Re: SATA RAID Promisse Fastrak

2003-12-29 Por tôpico Rogério Neves Batata
On Sun, 28 Dec 2003 00:27:10 -0200
Henrique de Moraes Holschuh [EMAIL PROTECTED] wrote:

Do Software-RAID Howto:

  ·  Write performance is often worse than on a single device, because
 identical copies of the data written must be sent to every disk in
 the array. With large RAID-1 arrays this can be a real problem, as


# Deveria ficar perto de 90MB/s para leitura.  O RAID1 não está
paralelizando
# o caminho de acesso, o que é triste...


O RAID-1 não paraleliza o acesso, ele faz espelhamento. E isso em
barramento PCI não funciona muito bem (em termos de desempenho)

Batata
-- 

Rogério Neves Batata([EMAIL PROTECTED])
Companhia de Informática do Paraná - Celepar Linux User #87955 

 /\
 \ /  Campanha da fita ASCII - contra mail html
  X   ASCII ribbon campaign - against html mail
 / \



Re: ao moderador desta lista

2003-12-29 Por tôpico Andre Filipe de Assuncao e Brito
Bom dia

Bem, você já deve ter visto acima, inumeras explicações de como proceder para 
responder a lista através do seu cliente de email, seja ele qual for. Isso não 
é uma má-configuração da lista. Na verdade até acho correto, para que as 
pessoas pensem 2 vezes se a msg é offtopic, e se o que ela está mandando tem a 
real nescessidade, fazendo com que este serviço os usuarios tenham economia de 
conexão ao invés de baixar emails sem nenhuma utilidade e concordancia com a 
lista.

[]'s

decko

On Sun, 28 Dec 2003 19:16:05 GMT
Gilberto F da Silva [EMAIL PROTECTED] wrote:

 Sao Bernardo do Campo SP Brazilo, stela dato: 2.453.2,386
 Loka tempo: 2003-12-28 19:16:00 somera horaro
 
 Saluton!
 
 Felipe [EMAIL PROTECTED] escreveu o seguinte sobre o :
 
 
  Bom, no KMAIL pode-se clicar com o botão direito e clicar em reply to
  mailing-list
  Mas pode default realmente vai pro indivíduo, é que o povo ta 
 acostumado com
  as listas do Yahoo grupos, onde você responde e vai direto da lista, 
 pois
  eles já repassam a mensagem com o endereço deles no remetente.
 
   Eu também já reclamei disso.  Mas quem administra essas listas do 
 Debian não entende o nosso idioma.  É preciso alguém que concorde com 
 a nossa opinião, saiba inglês e esteja disposto a escrever. 
 
 

-- 
 Andre Filipe de Assuncao e Brito
   decko em #debian-br @ irc.debian.org
 ICQ#45427385 / JabberID: [EMAIL PROTECTED]
 Sitio == http://filipebrito.blogspot.com

Camara SonhadorEngenheiro de Final de Semana
Artista de Rua Tradutor solidario

CIPSGA - Software Livre no Brasil   -   http://www.cipsga.org.br
Projeto Debian-BR   -   http://www.debian-br.org
Projeto Debian-SP   -   http://sp.debian-br.org


pgpAwfUlaLDYB.pgp
Description: PGP signature


Off, mas nem tanto: rhgb

2003-12-29 Por tôpico Still
Galera;

Blz ?
Seguinte, não sei quantos de vocês puderam ver o splashscreen
do Fedora Red Hat Linux, mas é muito legal.
Hoje eu uso o bootsplash da Suse Linux adaptado para o Debian.
Funciona, mas está bem longe de ser o ideal.
Quem viu ou sabe como é o splashscreen do Fedora, sabe se há
algum porte dele para o Debian ? Estou pensando em começar a fazer um
hack no pacote rhgb e ver como ele funciona e tentar protá-lo para o
Debian, mas se já existe alguém trabalhando nisso, não vou gastar
energia reinventando a roda. :)

[]'s,

Still
--
Nelson Luiz Campos  .''`. | I hear; I forget.
Engenheiro Eletricista : :'  :| I see; I remember.
Linux User #89621 UIN 11464303 `. `'` | I do; I understand.
gnupgID: 55577339`-   | Chinese Proverb


signature.asc
Description: Digital signature


chmod 777 /dev/dsp

2003-12-29 Por tôpico Felipe de Fraga Roman
Pessoal,
   não consigo tocar som em páginas com flash no mozilla e li uma msg na lista 
de um cara que também não conseguia e deu um chmod 777 /dev/dsp e funcionou. 
Fiz o mesmo mas não obtive sucesso. Coloquei então as permissões originais:
roman:/dev# ls -la |grep dsp
crw-rw1 root audio 14,   3 Mar 14  2002 dsp
crw-rw1 root audio 14,  19 Mar 14  2002 dsp1
crw-rw1 root audio 14,  35 Mar 14  2002 dsp2
crw-rw1 root audio 14,  51 Mar 14  2002 dsp3

só que agora o som não funciona mais em lugar nenhum, quando inicio o KDE 
mostra a seguinte mensagem:

Sound server informational message:

Error while initializing the sound driver:
device /dev/dsp can't be opened (No such device)
The sound server will continue, using null output device.

Alguem sabe oq devo fazer para voltar ao normal ?

obrigado

-- 
Felipe de Fraga Roman
ACS / Publicidade
ACS / Comunicacao online
Universidade Luterana do Brasil
http://www.ulbra.br
[EMAIL PROTECTED]



Re: Som Apressado

2003-12-29 Por tôpico biande
On Wednesday 24 December 2003 11:53, Bento Loewenstein wrote:

 pra você ter uma ideia, na minha placa a frequência de amostragem do
 codec do som era FIXA em 48 kHz (48000 Hz), sendo que CD por exemplo usa
   na faixa de 44200 se não me engano.

 ou seja, se seu caso for o mesmo você tem que configurar o XMMS pra ele
 decodificar os mp3 ou ogg pra 48000 Hz pra mandar pra placa na taxa que
 a m funciona. com XMMS e arts até rolava, mas jogo nem [EMAIL PROTECTED]


Mas aí é que está, ela funciona corretamente quando utilizo o xmms ou algum 
outro player que trabalhe diretamente com o oss. O problema parece ser com 
os aplicativos KDE, pois estes sim saem apressado. E tens razão, pois o codec 
fica fixado em 48 Khz e insisto em dizer que com o xmms e oss funciona 
perfeitamente.

Realmente como outro amigo da lista falou deve ser algo no arts por estar em 
desenvolvimento. Mas já tentei upgrade e dist-upgrade e está na mesma.

Obrigado pela atenção de todos.

Flávio M. Reis
[EMAIL PROTECTED]



Re: ao moderador desta lista

2003-12-29 Por tôpico Sávio Ramos
On Sun, 28 Dec 2003 22:10:57 -0200 (BRST)
Marcelo Luiz de Laia [EMAIL PROTECTED] wrote:

 Com certeza sairiamos da lista num instante por excesso de mensagens!
 
 Por outro lado, em se tratando de uma lista especifica, poderiamos pensar
 em responder a lista! Engano! imagine voces que temos listas em Sao Paulo,
 Parana, Rio Grande do Sul, etc... Logo, o pessoal que pensou debian, antes
 pensou as listas.

Caramba! Não entendi nada. Pode explicar melhor?

-- 
Savio M. Ramos  - Arquiteto
Rio de Janeiro ICQ174972645
Não à pirataria!  GNU/Linux
Debian-br #705 unstable-SID
http://www.debian.org



Re: Re: ao moderador desta lista

2003-12-29 Por tôpico ADRIANO BRAND
Desculpinha tipica daquela empresa proprietária... talvez vc não tenha 
reparado, mas é muito comum vc procurar casos no histórico da lista e não 
encontrar só a solução do caso pq o cara que respondeu enviou só p/ quem fez a 
pergunta... ai quando um segundo pergunta sobre isto na lista vem os caras 
dando patada e dizendo que isso já foi discutido...
-Mensagem original-
De:   Andre Filipe de Assuncao e Brito [EMAIL PROTECTED]
Enviada em: 29/12/2003 08:04:54
Para: debian-user-portuguese@lists.debian.org
Assunto: Re: ao moderador desta lista

Bom dia

Bem, você já deve ter visto acima, inumeras explicações de como proceder para 
responder a lista através do seu cliente de email, seja ele qual for. Isso não 
é uma má-configuração da lista. Na verdade até acho correto, para que as 
pessoas pensem 2 vezes se a msg é offtopic, e se o que ela está mandando tem a 
real nescessidade, fazendo com que este serviço os usuarios tenham economia de 
conexão ao invés de baixar emails sem nenhuma utilidade e concordancia com a 
lista.

[]'s

decko

On Sun, 28 Dec 2003 19:16:05 GMT
Gilberto F da Silva [EMAIL PROTECTED] wrote:

 Sao Bernardo do Campo SP Brazilo, stela dato: 2.453.2,386
 Loka tempo: 2003-12-28 19:16:00 somera horaro
 
 Saluton!
 
 Felipe [EMAIL PROTECTED] escreveu o seguinte sobre o :
 
 
  Bom, no KMAIL pode-se clicar com o botão direito e clicar em reply to
  mailing-list
  Mas pode default realmente vai pro indivíduo, é que o povo ta 
 acostumado com
  as listas do Yahoo grupos, onde você responde e vai direto da lista, 
 pois
  eles já repassam a mensagem com o endereço deles no remetente.
 
   Eu também já reclamei disso.  Mas quem administra essas listas do 
 Debian não entende o nosso idioma.  É preciso alguém que concorde com 
 a nossa opinião, saiba inglês e esteja disposto a escrever. 
 
 

-- 
 Andre Filipe de Assuncao e Brito
   decko em #debian-br @ irc.debian.org
 ICQ#45427385 / JabberID: [EMAIL PROTECTED]
 Sitio == http://filipebrito.blogspot.com

Camara SonhadorEngenheiro de Final de Semana
Artista de Rua Tradutor solidario

CIPSGA - Software Livre no Brasil   -   http://www.cipsga.org.br
Projeto Debian-BR   -   http://www.debian-br.org
Projeto Debian-SP   -   http://sp.debian-br.org



Adriano Brand
---
Técnico em Eletrônica e Desconfigurador de Linux nas horas vagas
Atlhon 1.3GHz, pcchips 810 (tudo omboard), 256MBRAM
Curitiba-PR

Re: chmod 777 /dev/dsp

2003-12-29 Por tôpico Still
Felipe;
* Musashi corta a msg que Felipe de Fraga Roman enviou para Still:
 Pessoal,
não consigo tocar som em páginas com flash no mozilla e li uma msg na 
 lista 
 de um cara que também não conseguia e deu um chmod 777 /dev/dsp e funcionou. 
 Fiz o mesmo mas não obtive sucesso. Coloquei então as permissões originais:
 roman:/dev# ls -la |grep dsp
 crw-rw1 root audio 14,   3 Mar 14  2002 dsp
 crw-rw1 root audio 14,  19 Mar 14  2002 dsp1
 crw-rw1 root audio 14,  35 Mar 14  2002 dsp2
 crw-rw1 root audio 14,  51 Mar 14  2002 dsp3

Como está o seu /dev/dsp agora ? Dá um ls -l e mande de novo.
Vc deve incluir o seu usuário no grupo audio para poder ouvir
alguma coisa via /dev/dsp, /dev/mixer, etc. e não modificar as
permissões do mesmo.

[]'s,

Still
--
Nelson Luiz Campos  .''`. | I hear; I forget.
Engenheiro Eletricista : :'  :| I see; I remember.
Linux User #89621 UIN 11464303 `. `'` | I do; I understand.
gnupgID: 55577339`-   | Chinese Proverb


signature.asc
Description: Digital signature


Re: Unidentified subject!

2003-12-29 Por tôpico Marcelo Neres dos Santos

Rafael Alexandre Schmitt wrote:

Olá ,

O que eu fiz foi configurar  o XkbLayout como  pt no XF86Config-4 
deixando

o  XkbModel   como   abnt2.

Aqui funcionou :)


Pois é, aqui não funcionou :(
Como tu setou o XkbVariant (pto. interrogação)

--
Marcelo Neres dos Santos [EMAIL PROTECTED]
Existem 10 tipos de pessoas: as que sabem binário e as que não sabem.



Re: chmod 777 /dev/dsp

2003-12-29 Por tôpico Felipe de Fraga Roman
Em Monday 29 December 2003 09:07, Still escreveu:
   Como está o seu /dev/dsp agora ? Dá um ls -l e mande de novo.

agora estão como as originais:
crw-rw1 root audio 14,   3 Mar 14  2002 dsp
crw-rw1 root audio 14,  19 Mar 14  2002 dsp1
crw-rw1 root audio 14,  35 Mar 14  2002 dsp2
crw-rw1 root audio 14,  51 Mar 14  2002 dsp3

   Vc deve incluir o seu usuário no grupo audio para poder ouvir
 alguma coisa via /dev/dsp, /dev/mixer, etc. e não modificar as
 permissões do mesmo.
Sim, tentei colocar 777 para tocar o som de páginas com flahs no mozilla por 
isso alterei

meu usuário já está no grupo:
The user `roman' is already a member of audio.


