavam usando blobs binários. Sem contar alguns
ativistas daquele tempo que literalmente foram para o lado negro da força e
foram trabalhar para a m$. A comunidade de Software Livre de hoje está
muito à frente daquela de 10 anos atrás. Não é possível recuar de uma
posição que ainda não foi atingida.

> Subitamente, defender o Software Livre em um evento de Software Livre
> virou radicalismo religioso.

Muitos concordam a maioria dos itens de seu manifesto, eu inclusive. Talvez
o que venha atraindo mais antipatia seja focar no ubuntu. É uma das
distribuições que mais avacalharam, mas existem outras que talvez sejam
ainda mais indignas.

> Eu realmente sinto muitíssimo pela postura adotada pelo Coletivo Curitiba
> Livre e espero que o seu manual de justificativas para instalação de
> software não livre no FLISOL não seja copiado ou usado como referência por
> outros organizadores e voluntários do FLISOL.

Eu sei que você conhece alguns membros da Comunidade Curitiba Livre, mas
talvez não conheça bem o cenário de Software Livre em Curitiba e no Paraná.
Então vamos lá: Embora tenhamos uma posição democrática, do tipo cada um
usa a distro que quiser, saiba que a popularidade do ubuntu na comunidade
de Curitiba é muito baixa. Por razões históricas, a distro predominante
aqui é o Debian, cuja participação cresceu ainda mais depois das pisadas de
bola da canonical.

A participação de Curitiba e do Paraná no Software Livre vem de longa data.
Quando comecei a cursar Engenharia Elétrica na UFPR em 1994, nosso
laboratório já tinha Linux em todos os computadores, onde tive a honra de
utilizar Linux 0.9.algumacoisa e o netscape 1.

Alguns anos depois o Departamento de Informática da UFPR faz uma migração
massiva para Linux, mantendo apenas uns poucos computadores com windows. A
partir dali o departamento demonstra uma preferência pelo Debian que se
espalhou por Curitiba e o Paraná e perdura até hoje.

Mais tarde tivemos importantes conquistas como uma massiva implantação de
Software Livre no governo estadual, pelas mãos de Marcos Mazoni, e as leis
estaduais 14058 - Lei do Software Livre, 14195 - Sistema Operacional Aberto
para a execução de programas de computador (Serviços Eletrônicos) e 15742 -
Padronização na linguagem de documentos públicos - ODF.

Mais recentemente o assunto dos blobs binários é recorrente em nossas
reuniões, e estamos determinados a combater este mal. Entretanto não nos
identificamos com o conceito #SEMUBUNTU porquê não vemos razão em "eleger"
uma distribuição como a pior de todas. Por outro lado não temos lá muita
simpatia por esta distribuição, tanto que no FLISOL 2015 em Curitiba nenhum
ubuntu foi instalado.

Então definimos nossa linha de combate em instalar o mínimo de blobs
binários possível e identificar os hardwares problemáticos para então gerar
ações práticas do tipo cobrar os fabricantes e apoiar os desenvolvedores de
drivers livres.

Nosso documento em
http://curitibalivre.org.br/blog/posicionamento-dos-organizadores-do-flisol-2016-em-curitiba-sobre-a-campanha-semubuntu
representa o posicionamento de uma comunidade madura e experiente. Por
acaso nosso posicionamento não é idêntico ao seu (embora semelhante em
muitos pontos, como já pontuou o Paulo). Parabéns pela convicção em seu
posicionamento, mas saiba que nós também temos a firme convicção de que
nosso posicionamento é a maneira mais rápida de atingir o objetivo da
eliminação dos blobs binários.

Se o seu objetivo também é a eliminação dos blobs binários e o uso de
distribuições 100% livres, então estamos do mesmo lado.

Saudações Livres! Que o fonte esteja com vocês!