Obrigado pela atenção, qualquer ajuda será bem vinda

-- 
Felipe de Fraga Roman
ACS / Publicidade
ACS / Comunicacao online
Universidade Luterana do Brasil
http://www.ulbra.br
[EMAIL PROTECTED]



Re: chmod 777 /dev/dsp

2003-12-29 Por tôpico Rogério Neves Batata
On Mon, 29 Dec 2003 09:38:14 -0200
Felipe de Fraga Roman [EMAIL PROTECTED] wrote:


# meu usuário já está no grupo:
# The user `roman' is already a member of audio.

Você consegue ouvir som de outra maneira? Pode ser problema na
configuração da placa. Como root tá rodando?

Batata

-- 

Rogério Neves Batata([EMAIL PROTECTED])
Companhia de Informática do Paraná - Celepar Linux User #87955 

 /\
 \ /  Campanha da fita ASCII - contra mail html
  X   ASCII ribbon campaign - against html mail
 / \



Re: ao moderador desta lista

2003-12-29 Por tôpico Felipe
Também me confundi e escrevi minha mensagem pro cara ao invés da lista.. heheh
to repassando

On Monday 29 December 2003 07:53, Felipe wrote:
 Eu sinceramente gostaria de deixar minha opinião justamente sobre este
 assunto tratado abaixo.

 Oque mais me chamou a atenção em uma outra lista de linux que conheci, foi
 a descrição que o moderador fez dela:
  Aqui você nunca terá suas dúvidas respondidas com, ' já discutimos isso
 antes', 'olhe no histórico da lista'. Cabendo ao usuário que responder
 groceiramente a uma dúvida o seu banimento da lista.

 Bom, achei muito interessante, pois sinceramente acho uma falta de educação
 estas respostas groceiras, creio que se já foi discutido não nos custa
 responder novamente, até porquê muitas vezes o histórico da lista é difícil
 de ser acessado, eu confesso que demorei para conseguir acha-lo quando me
 responderam para olhar nele.

 Tenho certeza que toda a comunidade tem muito a acrescentar e muitos
 usuários a receber se respeitarmos as dúvidas e responde-las com educação
 ou nem responder.


 Felipe Amaral

 On Monday 29 December 2003 09:15, ADRIANO BRAND wrote:
  Desculpinha tipica daquela empresa proprietária... talvez vc não tenha
  reparado, mas é muito comum vc procurar casos no histórico da lista e não
  encontrar só a solução do caso pq o cara que respondeu enviou só p/ quem
  fez a pergunta... ai quando um segundo pergunta sobre isto na lista vem
  os caras dando patada e dizendo que isso já foi discutido...
  -Mensagem original-
  De:   Andre Filipe de Assuncao e Brito [EMAIL PROTECTED]
  Enviada em: 29/12/2003 08:04:54
  Para: debian-user-portuguese@lists.debian.org
  Assunto: Re: ao moderador desta lista
 
  Bom dia
 
  Bem, você já deve ter visto acima, inumeras explicações de como proceder
  para responder a lista através do seu cliente de email, seja ele qual
  for. Isso não é uma má-configuração da lista. Na verdade até acho
  correto, para que as pessoas pensem 2 vezes se a msg é offtopic, e se o
  que ela está mandando tem a real nescessidade, fazendo com que este
  serviço os usuarios tenham economia de conexão ao invés de baixar emails
  sem nenhuma utilidade e concordancia com a lista.
 
  []'s
 
  decko
 
  On Sun, 28 Dec 2003 19:16:05 GMT
 
  Gilberto F da Silva [EMAIL PROTECTED] wrote:
   Sao Bernardo do Campo SP Brazilo, stela dato: 2.453.2,386
   Loka tempo: 2003-12-28 19:16:00 somera horaro
  
   Saluton!
  
   Felipe [EMAIL PROTECTED] escreveu o seguinte sobre o :
Bom, no KMAIL pode-se clicar com o botão direito e clicar em reply
to mailing-list
Mas pode default realmente vai pro indivíduo, é que o povo ta
  
   acostumado com
  
as listas do Yahoo grupos, onde você responde e vai direto da lista,
  
   pois
  
eles já repassam a mensagem com o endereço deles no remetente.
  
 Eu também já reclamei disso.  Mas quem administra essas listas do
   Debian não entende o nosso idioma.  É preciso alguém que concorde com
   a nossa opinião, saiba inglês e esteja disposto a escrever.



Re: chmod 777 /dev/dsp

2003-12-29 Por tôpico Felipe de Fraga Roman
Em Monday 29 December 2003 09:38, Rogério Neves Batata escreveu:
   Você consegue ouvir som de outra maneira? Pode ser problema na
 configuração da placa. Como root tá rodando?

não, testei agora e retorna o mesmo erro:

roman:/mnt/dados/mp3/Rap - HipHop# mpg123 da\ guedes\ -\ DR\ Destino.mp3
High Performance MPEG 1.0/2.0/2.5 Audio Player for Layer 1, 2 and 3.
Version 0.59r (1999/Jun/15). Written and copyrights by Michael Hipp.
Uses code from various people. See 'README' for more!
THIS SOFTWARE COMES WITH ABSOLUTELY NO WARRANTY! USE AT YOUR OWN RISK!
Can't open default sound device!

quando compilei o novo kernel 2.6 funcionou perfeitamente e não alterei em 
nada a configuração no som (se não me engano ;D) 
alguem tem uma idéia ?

obrigado pela atenção,

-- 
Felipe de Fraga Roman
ACS / Publicidade
ACS / Comunicacao online
Universidade Luterana do Brasil
http://www.ulbra.br
[EMAIL PROTECTED]



Re: Unidentified subject!

2003-12-29 Por tôpico Rafael Alexandre Schmitt
Em Seg 29 Dez 2003 08:48, Marcelo Neres dos Santos escreveu:
 Rafael Alexandre Schmitt wrote:
  Olá ,
 
  O que eu fiz foi configurar  o XkbLayout como  pt no XF86Config-4
  deixando
  o  XkbModel   como   abnt2.
 
  Aqui funcionou :)

 Pois é, aqui não funcionou :(
 Como tu setou o XkbVariant (pto. interrogação)

Veja abaixo o meu XF86Config-4:

Section InputDevice
Identifier  Generic Keyboard
Driver  keyboard
Option  CoreKeyboard
Option  XkbRules  xfree86
Option  XkbModel  abnt2
Option  XkbLayout pt  --» só alterei essa linha.

Fora a alteração acima eu não fiz mais nada.
-- 
Rafael Alexandre Schmitt



Re: chmod 777 /dev/dsp

2003-12-29 Por tôpico Felipe de Fraga Roman
Em Monday 29 December 2003 10:56, Rogério Neves Batata escreveu:
   Dê uma olhada se o módulo está carregado, e se é o módulo certo. Se
 como root não está funcionando, o problema é no som em si, e não nas
 permissões.
não está carregado como módulo, coloquei com suporte direto no kernel (n 
lembro o nome agora) existe alguma forma de testar ?
devo recompilar o kernel ?

assim que compilei o novo kernel e reiniciei nele o som continuou funcionando 
sem problemas...

-- 
Felipe de Fraga Roman
ACS / Publicidade
ACS / Comunicacao online
Universidade Luterana do Brasil
http://www.ulbra.br
[EMAIL PROTECTED]



Re: chmod 777 /dev/dsp

2003-12-29 Por tôpico Rogério Neves Batata
On Mon, 29 Dec 2003 10:27:48 -0200
Felipe de Fraga Roman [EMAIL PROTECTED] wrote:

Dê uma olhada se o módulo está carregado, e se é o módulo certo. Se
como root não está funcionando, o problema é no som em si, e não nas
permissões.

Batata

# Em Monday 29 December 2003 09:38, Rogério Neves Batata escreveu:
# Você consegue ouvir som de outra maneira? Pode ser problema na
#  configuração da placa. Como root tá rodando?
# 
# não, testei agora e retorna o mesmo erro:
# 
# roman:/mnt/dados/mp3/Rap - HipHop# mpg123 da\ guedes\ -\ DR\
Destino.mp3
# High Performance MPEG 1.0/2.0/2.5 Audio Player for Layer 1, 2 and 3.
# Version 0.59r (1999/Jun/15). Written and copyrights by Michael Hipp.
# Uses code from various people. See 'README' for more!
# THIS SOFTWARE COMES WITH ABSOLUTELY NO WARRANTY! USE AT YOUR OWN
RISK!
# Can't open default sound device!
# 
# quando compilei o novo kernel 2.6 funcionou perfeitamente e não
alterei em 
# nada a configuração no som (se não me engano ;D) 
# alguem tem uma idéia ?
# 
# obrigado pela atenção,
# 
# -- 
# Felipe de Fraga Roman
# ACS / Publicidade
# ACS / Comunicacao online
# Universidade Luterana do Brasil
# http://www.ulbra.br
# [EMAIL PROTECTED]
# 
# 
# -- 
# To UNSUBSCRIBE, email to
[EMAIL PROTECTED]
# with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact
[EMAIL PROTECTED]
# 


-- 

Rogério Neves Batata([EMAIL PROTECTED])
Companhia de Informática do Paraná - Celepar Linux User #87955 

 /\
 \ /  Campanha da fita ASCII - contra mail html
  X   ASCII ribbon campaign - against html mail
 / \



Re: legendade dvd ripado

2003-12-29 Por tôpico Cláudio Henrique Franco Gomes
click com o botão direito na janela onde está sendo exibido o filme, e vá em
carregar legenda, e escolha o arquivo de legenda.
e só.

abs, cláudio.

- Original Message - 
From: Ronaldo Reis Jr. [EMAIL PROTECTED]
To: Debian User debian-user-portuguese@lists.debian.org
Sent: Friday, December 26, 2003 12:21 PM
Subject: legendade dvd ripado


Pessoal,

quando ripo dvd com o dvdrip, tem a opçao de ripar a legenda, mas como usar
esta legenda com o mplayer? Ou como integrar esta legenda (que parece ser
imagens) ao arquivo avi?

Valeu
Ronaldo
-- 
I live the way I type; fast, with a lot of mistakes.
--
|   // | \\   [***]
|   ( õ   õ )  [Ronaldo Reis Júnior]
|  V  [UFV/DBA-Entomologia]
|/ \   [36571-000 Viçosa - MG  ]
|  /(.''`.)\  [Fone: 31-3899-2532 ]
|  /(: :'  :)\ [EMAIL PROTECTED]]
|/ (`. `'` ) \[ICQ#: 5692561 | LinuxUser#: 205366 ]
|( `-  )   [***]
|  _/   \_Powered by GNU/Debian Woody/Sarge


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact
[EMAIL PROTECTED]



Re: ao moderador desta lista

2003-12-29 Por tôpico Sávio Ramos
On Mon, 29 Dec 2003 10:12:33 -0200
Marcelo Luiz de Laia [EMAIL PROTECTED] wrote:

 concebeu a lista da maneira que ela o eh atualmente: respondendo para o 
 remetente.

Mas assim a lista deixa de ser uma fonte de pesquisa e troca de informações...

As respostas devem ser postasdas para lista.
-- 
Savio M. Ramos  - Arquiteto
Rio de Janeiro ICQ174972645
Não à pirataria!  GNU/Linux
Debian-br #705 unstable-SID
http://www.debian.org



Re: Usuário nobody

2003-12-29 Por tôpico Cláudio Henrique Franco Gomes
não sei se você foi invadido (opa!), mas mesmo com o velox, a cada vez que
você se conectar a internet você vai receber um IP novo. ou seja, a não ser
que ele tenha deixado uma maneira de te rastrear, ele vai ter que escanear
todo mundo para te encontrar.
abs, cláudio.

- Original Message - 
From: Sávio Ramos [EMAIL PROTECTED]
To: Debian debian-user-portuguese@lists.debian.org
Sent: Friday, December 26, 2003 10:35 AM
Subject: Usuário nobody


Olá,

Estava navegando na internet e notei que a luz do hd ficou acessa sem nenhum
motivo aparente. No terminal digitei top e existia um processo find
sendo executado por nobody. Achei isto muito estranho e desliguei a
internet. O processo sumiu, mas apareceram uns dez processos java-vm que
consumiam 100% da cpu.

1) minha máquina foi invadida???

2) se houve invasão, pode o invasor retornar pois sabe meu endereço (uso
velox)?

Grato.
-- 
Savio M. Ramos  - Arquiteto
Rio de Janeiro ICQ174972645
Não à pirataria!  GNU/Linux
Debian-br #705 unstable-SID
http://www.debian.org



Re: ao moderador desta lista

2003-12-29 Por tôpico Claudio Clemens
-BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
Hash: SHA1

ESSA RESPOSTA É PARA TODOS QUE QUEREM ENTENDER O PORQUÊ
===

Desculpem pelo porque.

Existem alguns fatos que devem ser vistos antes de reclamar:

1. A Lista é 100% aberta, então qualquer um que quiser mandar alguma
coisa pra cá, consegue, mesmo não estando inscrito nela.
2. A Lista não tem moderador
3. Existe um RFC que diz como os cabeçalhos devem ser para lista (Qual
número mesmo Leandro?)

2003-12-28, 14:08 -0300, Carla Elaine Freitas Santos:
 Oi Pessoal,
 
 Eu acredito que isso deve ser configuração no servidor. Pois em todas as
 listas que eu participo, estah eh a unica em que na hora de responder, vai
 para quem enviou a mensagem.

Mas o comportamento da lista é o definido pelo RFC. E como vale o (1.)
pra qualquer um receber a resposta, mesmo não estando na lista, ele deve
receber pessoalmente. Quem responde uma pergunta deve pensar duas vezes
então para quem mandar. 1 pro remetente, 2. pra lista ou 3. pros dois.
Dependendo da relevância da resposta, vale a pena mandar pra lista, mas
nem sempre. Deveria se ter uma regra:
Se a resposta é boa, útil e construtiva, mande pra lista
Se a resposta tem pouco a contribuir pra comunidade responta para o
autor da mensagem.

Assim diminui também o volume daqui

 E pelo menos nas listas pelo mailman eu sei que pode ser configurado isso.

É um feature interessante, mas infelizmente é só um comodismo

 Eu estou usando como cliente ou o webmail, ou o mutt.
 Mas acredito que nao eh configuracao aqui nao.

Webmail é um diabo, não conheço nenhum que preste 100%. Mas com o mutt é
outra coisa:

Edite o seu .muttrc e acrescente a linha:
subscribe debian-user-portuguese@lists.debian.org

Aí quando você quiser responder uma mensagem para alguem use normalmente
o r, se quiser responder pra lista use L.

Abraços,

Claudio

- -- 
+- .''`. ---| Dipl.-Inf. Univ. Claudio Clemens |--| Sarge |---+
| : :' :   TU-München | Robotik  RealTime  GNU/Linux User #79942 |
| `. `'http://asturio.gmxhome.de/begin.html asturio at gmx.net|
|   `- YE GODS, I HAVE FEET??!- Userfriendly   |
Sóóó meu!
-BEGIN PGP SIGNATURE-
Version: GnuPG v1.2.3 (GNU/Linux)

iD8DBQE/8A6Ed4jGrCHoMHoRAn5fAKCnwuQe2rNa4tZ5KAvcRBNHMdA/uACgi5JU
s2WDs+LHZEUHrd2EA7kJ9pE=
=MlAe
-END PGP SIGNATURE-



Re: chmod 777 /dev/dsp

2003-12-29 Por tôpico Rogério Neves Batata
On Mon, 29 Dec 2003 11:12:17 -0200
Felipe de Fraga Roman [EMAIL PROTECTED] wrote:

Se o dispositivo dá erro, é bem provável que não esteja ok.

Você andou recompilando kernel ultimamente? Não desmarcou por engano?
Não marcou o módulo errado?

Tente compilar ele como módulo para fazer o teste... assim você tem
certeza de que módulo está carregando, e que é o módulo certo.

Que kernel é esse? 2.4 ou 2.6?

Batata, 

# Em Monday 29 December 2003 10:56, Rogério Neves Batata escreveu:
# Dê uma olhada se o módulo está carregado, e se é o módulo certo.
Se
#  como root não está funcionando, o problema é no som em si, e não
nas
#  permissões.
# não está carregado como módulo, coloquei com suporte direto no kernel
(n 
# lembro o nome agora) existe alguma forma de testar ?
# devo recompilar o kernel ?
# 
# assim que compilei o novo kernel e reiniciei nele o som continuou
funcionando 
# sem problemas...
# 
# -- 
# Felipe de Fraga Roman
# ACS / Publicidade
# ACS / Comunicacao online
# Universidade Luterana do Brasil
# http://www.ulbra.br
# [EMAIL PROTECTED]
# 
# 
# -- 
# To UNSUBSCRIBE, email to
[EMAIL PROTECTED]
# with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact
[EMAIL PROTECTED]
# 


-- 

Rogério Neves Batata([EMAIL PROTECTED])
Companhia de Informática do Paraná - Celepar Linux User #87955 

 /\
 \ /  Campanha da fita ASCII - contra mail html
  X   ASCII ribbon campaign - against html mail
 / \



Re: SATA RAID Promisse Fastrak

2003-12-29 Por tôpico Henrique de Moraes Holschuh
On Mon, 29 Dec 2003, Rogério Neves Batata wrote:
 On Sun, 28 Dec 2003 00:27:10 -0200
 Henrique de Moraes Holschuh [EMAIL PROTECTED] wrote:
 
   Do Software-RAID Howto:
 
   ·  Write performance is often worse than on a single device, because
  identical copies of the data written must be sent to every disk in
  the array. With large RAID-1 arrays this can be a real problem, as
 
 
 # Deveria ficar perto de 90MB/s para leitura.  O RAID1 não está
 paralelizando
 # o caminho de acesso, o que é triste...
 
 
   O RAID-1 não paraleliza o acesso, ele faz espelhamento. E isso em
 barramento PCI não funciona muito bem (em termos de desempenho)

Acesso de leitura em discos espelhados é o mesmo que ter stripes de tamanho
indefinido (o tamanho que você quiser, já que o conteúdo de todos os discos
é perfeitamente idêntico)...  SE for implementado dessa forma, é claro.

Se uma implementação de RAID1 não está fazendo isso, ela está entregando
menos performance do que poderia.  Talvez andem chamando RAID1 com essa
capacidade de RAID10 também, hoje em dia :(

No caso do barramento, depende da implementação do barramento PCI, e o
quanto este está ocupado.  No meu caso, o controlador SATA está num
barramento de 266MB/s (dentro da South Bridge), que está razoavelmente
livre.

-- 
  One disk to rule them all, One disk to find them. One disk to bring
  them all and in the darkness grind them. In the Land of Redmond
  where the shadows lie. -- The Silicon Valley Tarot
  Henrique Holschuh



Dicas

2003-12-29 Por tôpico Paulo Roberto




Como posso gravar somente o audio de um DVD para um 
CD?

Abracos,
===Paulo Roberto Pereira 
dos 
Santos===


Re: chmod 777 /dev/dsp

2003-12-29 Por tôpico Joao Paulo g. v.
On Mon, 29 Dec 2003 08:55:57 -0200
Felipe de Fraga Roman [EMAIL PROTECTED] wrote:

 Pessoal,
não consigo tocar som em páginas com flash no mozilla

você pode configurar o dispositivo de som no mozilla com o dpkg,

 dpkg-reconfigure mozilla-browser



Re: Re: ao moderador desta lista

2003-12-29 Por tôpico ADRIANO BRAND
Bem.. acredito que cada um de nós está em um nivel de conhecimento diferente, e 
se alguém teve problemas com o fstab ontem não quer dizer que vc não terá 
duvida sobre isso hj.
Claro vc pode fazer uma busca em www.google.com.br/linux antes de fazer a 
pergunta... e a pessoa que te ajudar, não precisa te dar de graça, mas não 
custa dizer onde encontrar...
eu mesmo postei uma pergunta sobre o lilo se só obtive respostas grosseiras, 
mas tb não achei nenhuma informação que me ajude, pois tudo que achei sobre o 
lilo é basico demais p/ o meu caso...
-Mensagem original-
De:   Felipe [EMAIL PROTECTED]
Enviada em: 29/12/2003 08:28:11
Para: List Debian debian-user-portuguese@lists.debian.org
Assunto: Re: ao moderador desta lista

Também me confundi e escrevi minha mensagem pro cara ao invés da lista.. heheh
to repassando

On Monday 29 December 2003 07:53, Felipe wrote:
 Eu sinceramente gostaria de deixar minha opinião justamente sobre este
 assunto tratado abaixo.

 Oque mais me chamou a atenção em uma outra lista de linux que conheci, foi
 a descrição que o moderador fez dela:
  Aqui você nunca terá suas dúvidas respondidas com, ' já discutimos isso
 antes', 'olhe no histórico da lista'. Cabendo ao usuário que responder
 groceiramente a uma dúvida o seu banimento da lista.

 Bom, achei muito interessante, pois sinceramente acho uma falta de educação
 estas respostas groceiras, creio que se já foi discutido não nos custa
 responder novamente, até porquê muitas vezes o histórico da lista é difícil
 de ser acessado, eu confesso que demorei para conseguir acha-lo quando me
 responderam para olhar nele.

 Tenho certeza que toda a comunidade tem muito a acrescentar e muitos
 usuários a receber se respeitarmos as dúvidas e responde-las com educação
 ou nem responder.


 Felipe Amaral

 On Monday 29 December 2003 09:15, ADRIANO BRAND wrote:
  Desculpinha tipica daquela empresa proprietária... talvez vc não tenha
  reparado, mas é muito comum vc procurar casos no histórico da lista e não
  encontrar só a solução do caso pq o cara que respondeu enviou só p/ quem
  fez a pergunta... ai quando um segundo pergunta sobre isto na lista vem
  os caras dando patada e dizendo que isso já foi discutido...
  -Mensagem original-
  De:   Andre Filipe de Assuncao e Brito [EMAIL PROTECTED]
  Enviada em: 29/12/2003 08:04:54
  Para: debian-user-portuguese@lists.debian.org
  Assunto: Re: ao moderador desta lista
 
  Bom dia
 
  Bem, você já deve ter visto acima, inumeras explicações de como proceder
  para responder a lista através do seu cliente de email, seja ele qual
  for. Isso não é uma má-configuração da lista. Na verdade até acho
  correto, para que as pessoas pensem 2 vezes se a msg é offtopic, e se o
  que ela está mandando tem a real nescessidade, fazendo com que este
  serviço os usuarios tenham economia de conexão ao invés de baixar emails
  sem nenhuma utilidade e concordancia com a lista.
 
  []'s
 
  decko
 
  On Sun, 28 Dec 2003 19:16:05 GMT
 
  Gilberto F da Silva [EMAIL PROTECTED] wrote:
   Sao Bernardo do Campo SP Brazilo, stela dato: 2.453.2,386
   Loka tempo: 2003-12-28 19:16:00 somera horaro
  
   Saluton!
  
   Felipe [EMAIL PROTECTED] escreveu o seguinte sobre o :
Bom, no KMAIL pode-se clicar com o botão direito e clicar em reply
to mailing-list
Mas pode default realmente vai pro indivíduo, é que o povo ta
  
   acostumado com
  
as listas do Yahoo grupos, onde você responde e vai direto da lista,
  
   pois
  
eles já repassam a mensagem com o endereço deles no remetente.
  
 Eu também já reclamei disso.  Mas quem administra essas listas do
   Debian não entende o nosso idioma.  É preciso alguém que concorde com
   a nossa opinião, saiba inglês e esteja disposto a escrever.


--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]




Adriano Brand
---
Técnico em Eletrônica e Desconfigurador de Linux nas horas vagas
Atlhon 1.3GHz, pcchips 810 (tudo omboard), 256MBRAM
Curitiba-PR

Re: Versao desktop

2003-12-29 Por tôpico Gustavo Noronha Silva
Em Sat, 27 Dec 2003 15:40:39 +0100, Daniel Costa [EMAIL PROTECTED] escreveu:

 Como contribuir? Existe algum site oficial? Serve qualquer tipo de
 developers ou tem de ser de determinadas linguagens de programação
 (+Objectivamente Python Serve ?!?!?)

http://www.debian.org/devel/debian-desktop

Eu tenho feito algumas coisas em python, tem o python-configlets
que é uma coisa que eu gostaria muito de ver bem integrada ao
Debian.

Eu estou escrevendo no momento o galternatives, que acaba de
entrar na experimental! =)

[]s!

-- 
[EMAIL PROTECTED]: Gustavo Noronha http://people.debian.org/~kov
Debian:  http://www.debian.org  *  http://www.debian-br.org
  Não deixe para amanhã, o WML que você pode traduzir hoje!
http://debian-br.alioth.debian.org/?id=WebWML



Re: Re: ao moderador desta lista

2003-12-29 Por tôpico Leandro Guimarães Faria Corcete Dutra
Em Seg, 2003-12-29 às 13:56, ADRIANO BRAND escreveu:
 eu mesmo postei uma pergunta sobre o lilo se só obtive respostas
 grosseiras, mas tb não achei nenhuma informação que me ajude, pois
 tudo que achei sobre o lilo é basico demais p/ o meu caso...

Pesquisei o que você perguntou, e algumas dicas:

1) Siga a RFC 1855
a) Quebre as linhas
b) Não mande o texto como anexo
c) Não inclua toda a mensagem original na sua resposta
d) Seja claro.

Se seguir isso, vai ter muito mais e melhores respostas, de maneira
geral.


-- 
Leandro Guimarães Faria Corcete Dutra [EMAIL PROTECTED]
Prefeitura do Município de São Paulo dos Campos de Piratininga
Governo Eletrônico, Telecentros  +55 (11) 5080 9647
http://br.geocities.com./lgcdutra/   +55 (11) 5080 9648



Re: chmod 777 /dev/dsp

2003-12-29 Por tôpico Sávio Ramos
On Mon, 29 Dec 2003 13:05:42 -0200
Joao Paulo g. v. [EMAIL PROTECTED] wrote:

 você pode configurar o dispositivo de som no mozilla com o dpkg,
 
  dpkg-reconfigure mozilla-browser

Ôpa! Estou entrando no meio da conversa pois chegou em um ponto interessante: 
já tentei todas as quatro opções da configuração do mozilla e 
neca-de-pitibiriba...

-- 
Savio M. Ramos  - Arquiteto
Rio de Janeiro ICQ174972645
Não à pirataria!  GNU/Linux
Debian-br #705 unstable-SID
http://www.debian.org



Re: chmod 777 /dev/dsp

2003-12-29 Por tôpico Rogério Neves Batata
On Mon, 29 Dec 2003 14:32:23 -0200
Felipe de Fraga Roman [EMAIL PROTECTED] wrote:


#  Não marcou o módulo errado?
# não  a minha placa de som é SiS 530 onboard e sempre funcionou com o
módulo 
# trident (foi o pessoal aqui da lista que me indicou o driver)
# 


Você está com o module-init-tools instalado? Você precisa dele pra
trabalhar com módulos no 2.6... no mais, tente um insmod ou modprob pra
ver o que ele retorna... 

Batata

ps: se quiser escrever direto, a gente tenta resolver e posta a solução
pra lista...

-- 

Rogério Neves Batata([EMAIL PROTECTED])
Companhia de Informática do Paraná - Celepar Linux User #87955 

 /\
 \ /  Campanha da fita ASCII - contra mail html
  X   ASCII ribbon campaign - against html mail
 / \



Re: chmod 777 /dev/dsp

2003-12-29 Por tôpico Felipe de Fraga Roman
Em Monday 29 December 2003 11:41, Rogério Neves Batata escreveu:
   Você andou recompilando kernel ultimamente? Não desmarcou por engano?
acredito que não, mas para ter certeza compilei novamente agora como módulo 
para testar.

 Não marcou o módulo errado?
não  a minha placa de som é SiS 530 onboard e sempre funcionou com o módulo 
trident (foi o pessoal aqui da lista que me indicou o driver)

   Tente compilar ele como módulo para fazer o teste... assim você tem
 certeza de que módulo está carregando, e que é o módulo certo.

fiz isso, agora quando executo modprobe -l retorna:
[... outros módulos que não são do som]
/lib/modules/2.6.0/kernel/sound/synth/snd-util-mem.ko
/lib/modules/2.6.0/kernel/sound/drivers/mpu401/snd-mpu401-uart.ko
/lib/modules/2.6.0/kernel/sound/core/snd-rawmidi.ko
/lib/modules/2.6.0/kernel/sound/core/snd-pcm.ko
/lib/modules/2.6.0/kernel/sound/core/snd-page-alloc.ko
/lib/modules/2.6.0/kernel/sound/core/seq/snd-seq-midi.ko
/lib/modules/2.6.0/kernel/sound/core/seq/snd-seq-midi-event.ko
/lib/modules/2.6.0/kernel/sound/core/seq/snd-seq-midi-emul.ko
/lib/modules/2.6.0/kernel/sound/core/seq/snd-seq-instr.ko
/lib/modules/2.6.0/kernel/sound/core/seq/snd-seq-dummy.ko
/lib/modules/2.6.0/kernel/sound/core/seq/instr/snd-ainstr-simple.ko
/lib/modules/2.6.0/kernel/sound/pci/trident/snd-trident.ko
/lib/modules/2.6.0/kernel/sound/pci/trident/snd-trident-synth.ko
/lib/modules/2.6.0/kernel/sound/pci/ac97/snd-ac97-codec.ko

só que quando digito modconf para verificar/carregar o módulo ele não lista 
nenhum módulo, li aqui na lista que tem um path para o modconf para aceitar 
módulos .ko que são usados no kernel novo mas não sei como fazer

   Que kernel é esse? 2.4 ou 2.6?
2.6

e quando tento executar o sndconfig ele diz que o módulo soundcore.o não está 
carregado

qualquer ajuda será muito bem vinda,
mais uma vez obrigado pela atenção,

[]'s

-- 
Felipe de Fraga Roman
ACS / Publicidade
ACS / Comunicacao online
Universidade Luterana do Brasil
http://www.ulbra.br
[EMAIL PROTECTED]



Re: Usuário nobody

2003-12-29 Por tôpico Rafael Alexandre Schmitt
 - Original Message - 
 From: Sávio Ramos [EMAIL PROTECTED]
 To: Debian debian-user-portuguese@lists.debian.org
 Sent: Friday, December 26, 2003 10:35 AM
 Subject: Usuário nobody
 
 
 Olá,
 
 Estava navegando na internet e notei que a luz do hd ficou acessa sem nenhum
 motivo aparente. No terminal digitei top e existia um processo find

Não era o updatedb?
-- 
Rafael Alexandre Schmitt



Re: Re: ao moderador desta lista

2003-12-29 Por tôpico Ricardo Portella
Definitivamente a educação não uma das qualidades desta lista e das pessoas
que a assinam...Nem o é, o altruísmo. Aliás, sobre
isto, lancei um desafio oferecendo um laboratório gratuitamente para cursos
para a comunidade de sw livre. Sabem o que
aconteceu??? apenas duas pessoas se ofereceram para treinar as demais
gratuitamente... lamentável.
Ricardo Portella.
+++

Desculpinha tipica daquela empresa proprietária... talvez vc não tenha
reparado, mas é muito comum vc procurar casos no histórico da lista e não
encontrar só a solução do caso pq o cara que respondeu enviou só p/ quem fez
a pergunta... ai quando um segundo pergunta sobre isto na lista vem os
caras dando patada e dizendo que isso já foi discutido...




Re: Re: Re: ao moderador desta lista

2003-12-29 Por tôpico ADRIANO BRAND
ok! 
tenho dois hd´s com debian. Os dois configurados como hda
 nos seus respectivos lilo´s.
Agora quero colocar o sarge como primary slave e adiciona-lo ao lilo 
do outro debian, alguém sabe como dizer ao lilo que o kernel do sarge tá no hdb?
-Mensagem original-
De:   Leandro Guimarães Faria Corcete Dutra [EMAIL PROTECTED]
Enviada em: 29/12/2003 13:28:58
Para: ADRIANO BRAND [EMAIL PROTECTED]
Cópia: List Debian debian-user-portuguese@lists.debian.org
Assunto: Re: Re: ao moderador desta lista

Em Seg, 2003-12-29 às 13:56, ADRIANO BRAND escreveu:
 eu mesmo postei uma pergunta sobre o lilo se só obtive respostas
 grosseiras, mas tb não achei nenhuma informação que me ajude, pois
 tudo que achei sobre o lilo é basico demais p/ o meu caso...

Pesquisei o que você perguntou, e algumas dicas:

1) Siga a RFC 1855
a) Quebre as linhas
b) Não mande o texto como anexo
c) Não inclua toda a mensagem original na sua resposta
d) Seja claro.

Se seguir isso, vai ter muito mais e melhores respostas, de maneira
geral.


-- 
Leandro Guimarães Faria Corcete Dutra [EMAIL PROTECTED]
Prefeitura do Município de São Paulo dos Campos de Piratininga
Governo Eletrônico, Telecentros  +55 (11) 5080 9647
http://br.geocities.com./lgcdutra/   +55 (11) 5080 9648


--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]




Adriano Brand
---
Técnico em Eletrônica e Desconfigurador de Linux nas horas vagas
Atlhon 1.3GHz, pcchips 810 (tudo omboard), 256MBRAM
Curitiba-PR

quiero saber

2003-12-29 Por tôpico el_fari



quiero saber algo aunque sea
para que no se rian mas de mi es que no se mucho 
pero saludos
mi correo es [EMAIL PROTECTED]


[no subject]

2003-12-29 Por tôpico el_fari






Re: quiero saber

2003-12-29 Por tôpico Cláudio Henrique Franco Gomes



a lista é de debian em língua portuguesa. favor 
traduzir.
att, cláudio.

  - Original Message - 
  From: 
  el_fari 
  To: debian-user-portuguese@lists.debian.org 
  
  Sent: Monday, December 29, 2003 2:42 
  PM
  Subject: quiero saber
  
  quiero saber algo aunque sea
  para que no se rian mas de mi es que no se mucho 
  pero saludos
  mi correo es [EMAIL PROTECTED]


algumas paginas nao carregam

2003-12-29 Por tôpico Vitor Horewicz

 Prezados,
 algumas páginas não carregam, o exemplo mais simples é o Google, isto
ocorre também com a página da empresa onde trabalho e do webmail deles.
A grande maioria das páginas carrega sem problemas. Estou usando o termo
páginas indiscriminadamente pois o problema é restrito ao tráfego HTTP.

 A minha conexão com a internet é compartilhada, o gateway é um Windows
XP, eu estou usando a Woody. Fiz alguns testes e os apresento abaixo.
Será alguma regra do firewall desses domínios, será que os pacotes TCP
que a minha máquina está gerando estão com o cabeçalho bagunçado?

 Eu estou completamente perdido, pois até dois dias atrás, quando o
gateway era um Windows 98 tudo funcionava. Nenhuma configuração foi
alterada. Esta máquina é dual boot, no outro sistema (Windows XP) todas
as páginas carregam.

 Agora o resultado dos testes:

[EMAIL PROTECTED]:~$ uname -a
Linux predator 2.4.22 #3 SMP Thu Dec 11 11:39:56 BRST 2003 i686 unknown

[EMAIL PROTECTED]:~$ ping www.google.com
PING www.google.akadns.net (216.239.39.99): 56 data bytes
64 bytes from 216.239.39.99: icmp_seq=0 ttl=52 time=159.9 ms
64 bytes from 216.239.39.99: icmp_seq=1 ttl=52 time=161.4 ms
64 bytes from 216.239.39.99: icmp_seq=2 ttl=52 time=160.6 ms
64 bytes from 216.239.39.99: icmp_seq=3 ttl=52 time=159.6 ms
64 bytes from 216.239.39.99: icmp_seq=4 ttl=52 time=161.5 ms
64 bytes from 216.239.39.99: icmp_seq=5 ttl=52 time=160.6 ms

--- www.google.akadns.net ping statistics ---
6 packets transmitted, 6 packets received, 0% packet loss
round-trip min/avg/max = 159.6/160.6/161.5 ms

[EMAIL PROTECTED]:~$ traceroute -n www.google.com
traceroute to www.google.akadns.net (216.239.39.99), 30 hops max, 38
byte packets 1  10.0.0.1  0.288 ms  0.178 ms  0.170 ms
 2  200.138.225.254  12.908 ms  14.509 ms  11.846 ms
 3  200.215.72.133  13.273 ms  13.372 ms  13.280 ms
 4  200.180.13.58  21.083 ms  21.161 ms  21.164 ms
 5  200.180.143.53  18.789 ms  18.455 ms  18.458 ms
 6  200.248.240.29  30.524 ms  28.984 ms  29.085 ms
 7  200.230.1.102  31.944 ms  33.252 ms  34.346 ms
 8  200.230.0.13  31.735 ms  31.684 ms  31.546 ms
 9  63.212.176.33  155.255 ms  156.423 ms  156.291 ms
10  64.159.1.97  156.416 ms  156.164 ms  156.361 ms
11  64.159.0.134  157.877 ms  156.133 ms  156.384 ms
12  64.159.18.100  156.262 ms  156.278 ms  156.640 ms
13  166.90.148.174  156.146 ms  157.609 ms  158.957 ms
14  64.233.174.126  156.419 ms 64.233.174.130  157.706 ms 64.233.174.126
 157.720 ms 15  64.233.174.121  159.020 ms  158.947 ms  158.834 ms
16  216.239.47.50  160.387 ms  158.893 ms  160.149 ms
17  * * *    e morre aqui...
18  * * *
19  * * *
20  * * *
21  * * *
22  * * *
23  * * *
24  * * *
25  * * *
26  * * *
27  * * *
28  * * *
29  * * *
30  * * *

[EMAIL PROTECTED]:~$ lynx www.google.com

Looking up www.google.com first
Looking up www.google.com
www.google.com
Making HTTP connection to www.google.com
Connection interrupted.

lynx: Can't access startfile http://www.google.com/



 Qualquer ajuda/idéia será muito bem vinda.

 Agradeço antecipadamente,

  --vitor



Re: algumas paginas nao carregam

2003-12-29 Por tôpico Rogério Neves Batata
On Mon, 29 Dec 2003 15:06:05 -0200
Vitor Horewicz [EMAIL PROTECTED] wrote:

tente configurar o proxy socks5... o proxy do windows precisa disso pra
funcionar direito... você talvez precise de um cliente socks5 também,
tipo dante-client.

Espero que ajude,

Batata

# 
#  Prezados,
#  algumas páginas não carregam, o exemplo mais simples é o Google,
isto
# ocorre também com a página da empresa onde trabalho e do webmail
deles.
# A grande maioria das páginas carrega sem problemas. Estou usando o
termo
# páginas indiscriminadamente pois o problema é restrito ao tráfego
HTTP.
# 
#  A minha conexão com a internet é compartilhada, o gateway é um
Windows
# XP, eu estou usando a Woody. Fiz alguns testes e os apresento abaixo.
# Será alguma regra do firewall desses domínios, será que os pacotes
TCP
# que a minha máquina está gerando estão com o cabeçalho bagunçado?
# 
#  Eu estou completamente perdido, pois até dois dias atrás, quando o
# gateway era um Windows 98 tudo funcionava. Nenhuma configuração foi
# alterada. Esta máquina é dual boot, no outro sistema (Windows XP)
todas
# as páginas carregam.
# 
#  Agora o resultado dos testes:
# 
# [EMAIL PROTECTED]:~$ uname -a
# Linux predator 2.4.22 #3 SMP Thu Dec 11 11:39:56 BRST 2003 i686
unknown
# 
# [EMAIL PROTECTED]:~$ ping www.google.com
# PING www.google.akadns.net (216.239.39.99): 56 data bytes
# 64 bytes from 216.239.39.99: icmp_seq=0 ttl=52 time=159.9 ms
# 64 bytes from 216.239.39.99: icmp_seq=1 ttl=52 time=161.4 ms
# 64 bytes from 216.239.39.99: icmp_seq=2 ttl=52 time=160.6 ms
# 64 bytes from 216.239.39.99: icmp_seq=3 ttl=52 time=159.6 ms
# 64 bytes from 216.239.39.99: icmp_seq=4 ttl=52 time=161.5 ms
# 64 bytes from 216.239.39.99: icmp_seq=5 ttl=52 time=160.6 ms
# 
# --- www.google.akadns.net ping statistics ---
# 6 packets transmitted, 6 packets received, 0% packet loss
# round-trip min/avg/max = 159.6/160.6/161.5 ms
# 
# [EMAIL PROTECTED]:~$ traceroute -n www.google.com
# traceroute to www.google.akadns.net (216.239.39.99), 30 hops max, 38
# byte packets 1  10.0.0.1  0.288 ms  0.178 ms  0.170 ms
#  2  200.138.225.254  12.908 ms  14.509 ms  11.846 ms
#  3  200.215.72.133  13.273 ms  13.372 ms  13.280 ms
#  4  200.180.13.58  21.083 ms  21.161 ms  21.164 ms
#  5  200.180.143.53  18.789 ms  18.455 ms  18.458 ms
#  6  200.248.240.29  30.524 ms  28.984 ms  29.085 ms
#  7  200.230.1.102  31.944 ms  33.252 ms  34.346 ms
#  8  200.230.0.13  31.735 ms  31.684 ms  31.546 ms
#  9  63.212.176.33  155.255 ms  156.423 ms  156.291 ms
# 10  64.159.1.97  156.416 ms  156.164 ms  156.361 ms
# 11  64.159.0.134  157.877 ms  156.133 ms  156.384 ms
# 12  64.159.18.100  156.262 ms  156.278 ms  156.640 ms
# 13  166.90.148.174  156.146 ms  157.609 ms  158.957 ms
# 14  64.233.174.126  156.419 ms 64.233.174.130  157.706 ms
64.233.174.126
#  157.720 ms 15  64.233.174.121  159.020 ms  158.947 ms  158.834 ms
# 16  216.239.47.50  160.387 ms  158.893 ms  160.149 ms
# 17  * * *    e morre aqui...
# 18  * * *
# 19  * * *
# 20  * * *
# 21  * * *
# 22  * * *
# 23  * * *
# 24  * * *
# 25  * * *
# 26  * * *
# 27  * * *
# 28  * * *
# 29  * * *
# 30  * * *
# 
# [EMAIL PROTECTED]:~$ lynx www.google.com
# 
# Looking up www.google.com first
# Looking up www.google.com
# www.google.com
# Making HTTP connection to www.google.com
# Connection interrupted.
# 
# lynx: Can't access startfile http://www.google.com/
# 
# 
# 
#  Qualquer ajuda/idéia será muito bem vinda.
# 
#  Agradeço antecipadamente,
# 
#   --vitor
# 
# 
# -- 
# To UNSUBSCRIBE, email to
[EMAIL PROTECTED]
# with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact
[EMAIL PROTECTED]


-- 

Rogério Neves Batata([EMAIL PROTECTED])
Companhia de Informática do Paraná - Celepar Linux User #87955 

 /\
 \ /  Campanha da fita ASCII - contra mail html
  X   ASCII ribbon campaign - against html mail
 / \



lilo (Era: ao moderador desta lista)

2003-12-29 Por tôpico Leandro Guimarães Faria Corcete Dutra
Em Seg, 2003-12-29 às 14:54, ADRIANO BRAND escreveu:
 ok! 

OK mas continua não seguindo a netiqueta, RFC 1855.


 tenho dois hd´s com debian. Os dois configurados como hda
  nos seus respectivos lilo´s.
 Agora quero colocar o sarge como primary slave e adiciona-lo ao lilo 
 do outro debian, alguém sabe como dizer ao lilo que o kernel do sarge tá no 
 hdb?

Basta copiar o que está no lilo do sarge para o outro... mudando os
nomes de dispositivo.

O que é estranho é, geralmente hda é o IDE mestre e hdb o IDE escravo. 
Como você consegue ter dois hda?


-- 
Leandro Guimarães Faria Corcete Dutra [EMAIL PROTECTED]
Prefeitura do Município de São Paulo dos Campos de Piratininga
Governo Eletrônico, Telecentros  +55 (11) 5080 9647
http://br.geocities.com./lgcdutra/   +55 (11) 5080 9648



Re: algumas paginas nao carregam

2003-12-29 Por tôpico Leandro Guimarães Faria Corcete Dutra
Em Seg, 2003-12-29 às 15:06, Vitor Horewicz escreveu:

  A minha conexão com a internet é compartilhada, o gateway é um Windows
 XP, eu estou usando a Woody. Fiz alguns testes e os apresento abaixo.
[...]
 [EMAIL PROTECTED]:~$ ping www.google.com
 PING www.google.akadns.net (216.239.39.99): 56 data bytes
 64 bytes from 216.239.39.99: icmp_seq=0 ttl=52 time=159.9 ms
 64 bytes from 216.239.39.99: icmp_seq=1 ttl=52 time=161.4 ms
[...]
 [EMAIL PROTECTED]:~$ traceroute -n www.google.com
 traceroute to www.google.akadns.net (216.239.39.99), 30 hops max, 38
 byte packets 1  10.0.0.1  0.288 ms  0.178 ms  0.170 ms
  2  200.138.225.254  12.908 ms  14.509 ms  11.846 ms
[...]
  157.720 ms 15  64.233.174.121  159.020 ms  158.947 ms  158.834 ms
 16  216.239.47.50  160.387 ms  158.893 ms  160.149 ms
 17  * * *    e morre aqui...

Realmente o problema parece ser de roteamento.


-- 
Leandro Guimarães Faria Corcete Dutra [EMAIL PROTECTED]
Prefeitura do Município de São Paulo dos Campos de Piratininga
Governo Eletrônico, Telecentros  +55 (11) 5080 9647
http://br.geocities.com./lgcdutra/   +55 (11) 5080 9648



Re: Re: ao moderador desta lista

2003-12-29 Por tôpico Leandro Guimarães Faria Corcete Dutra
Em Seg, 2003-12-29 às 14:45, Ricardo Portella escreveu:
 Definitivamente a educação não uma das qualidades desta lista e das pessoas
 que a assinam...Nem o é, o altruísmo. Aliás, sobre
 isto, lancei um desafio oferecendo um laboratório gratuitamente para cursos
 para a comunidade de sw livre. Sabem o que
 aconteceu??? apenas duas pessoas se ofereceram para treinar as demais
 gratuitamente... lamentável.

Ricardo, a gente tem de ganhar a vida.

Particularmente, acho que no Brasil há coisas mais importantes que dar
cursos de sistemas livres.  Alfabetização funcional, por exemplo.  E nem
isso consigo fazer.


-- 
Leandro Guimarães Faria Corcete Dutra [EMAIL PROTECTED]
Prefeitura do Município de São Paulo dos Campos de Piratininga
Governo Eletrônico, Telecentros  +55 (11) 5080 9647
http://br.geocities.com./lgcdutra/   +55 (11) 5080 9648



Re: Usuário nobody

2003-12-29 Por tôpico Rogério Neves Batata
On Mon, 29 Dec 2003 15:33:50 -0200
Sávio Ramos [EMAIL PROTECTED] wrote:

Mas o updatedb chama um find...

# On Mon, 29 Dec 2003 13:36:19 -0200
# Rafael Alexandre Schmitt [EMAIL PROTECTED] wrote:
# 
#  Não era o updatedb?
# 
# Não, acho um saco este updatedb e nem uso. O que estava escrito no
top era find mesmo...
# -- 
# Savio M. Ramos  - Arquiteto
# Rio de Janeiro ICQ174972645
# Não à pirataria!  GNU/Linux
# Debian-br #705 unstable-SID
# http://www.debian.org
# 
# 
# -- 
# To UNSUBSCRIBE, email to
[EMAIL PROTECTED]
# with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact
[EMAIL PROTECTED]
# 


-- 

Rogério Neves Batata([EMAIL PROTECTED])
Companhia de Informática do Paraná - Celepar Linux User #87955 

 /\
 \ /  Campanha da fita ASCII - contra mail html
  X   ASCII ribbon campaign - against html mail
 / \



Re: Usuário nobody

2003-12-29 Por tôpico Sávio Ramos
On Mon, 29 Dec 2003 13:36:19 -0200
Rafael Alexandre Schmitt [EMAIL PROTECTED] wrote:

 Não era o updatedb?

Não, acho um saco este updatedb e nem uso. O que estava escrito no top era 
find mesmo...
-- 
Savio M. Ramos  - Arquiteto
Rio de Janeiro ICQ174972645
Não à pirataria!  GNU/Linux
Debian-br #705 unstable-SID
http://www.debian.org



Re: ao moderador desta lista

2003-12-29 Por tôpico Felipe de Fraga Roman
Em Monday 29 December 2003 15:05, Rogério Neves Batata escreveu:
   Não sei se isso resolve o seu problema, mas você pode deixar o kernel
 no hda e no lilo fica algo como

 image=/boot/kerneldosarge
   root=/dev/hdb?
   bla
   bla
   bla

   Os bla são as suas opções de costume no lilo... isso funciona! Como
 buscar o kernel direto do outro hd não sei se o lilo consegue. Talvez o
 grub possa fazer isso!

já tentei uma vez e não obtive sucesso, ele vai procurar o kernel na última 
unidade definida no parametro root=...

por exemplo se você usar 

image=/boot/kerneldosarge
root=/dev/hda1

image=/boot/kerneldostable
root=/dev/hdb1

obviamente com os outros parametros necessários ele vai inicializar o sistema 
certo mas se selecionar o kerneldosarge vai procurar no /dev/hda1

-- 
Felipe de Fraga Roman
ACS / Publicidade
ACS / Comunicacao online
Universidade Luterana do Brasil
http://www.ulbra.br
[EMAIL PROTECTED]



Re: ao moderador desta lista

2003-12-29 Por tôpico Felipe de Fraga Roman
Em Monday 29 December 2003 15:32, Sávio Ramos escreveu:
 Quando você rodou o lilo para atualiza-lo o diretório que contém o outro
 kernel estava montado?

humm, faz tanto tempo que não lembro mas provável que sim...
é que utilizava o Debian e o Kurumin na época agora uso só o debian unstable..

obrigado pela dica, próxima vez que precisar vou verificar

-- 
Felipe de Fraga Roman
ACS / Publicidade
ACS / Comunicacao online
Universidade Luterana do Brasil
http://www.ulbra.br
[EMAIL PROTECTED]



Re: Usuário nobody

2003-12-29 Por tôpico Rafael Alexandre Schmitt
On Mon, 29 Dec 2003 15:33:50 -0200
Sávio Ramos [EMAIL PROTECTED] wrote:

 On Mon, 29 Dec 2003 13:36:19 -0200
 Rafael Alexandre Schmitt [EMAIL PROTECTED] wrote:
 
  Não era o updatedb?
 
 Não, acho um saco este updatedb e nem uso. O que estava escrito no top era 
 find mesmo...

Eu uso com o crontab , e o updatedb executa um find logo de cara :)
-- 
Rafael Alexandre Schmitt



problemas na instalação

2003-12-29 Por tôpico Cláudio Henrique Franco Gomes



olá,

estou querendo instalar o debian 3rc2 em casa, e já gastei 
algumas horas lendo a documentação no site do debian, e continuo com algumas 
dúvidas. eu gostaria de instalar uma versão com o kernel 2.4, mas ainda não 
entendi que ISOs eu devo ter em casa para proceder com esta instalação. devo ter 
oprimeiroe o quinto CDs? só o primeiro?

obrigado, cláudio.





Re: problemas na instalação

2003-12-29 Por tôpico Rafael Alexandre Schmitt
On Mon, 29 Dec 2003 15:32:53 -0200
Cláudio Henrique Franco Gomes [EMAIL PROTECTED] wrote:

 31 Telemarolá,
 
 estou querendo instalar o debian 3rc2 em casa, e já gastei algumas horas 
 lendo a documentação no site do debian, e continuo com algumas dúvidas. eu 
 gostaria de instalar uma versão com o kernel 2.4, mas ainda não entendi que 
 ISOs eu devo ter em casa para proceder com esta instalação. devo ter o 
 primeiro e o quinto CDs? só o primeiro?
 
 obrigado, cláudio.
 

Só o primeiro cd é suficiente se você tiver uma conexão boa.
Para instalar o kernel 2.4 digite bf24 na hora do boot pelo cd, 
acho que F3 vai te mostrar todas as opções.
-- 
Rafael Alexandre Schmitt



Re: openoffice

2003-12-29 Por tôpico fredm




 no trampo usa apt-get -d install openoffice.org (-d só baixa, mas não
 instala) pra baixar os pacotes e as dependencias depois pega eles em
 /var/cache/apt/archives e pega os arquivos.

seria bom limpar o dir. acima antes da operação. pode ser que tenha um
monte de arquivos antigos que o apt-get baixou e deixou lá. limpa o dir,
faz o que foi sugerido acima e copia o que apareceu no dir para dentro dum
CD.







Re: ao moderador desta lista

2003-12-29 Por tôpico Rogério Neves Batata
On Mon, 29 Dec 2003 14:54:12 -0200 (BRST)
ADRIANO BRAND [EMAIL PROTECTED] wrote:

Não sei se isso resolve o seu problema, mas você pode deixar o kernel
no hda e no lilo fica algo como 

image=/boot/kerneldosarge
root=/dev/hdb?
bla
bla
bla

Os bla são as suas opções de costume no lilo... isso funciona! Como
buscar o kernel direto do outro hd não sei se o lilo consegue. Talvez o
grub possa fazer isso!

Batata

# ok! 
# tenho dois hd´s com debian. Os dois configurados como hda
#  nos seus respectivos lilo´s.
# Agora quero colocar o sarge como primary slave e adiciona-lo ao lilo 
# do outro debian, alguém sabe como dizer ao lilo que o kernel do sarge
tá no hdb?
# -Mensagem original-
# De:   Leandro Guimarães Faria Corcete Dutra
[EMAIL PROTECTED]
# Enviada em: 29/12/2003 13:28:58
# Para: ADRIANO BRAND [EMAIL PROTECTED]
# Cópia: List Debian debian-user-portuguese@lists.debian.org
# Assunto: Re: Re: ao moderador desta lista
# 
# Em Seg, 2003-12-29 às 13:56, ADRIANO BRAND escreveu:
#  eu mesmo postei uma pergunta sobre o lilo se só obtive respostas
#  grosseiras, mas tb não achei nenhuma informação que me ajude, pois
#  tudo que achei sobre o lilo é basico demais p/ o meu caso...
# 
#  Pesquisei o que você perguntou, e algumas dicas:
# 
# 1) Siga a RFC 1855
#  a) Quebre as linhas
#  b) Não mande o texto como anexo
#  c) Não inclua toda a mensagem original na sua resposta
#  d) Seja claro.
# 
#  Se seguir isso, vai ter muito mais e melhores respostas, de
maneira
# geral.
# 
# 
# -- 
# Leandro Guimarães Faria Corcete Dutra [EMAIL PROTECTED]
# Prefeitura do Município de São Paulo dos Campos de Piratininga
# Governo Eletrônico, Telecentros  +55 (11) 5080 9647
# http://br.geocities.com./lgcdutra/   +55 (11) 5080 9648
# 
# 
# --
# To UNSUBSCRIBE, email to
[EMAIL PROTECTED]
# with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact
[EMAIL PROTECTED]
# 
# 
# 
# 
# Adriano Brand
# ---
# Técnico em Eletrônica e Desconfigurador de Linux nas horas vagas
# Atlhon 1.3GHz, pcchips 810 (tudo omboard), 256MBRAM
# Curitiba-PR


-- 

Rogério Neves Batata([EMAIL PROTECTED])
Companhia de Informática do Paraná - Celepar Linux User #87955 

 /\
 \ /  Campanha da fita ASCII - contra mail html
  X   ASCII ribbon campaign - against html mail
 / \



Re: Modconf no kernel 2.6.0.

2003-12-29 Por tôpico Rafael Alexandre Schmitt
On Mon, 29 Dec 2003 13:51:05 -0200
Marcos J. Setim [EMAIL PROTECTED] wrote:

 Como eu sei que versão eu tenho aqui instalada? 
 

dpkg -l modconf ?

-- 
Rafael Alexandre Schmitt



Re: lilo

2003-12-29 Por tôpico fredm




 Não uso lilo infelismente não posso te ajudar.(comentando pq ele disse
 em outro e-mail).
 Pra responder minhas duvidas ninguém se aplica mas pra se preocupar
 com a fama do Tosati tem uma duzia de cumadres
  A lista Debian já foi mais séria

 cumadres? A lista Debian já foi mais séria...? Realmente acho q
 quem está brincando aqui não somos nós.

dá uma olhdada no capítulo 5 do howto do lilo na tldp.org :
http://www.tldp.org/HOWTO/LILO-5.html

Agora, se funcionar, avisa aqui na lista. sempre quis saber se é isso,
mas sempre tive preguiça para testar.





Re: problemas na instalação

2003-12-29 Por tôpico Agney Lopes Roth Ferraz
sim, o primeiro cd eh suficiente.
basta digitar 
bf24 
no boot no momento inicial da instalacao.


On Mon, 29 Dec 2003 15:32:53 -0200
Cláudio Henrique Franco Gomes [EMAIL PROTECTED] wrote:

 31 Telemarolá,
 
 estou querendo instalar o debian 3rc2 em casa, e já gastei algumas horas
 lendo a documentação no site do debian, e continuo com algumas dúvidas. eu
 gostaria de instalar uma versão com o kernel 2.4, mas ainda não entendi
 que ISOs eu devo ter em casa para proceder com esta instalação. devo ter o
 primeiro e o quinto CDs? só o primeiro?
 
 obrigado, cláudio.
 
 
 


-- 
---
Agney Lopes Roth Ferraz
[EMAIL PROTECTED]



Re: quiero saber

2003-12-29 Por tôpico Lista



nem respondam a essa mensagem

é um botmail

caçando vitimas para spam

  - Original Message - 
  From: 
  Cláudio Henrique Franco Gomes 
  
  To: debian-user-portuguese@lists.debian.org 
  
  Sent: Monday, December 29, 2003 3:04 
  PM
  Subject: Re: quiero saber
  
  a lista é de debian em língua portuguesa. favor 
  traduzir.
  att, cláudio.
  
- Original Message - 
From: 
el_fari 
To: debian-user-portuguese@lists.debian.org 

Sent: Monday, December 29, 2003 2:42 
PM
Subject: quiero saber

quiero saber algo aunque sea
para que no se rian mas de mi es que no se 
mucho pero saludos
mi correo es [EMAIL PROTECTED]


Manual qmail-ldap

2003-12-29 Por tôpico Rodrigo Fortes

Prezados colegas,

Estou acostumado a configurar meus servidores com o manual do John
Lombardo (http://www.linuxwithin.com/email-howto.html) mas parece que
ele não existe mais nessa url.

Alguém tem ele salvo que possa me enviar?


Grato


Rodrigo Fortes



Re: Modconf no kernel 2.6.0.

2003-12-29 Por tôpico Marcos J. Setim
Como eu sei que versão eu tenho aqui instalada? 

Em Dom, 2003-12-28 às 23:37, FaRaOhh escreveu:
 Só para registro.
 O modconf apartir da versão 0.2.45 já está visualizando módulos .ko.
 O novo pacote já se encontra na sid.
 -- 
 Marcello Henrique - FaRaOhh
 Debian User:629 - #livres (irc.freenode.org)
 Projeto Livres: Por um mundo mais humano.
-- 
Marcos José Setim

- [EMAIL PROTECTED]
- ICQ: 86430642

http://www.linuxhard.org



Re: Entrevista Marcelo Tosatti

2003-12-29 Por tôpico fredm



 Todos nós sabemos que o
 movimento open source é
 alicerçado em cima do trabalho de formigas que todos nós devemos fazer,
 que poucos fazem, como,
   por exemplo, o Gustavo Noronha e alguns outros.

Não vejo assim. Acho que muitos fazem. E exatamente do jeito que você
observou,
com trabalho de formiginha. O problema é que às vezes a gente desmerece o
pró-
prio trabalho. quando você responde uma perguntinha para a lista, às vezes
3
minutos depois de ter sido enviada, você está fazendo a sua parte. Ou
quando
você traduz uma descrição de pacote com 5 linhas no ddtp. Ou envia um bug
report. Ou fica falando potoca no irc e pára tudo para ajudar alguem que
entrou
com um problema. E eu acredito que muita gente faz. Pode ser mais? Pode. é
só ver o tanto de coisa não traduzida ou mal traduzida. É só ver que o
debian
desktop ainda não saiu.

E outra coisa. SL é revolucionário, com certeza. Mas muitas coisas não
mudaram.
Algumas pessoas vão aparecer mais que outras, ganhar visibilidade. E em
algumas
situações, injustamente, como o cabra que o kov citou. Mas é assim mesmo.
Para
haver justiça o mundo teria que ser perfeito. E não é.








Problemas ao ativar módulos

2003-12-29 Por tôpico Marcos J. Setim
Pessoal compilei o kernel 2.6, foi beleza, inicou o X e tudo, só faltou
duas coisas o som e a rede, já ativei tudo que era necessários mas
parece que ainda falta algo, fui tentar rodar o modconf e recebi isto:

zeus:/home/mjs# modprobe
modprobe: QM_MODULES: Function not implemented
modprobe: Nothing to load ???
Specify at least a module or a wildcard like \*

zeus:/home/mjs# depmod
depmod: QM_MODULES: Function not implemented
zeus:/home/mjs#

O que está faltando eu colocar no kernel?

-- 
Marcos José Setim

- [EMAIL PROTECTED]
- ICQ: 86430642

http://www.linuxhard.org



Montar

2003-12-29 Por tôpico Felipe Amaral
Pessoal,

Seguinte, consigo montar minha partição Windows e usa-la com o root, como faço 
para executa-la com um usuário normal:???


Felipe



Re: Montar

2003-12-29 Por tôpico Rafael Alexandre Schmitt
On Mon, 29 Dec 2003 14:33:58 -0200
Felipe Amaral [EMAIL PROTECTED] wrote:

 Pessoal,
 
 Seguinte, consigo montar minha partição Windows e usa-la com o root, como 
 faço 
 para executa-la com um usuário normal:???
 

Coloca no fstab para montar durante a inicialização , é o meio mais prático.
-- 
Rafael Alexandre Schmitt



Re: problemas na instalação

2003-12-29 Por tôpico Cláudio Henrique Franco Gomes
o driver da minha placa de rede é via-rhine. você tem idéia de onde posso
verificar isso?


- Original Message - 
From: Felipe de Fraga Roman [EMAIL PROTECTED]
To: Cláudio Henrique Franco Gomes [EMAIL PROTECTED]
Sent: Monday, December 29, 2003 3:44 PM
Subject: Re: problemas na instalação


Em Monday 29 December 2003 15:32, Cláudio Henrique Franco Gomes escreveu:
 olá,
olá
 estou querendo instalar o debian 3rc2 em casa, e já gastei algumas horas
 lendo a documentação no site do debian, e continuo com algumas dúvidas.
 eu gostaria de instalar uma versão com o kernel 2.4, mas ainda não
 entendi que ISOs eu devo ter em casa para proceder com esta instalação.
 devo ter o primeiro e o quinto CDs? só o primeiro?

só o primeiro se você tem acesso rápido a internet já é suficiente porque os
demais pacotes você pode instalar depois utilizando o apt-get

quando der o boot pelo primeiro CD do debian na imagem digite bf24 (se não
me
engano) ou vai navegando pelos F's F2, F3... que um deles diz o nome da
imagem para instalar com o kernel 2.4

ps. uma dica, instalando pelo kernel 2.4 a partir do CD da stable ele não
vem
com suporte ao módulo da minha placa de rede que é a SiS 900 mas com o 2.2
já
vem, verifique se não vai faltar nenhum módulo

-- 
Felipe de Fraga Roman
ACS / Publicidade
ACS / Comunicacao online
Universidade Luterana do Brasil
http://www.ulbra.br
[EMAIL PROTECTED]



Re: Modconf no kernel 2.6.0.

2003-12-29 Por tôpico Marcos J. Setim
Valeu já estou com a 0.2.45 ;)

Em Seg, 2003-12-29 às 14:55, Rafael Alexandre Schmitt escreveu:
 On Mon, 29 Dec 2003 13:51:05 -0200
 Marcos J. Setim [EMAIL PROTECTED] wrote:
 
  Como eu sei que versão eu tenho aqui instalada? 
  
 
 dpkg -l modconf ?
 
 -- 
 Rafael Alexandre Schmitt
-- 
Marcos José Setim

- [EMAIL PROTECTED]
- ICQ: 86430642

http://www.linuxhard.org



Re: Som Apressado

2003-12-29 Por tôpico Bento Loewenstein
biande, agora vou chutar longe baseado na minha experiencia com placas 
pc-chips e arts.


pelo que sei, o arts usa taxa de amostragem variável, o que deixa pra 
placa de som a tarefa de ajustar taxas diferentes pra reprodução. como o 
codec da tua placa aparentemente não faz isso (muito menos o driver oss) 
creio que é necessário informar qual a taxa de amostragem a usar pra 
saida. no sound system do painel de controle do kde na guia sound 
i/o tem uma linha use custom sampling rate. ajusta pra 48000 e vê se 
funciona.


biande wrote:

On Wednesday 24 December 2003 11:53, Bento Loewenstein wrote:



(snip)

Mas aí é que está, ela funciona corretamente quando utilizo o xmms ou algum 
outro player que trabalhe diretamente com o oss. O problema parece ser com 
os aplicativos KDE, pois estes sim saem apressado. E tens razão, pois o codec 
fica fixado em 48 Khz e insisto em dizer que com o xmms e oss funciona 
perfeitamente.


Realmente como outro amigo da lista falou deve ser algo no arts por estar em 
desenvolvimento. Mas já tentei upgrade e dist-upgrade e está na mesma.


Obrigado pela atenção de todos.

Flávio M. Reis
[EMAIL PROTECTED]




--
Bento Loewenstein
TKS - Turn Key Systems -- (11) 5908-5000
-BEGIN GEEK CODE BLOCK-
Version: 3.1
GCM/IT d--- s:+ a? C++() UL+++() UB+ P++ [EMAIL PROTECTED] E---
W+(++) N+ w--- PS++(+++) Y+ t(+) 5+++ X R tv+ b++ D++ G e+ h! r* y?
--END GEEK CODE BLOCK--



Re: Montar

2003-12-29 Por tôpico Felipe Amaral
Ta aí, é uma boa,

Mas como posso fazer isso, oque preciso colocar la???


On Monday 29 December 2003 15:38, Rafael Alexandre Schmitt wrote:
 On Mon, 29 Dec 2003 14:33:58 -0200

 Felipe Amaral [EMAIL PROTECTED] wrote:
  Pessoal,
 
  Seguinte, consigo montar minha partição Windows e usa-la com o root, como
  faço para executa-la com um usuário normal:???

 Coloca no fstab para montar durante a inicialização , é o meio mais
 prático. --
 Rafael Alexandre Schmitt



Re: Montar

2003-12-29 Por tôpico Rafael Alexandre Schmitt
On Mon, 29 Dec 2003 14:47:03 -0200
Felipe Amaral [EMAIL PROTECTED] wrote:

 Ta aí, é uma boa,
 
 Mas como posso fazer isso, oque preciso colocar la???

Depdende do que você quer fazer , eu uso assim:

/dev/hda1   /mnt/winvfat
iocharset=iso8859-1,umask=0,uid=502,gid=502 0 0

-- 
Rafael Alexandre Schmitt



Re: Problemas ao ativar módulos

2003-12-29 Por tôpico FaRaOhh
Em Seg, 2003-12-29 às 14:32, Marcos J. Setim escreveu:
 Pessoal compilei o kernel 2.6, foi beleza, inicou o X e tudo, só faltou
 duas coisas o som e a rede, já ativei tudo que era necessários mas
 parece que ainda falta algo, fui tentar rodar o modconf e recebi isto:
 
 zeus:/home/mjs# modprobe
 modprobe: QM_MODULES: Function not implemented
 modprobe: Nothing to load ???
 Specify at least a module or a wildcard like \*
 
 zeus:/home/mjs# depmod
 depmod: QM_MODULES: Function not implemented
 zeus:/home/mjs#
 
 O que está faltando eu colocar no kernel?
#
# Loadable module support
#
CONFIG_MODULES=y
CONFIG_MODULE_UNLOAD=y
# CONFIG_MODULE_FORCE_UNLOAD is not set
CONFIG_OBSOLETE_MODPARM=y
CONFIG_MODVERSIONS=y
CONFIG_KMOD=y

Eu tenho todas estas opções habilitados, mas creio para resolver seu
problema só o CONFIG_MODULES já basta, quanto estiver compilando o
kernel como menuconfig use o ? e leia o que cada uma dessas opções
faz.
-- 
Marcello Henrique - FaRaOhh
Debian User:629 - #livres (irc.freenode.org)
Projeto Livres: Por um mundo mais humano.



FONTE ATX

2003-12-29 Por tôpico Felipe Amaral
Bom Pessoal,

Creio que este seja meu ultimo problema, como posso fazer para que o 
computador desligue automaticamente quando digitar o halt, ou clicar no X 
para desligar???

É uma fonte ATX, mas ela não desliga como deveria



Re: Compartilhamento entre linux e win

2003-12-29 Por tôpico Felipe de Fraga Roman
Em Wednesday 24 December 2003 09:23, biande escreveu:
   On Monday 22 December 2003 11:52, Felipe de Fraga Roman wrote:
Pessoal,
   como faço para compartilhar um diretório com o samba que está em
uma partição montada Fat no linux ?
 Bom, aqui fica claro que somente o usuário roman poderá acessar este
 diretório, tens que liberar, pelo menos, a permissão x para o grupo e os
 outro usuários poderem acessar este diretório.

realmente, o problema era esse, troquei a linha do fstab por uma que foi 
enviada aqui para a lista:
/dev/hda5   /mnt/dados  vfat
iocharset=iso8859-1,umask=0,uid=502,gid=502 0   0

que monta a particao com permissao 777

e no smb.conf deixei

[Dados]
   comment = Dados
   path = /mnt/dados
   public = yes
   writable = no
   create mode = 0777
   locking = no

funcinou perfeito

agora só falta eu conseguir proteger o diretório por senha q ainda não 
consegui fazer mas vou ler mais a documentação e caso não consiga envio a 
duvida para a lista

muito obrigado pela ajuda,

[]'s
-- 
Felipe de Fraga Roman
ACS / Publicidade
ACS / Comunicacao online
Universidade Luterana do Brasil
http://www.ulbra.br
[EMAIL PROTECTED]



Re: Mandar imagem para TV

2003-12-29 Por tôpico Cinthia Neves














  Como faço para jogar a imagem do computador para a televisão.. já 
  conectei os cabos.. e apertei o aux do video.. mas nao funcionou.. o q 
  houve?







 IncrediMail - O mundo do correio eletrônico 
finalmente desenvolveu-se - Clique 
aqui

Re: Mandar imagem para TV

2003-12-29 Por tôpico Ronaldo Reis Jr.
Em Seg 29 Dez 2003 17:35, Cinthia Neves escreveu:
 Como faço para jogar a imagem do computador para a televisão.. já conectei
 os cabos.. e apertei o aux do video.. mas nao funcionou.. o q houve?

Veja se seu /etc/X11/XF86Config-4 na seção device esta assim:

Section Device
# Esta eh a parte que vc jah deve ter. No meu caso, como tenho
# dois monitores mais a TV, tenho que especificar que a Screen
# que quero clonada eh a primeira (0)
Identifier  Geforce4
BoardName   GeForce4 MX 440
Driver  nvidia
BusID   PCI:01:00:0 
Screen  0
Option  Rotateoff
VendorName  NVidia

# Aqui vaum os dados da sua TV. As mais novas (como a que eu
# estou usando) funcionam neste SET, ***naum*** sei se vai
# funcionar para todos! e **LEMBREM-SE** isso pode queimar o
# tubo de TVs que naum tem protecao contra frequencias fora do
# intervalo aceito. **NAUM** me responsabilizo.
#
# Aqui tambem vaum setados os metamodes. O primeiro eh o modo
# aceito pelo monitor do computador, o segundo o da TV. Eles
# saum casados! Se um naum funcionar com um deles, o outro tb
# naum vai funcionar e vai testar o proximo set de dois modos...
# No meu caso, 1280x1024 funciona bem nas duas... mas com uma
# outra TV que tenho aqui em casa naum. Para essa TV tive de
# deixar 1280x1024,1024x768, ou seja, quando no monitor eh o
# primeiro, na TV eh o segundo, sacaram?
Option  SecondMonitorHorizSync30-50
Option  SecondMonitorVertRefresh  60
Option  MetaModes 1280x1024, 640x480; 1024x768, 
640x480; 800x600, 640x480; 640x480, 640x480
Option  TVStandardPAL-M
#Option TVStandardNTSC
Option  ConnectedMonitor  CRT, TV

# Aqui eh que estah a magica. Se Vc estiver usando a saida
# SVIDEO, ponha esta opcao no TVOutFormat. COMPOSITE eh para
# sair em RCA.
Option  TwinView  true
Option  TwinViewOrientation   Clone
Option  TVOutFormat   SVIDEO
EndSection

Quando consegui fazer funcionar eu não fiz nada, so liguei os fios na TV e 
coloquei como AV1 ou AV2 dependendo de onde eu ligava.

Tudo isto assumindo que sua placa é nvidia e o drive é o mais recente.

Inte
Ronaldo
-- 
Netscape is not a newsreader, and probably never shall be.
-- Tom Christiansen
--
|   // | \\   [***]
|   ( õ   õ )  [Ronaldo Reis Júnior]
|  V  [UFV/DBA-Entomologia]
|/ \   [36571-000 Viçosa - MG  ]
|  /(.''`.)\  [Fone: 31-3899-2532 ]
|  /(: :'  :)\ [EMAIL PROTECTED]]
|/ (`. `'` ) \[ICQ#: 5692561 | LinuxUser#: 205366 ]
|( `-  )   [***]
|  _/   \_Powered by GNU/Debian Woody/Sarge  



gnome-cups-icon

2003-12-29 Por tôpico Rodrigo Gruppelli
O que há com esse programa? Notei que o antigo eggcups tinha o mesmo
comportamento hostil. Vou parar de usar essa joça. Raramente imprimo alguma
coisa mesmo...


PID USER  PR  NI  VIRT  RES  SHR S %CPU %MEMTIME+  COMMAND
926 rodrigo   12   0  791m 535m  664 S 11.8 70.7 214:24.77 gnome-cups-icon


nem o X consome tanto assim.. O nicotine e mldonkey também acabam
com a minha máquina...



Re: gnome-cups-icon

2003-12-29 Por tôpico Sávio Ramos
On Mon, 29 Dec 2003 18:22:57 -0200
Rodrigo Gruppelli [EMAIL PROTECTED] wrote:

 PID USER  PR  NI  VIRT  RES  SHR S %CPU %MEMTIME+  COMMAND
 926 rodrigo   12   0  791m 535m  664 S 11.8 70.7 214:24.77 gnome-cups-icon

Não é gnome cups manager?

Tenho 128MB e consome 8.1% , veja...

USER   PID %CPU %MEM   VSZ  RSS TTY  STAT START   TIME COMMAND
savio 1513  0.7  8.1 16156 9624 ?S18:58   0:00 
/usr/bin/gnome-cups-manager

-- 
Savio M. Ramos  - Arquiteto
Rio de Janeiro ICQ174972645
Não à pirataria!  GNU/Linux
Debian-br #705 unstable-SID
http://www.debian.org



Re: Problemas ao ativar módulos

2003-12-29 Por tôpico Marcos J. Setim
O problema é que já está tudo habilitado como você mandou e o problema
continuou :(

Em Seg, 2003-12-29 às 16:57, FaRaOhh escreveu:
 Em Seg, 2003-12-29 às 14:32, Marcos J. Setim escreveu:
  Pessoal compilei o kernel 2.6, foi beleza, inicou o X e tudo, só faltou
  duas coisas o som e a rede, já ativei tudo que era necessários mas
  parece que ainda falta algo, fui tentar rodar o modconf e recebi isto:
  
  zeus:/home/mjs# modprobe
  modprobe: QM_MODULES: Function not implemented
  modprobe: Nothing to load ???
  Specify at least a module or a wildcard like \*
  
  zeus:/home/mjs# depmod
  depmod: QM_MODULES: Function not implemented
  zeus:/home/mjs#
  
  O que está faltando eu colocar no kernel?
 #
 # Loadable module support
 #
 CONFIG_MODULES=y
 CONFIG_MODULE_UNLOAD=y
 # CONFIG_MODULE_FORCE_UNLOAD is not set
 CONFIG_OBSOLETE_MODPARM=y
 CONFIG_MODVERSIONS=y
 CONFIG_KMOD=y
 
 Eu tenho todas estas opções habilitados, mas creio para resolver seu
 problema só o CONFIG_MODULES já basta, quanto estiver compilando o
 kernel como menuconfig use o ? e leia o que cada uma dessas opções
 faz.
 -- 
 Marcello Henrique - FaRaOhh
 Debian User:629 - #livres (irc.freenode.org)
 Projeto Livres: Por um mundo mais humano.
-- 
Marcos José Setim

- [EMAIL PROTECTED]
- ICQ: 86430642

http://www.linuxhard.org



Re: Problemas ao ativar módulos

2003-12-29 Por tôpico Marcos J. Setim
Tinha procurado na net e instalado ele agora acho que nào terei mais
problemas, agora o problema tá residindo na rede..

Já habilitei o TCP, o PPP e o modulo da minha placa de rede SIS 900,
porém ele nào inicia minha adsl !

Outra coisa ele dá uns erros no boot mas eu nào posso ler!! passa rápido
demais, tem como eu ler isto em algum log? Para saber o que arrumar né!!

Valeu pessoal, estou quase conseguindo... :)

Em Seg, 2003-12-29 às 19:31, Rafael Alexandre Schmitt escreveu:
 On Mon, 29 Dec 2003 18:09:51 -0200
 Marcos J. Setim [EMAIL PROTECTED] wrote:
 
  O problema é que já está tudo habilitado como você mandou e o problema
  continuou :(
 
 apt-get install module-init-tools 
 
 -- 
 Rafael Alexandre Schmitt
-- 
Marcos José Setim

- [EMAIL PROTECTED]
- ICQ: 86430642

http://www.linuxhard.org



Re: Problemas ao ativar módulos

2003-12-29 Por tôpico Rafael Alexandre Schmitt
On Mon, 29 Dec 2003 18:09:51 -0200
Marcos J. Setim [EMAIL PROTECTED] wrote:

 O problema é que já está tudo habilitado como você mandou e o problema
 continuou :(

apt-get install module-init-tools 

-- 
Rafael Alexandre Schmitt



Re: Problemas ao ativar módulos

2003-12-29 Por tôpico Rafael Alexandre Schmitt
On Mon, 29 Dec 2003 18:44:21 -0200
Marcos J. Setim [EMAIL PROTECTED] wrote:

 Tinha procurado na net e instalado ele agora acho que nào terei mais
 problemas, agora o problema tá residindo na rede..
 
 Já habilitei o TCP, o PPP e o modulo da minha placa de rede SIS 900,
 porém ele nào inicia minha adsl !
 
 Outra coisa ele dá uns erros no boot mas eu nào posso ler!! passa rápido
 demais, tem como eu ler isto em algum log? Para saber o que arrumar né!!

Não sei nada sobre a sis 900 , mas para configurar a minha adsl eu usei o
pppoeconf.
Quanto às mensagens você pode digitar dmesg ou procurar em /var/log.
-- 
Rafael Alexandre Schmitt



Re: Problemas ao ativar módulos

2003-12-29 Por tôpico Marcos J. Setim
Valeu pessoal com ajuda de vocês estou conseguindo!!! Agora já estou
postando com o meu novo kernel 2.6, mas ainda restou um problema, os
erros no boot permanecem, mas tudo bem se estiver funcionando tudo blz..

O problema sério é o som, ele funciona, mas está horrível com uns
xiados, estou usando a saída esound do xmms, estou achando que deve ser
por causa dos novos recursos que o kernel traz para o som e eu não estou
sabendo usar...

Tenho uma placa sis 7012 cujo driver usado é o da ix810... 

O que acham? Será que desativei ou ativei algo que não deveria para o
som ficar ruim?

Valeu!!!

Em Seg, 2003-12-29 às 19:57, Rafael Alexandre Schmitt escreveu:
 On Mon, 29 Dec 2003 18:44:21 -0200
 Marcos J. Setim [EMAIL PROTECTED] wrote:
 
  Tinha procurado na net e instalado ele agora acho que nào terei mais
  problemas, agora o problema tá residindo na rede..
  
  Já habilitei o TCP, o PPP e o modulo da minha placa de rede SIS 900,
  porém ele nào inicia minha adsl !
  
  Outra coisa ele dá uns erros no boot mas eu nào posso ler!! passa rápido
  demais, tem como eu ler isto em algum log? Para saber o que arrumar né!!
 
 Não sei nada sobre a sis 900 , mas para configurar a minha adsl eu usei o
 pppoeconf.
 Quanto às mensagens você pode digitar dmesg ou procurar em /var/log.
 -- 
 Rafael Alexandre Schmitt
-- 
Marcos José Setim

- [EMAIL PROTECTED]
- ICQ: 86430642

http://www.linuxhard.org



Re: Problemas ao ativar m ódulos

2003-12-29 Por tôpico João Salvatti
Ja tive este mesmo problema e ainda nao consegui resolver, se alguem puder
ajudar eu tambem agradeco.

On Mon, Dec 29, 2003 at 02:32:49PM -0200, Marcos J. Setim wrote:
 Pessoal compilei o kernel 2.6, foi beleza, inicou o X e tudo, só faltou
 duas coisas o som e a rede, já ativei tudo que era necessários mas
 parece que ainda falta algo, fui tentar rodar o modconf e recebi isto:
 
 zeus:/home/mjs# modprobe
 modprobe: QM_MODULES: Function not implemented
 modprobe: Nothing to load ???
 Specify at least a module or a wildcard like \*
 
 zeus:/home/mjs# depmod
 depmod: QM_MODULES: Function not implemented
 zeus:/home/mjs#
 
 O que está faltando eu colocar no kernel?
 
 -- 
 Marcos José Setim
 
 - [EMAIL PROTECTED]
 - ICQ: 86430642
 
 http://www.linuxhard.org
 
 
 --
 To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
 with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: gnome-cups-icon

2003-12-29 Por tôpico Rodrigo Gruppelli
Não.. é o gnome-cups-icon mesmo. (aplicações/sistema/printing notification
icon). Era o antigo eggcups. Aí foi incorporado ao gnome e incrementado.

[]s
Rodrigo

On Mon, 29 Dec 2003, Sávio Ramos wrote:

 On Mon, 29 Dec 2003 18:22:57 -0200
 Rodrigo Gruppelli [EMAIL PROTECTED] wrote:

  PID USER  PR  NI  VIRT  RES  SHR S %CPU %MEMTIME+  COMMAND
  926 rodrigo   12   0  791m 535m  664 S 11.8 70.7 214:24.77 gnome-cups-icon

 Não é gnome cups manager?

 Tenho 128MB e consome 8.1% , veja...

 USER   PID %CPU %MEM   VSZ  RSS TTY  STAT START   TIME COMMAND
 savio 1513  0.7  8.1 16156 9624 ?S18:58   0:00 
 /usr/bin/gnome-cups-manager

 --
 Savio M. Ramos  - Arquiteto
 Rio de Janeiro ICQ174972645
 Não à pirataria!  GNU/Linux
 Debian-br #705 unstable-SID
 http://www.debian.org


 --
 To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
 with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]




Debian 3.0 r2 nao acessa particao HPFS

2003-12-29 Por tôpico Gilberto F da Silva
Baixei, queimei um CD e instalei o Debian 3.0r2 BR. Dessa consegui 
até configurar o audio para os usuários comuns (graças ao arquivo da 
lista).  Tenho a intenção de utiliza-lo no lugar do Kurumin cuja a 
instalação é bem prática mas toda semana há uma versão.

Copiei a linha do fstab onde consta o acesso de partições HPFS sem 
contudo obter acesso à partição HPFS. A linha está assim:

/dev/hdb5 /mnt/hdb5 auto noauto,users,exec 0 0

Ao tentar montar a partição aparece um monte de números na tela e uma 
mensagem de falta de segmentação.

Alguma sugestão?



--

Data estelar: 2.453.3,473 (2003-12-29 21:21:27)
Estamos nessa porcaria de horario de verao






Habilitar ALSA no kernel 2.6

2003-12-29 Por tôpico Marcos J. Setim
Qual modulo é responsável pela ativação dele? Já naveguei por tudo e
nada :(
-- 
Marcos José Setim

- [EMAIL PROTECTED]
- ICQ: 86430642

http://www.linuxhard.org



Re: Habilitar ALSA no kernel 2.6

2003-12-29 Por tôpico Vinicius
Compilei por estes dias o 2.6.0-test9. Não configurei o suporte a som 
como módulo, pois meu modconf não entende os módulos .ko. (uso a 
unstable, atualizada semanalmente)
Agora, de cabeça não me lembro de tudo, mas habilite suporte a sound, e 
Advanced Linux Sound Architeture (ALSA). Tambem habilite sequencer e 
mixer (acho, aqui é que não lembro ...) e escolha a placa de som.

No meu caso é a CM8338A e funcionou perfeitamente!

Vinicius


Marcos J. Setim escreveu:


Qual modulo é responsável pela ativação dele? Já naveguei por tudo e
nada :(
 






Re: lilo

2003-12-29 Por tôpico Adriano Brand
Pelo pouco de ingues q eu tenho não é bem assim como diz o site:(
mas meu lilo ficou assim:
image=/boot/vmlinuz-2.4.22-xfs
label=Kurumin
root=/dev/hda1
read-only
initrd=/boot/initrd.gz

image=/vmlinuz
label=Sarge
root=/dev/hdb1
install=/boot/boot.0300
map=/boot/map
initrd=/initrd.img
digitando lilo ele acusa erro em duas linhas do sarge, a do boot.0300 e
a do map:.
a do boot.0300 eu editei, originalmente era boot.b mas este não existe.
p/ o initrd ser aceito pelo lilo eu criei um link no hda c/ estete nome
ai o lilo aceitou e até entrei no sarge, mas os modulos não carregam...

Alguém sabe me dizer pra que servem os arquivos q o lilo não que
aceitar?
Em Seg, 2003-12-29 às 16:01, [EMAIL PROTECTED] escreveu:
 
 
  Não uso lilo infelismente não posso te ajudar.(comentando pq ele disse
  em outro e-mail).
  Pra responder minhas duvidas ninguém se aplica mas pra se preocupar
  com a fama do Tosati tem uma duzia de cumadres
   A lista Debian já foi mais séria
 
  cumadres? A lista Debian já foi mais séria...? Realmente acho q
  quem está brincando aqui não somos nós.
 
 dá uma olhdada no capítulo 5 do howto do lilo na tldp.org :
 http://www.tldp.org/HOWTO/LILO-5.html
 
 Agora, se funcionar, avisa aqui na lista. sempre quis saber se é isso,
 mas sempre tive preguiça para testar.
 
 
 



Re: Habilitar ALSA no kernel 2.6

2003-12-29 Por tôpico Cláudio Max
Em Mon, 29 Dec 2003 23:41:07 -0200
Marcos J. Setim [EMAIL PROTECTED] disse que:

 Qual modulo é responsável pela ativação dele? Já naveguei por tudo e
 nada :(

Device Drivers / Sound / Advanced Linux Sound Architecture

Abraço
Cláudio