modem onboard

2006-04-28 Por tôpico iraziel

Olá, pessoal,

Preciso de uma ajudinha para fazer meu modem funcionar no
debian(sarge-2.6.8-2-386):
:00:02.6 Modem: Silicon Integrated Systems [SiS] AC'97 Modem
Controller (rev a0)
Bem, ja instalei os softmodems:
slmodem-2.9.10.tar.gz,slmodem-2.9.9.tar.gz(funcionava perfeitamente com
o kurumin 5.1), slmodem-2.9.11-20050816,
pctel-0.9.7-9-rht-4c.tar.gz(deu um monte de erros na hora de carrega-lo:
Apr 20 14:24:45 localhost kernel: linmodem(1207): linmodem v0.1 loaded
Apr 20 14:24:45 localhost kernel: pctel_hw: module license 'GPL linked
with proprietary libraries' taints kernel.
Apr 20 14:24:45 localhost kernel: pctel_hw: Unknown symbol printk_R1b7d4074
Apr 20 14:24:45 localhost kernel: pctel_hw: Unknown symbol kmalloc_R93d4cfe6
Apr 20 14:24:45 localhost kernel: pctel_hw: Unknown symbol kfree_R037a0cba
Apr 20 14:24:45 localhost kernel: pctel_hw: Unknown symbol
__udelay_R9e7d6bd0
Apr 20 14:24:45 localhost kernel: pctel: Unknown symbol audio_on_count
Apr 20 14:24:45 localhost kernel: pctel: Unknown symbol get_uart_mcr
Apr 20 14:24:45 localhost kernel: pctel: Unknown symbol put_uart_ier
Apr 20 14:24:45 localhost kernel: pctel: Unknown symbol HAL_Deinit...)

Configurando pelo debian(network-admin) logo de cara ele diz que o
comando wvdial não existe consigo instalar sem erros
os slmodem da smartlink e carregar o modulo, porem na hora de discar:
ATZ
OK
NO CARRIER
ATM1L1
OK
ATDT15002031
CONNECT 5
iniciando pppd...

E fica tentando: efetuando login na rede..., porem nao conecta a
nenhum site.
No console que abro o kppp com root ele fala o seguinte:

Opener: received OpenLock
Opener: received OpenDevice
Opener: received RemoveLock
Opener: received SetSecret
Opener: received SetSecret
Opener: received OpenLock
Opener: received OpenDevice
QMetaObject::findSignal:Accounting: Conflict with
AccountingBase::changed(QString,QString)
Opener: received ExecPPPDaemon
In parent: pppd pid 5629
Couldn't find interface ppp0: Dispositivo inexistente
Kernel supports ppp alright.
Couldn't find interface ppp0: Dispositivo inexistente
pppd: The remote system is required to authenticate itself
pppd: but I couldn't find any suitable secret (password) for it to use
to do so.
pppd: (None of the available passwords would let it use an IP address.)
It was pppd that died
pppd exited with return value 1
Sending 5312 a SIGUSR1
Opener: received ExecPPPDaemon
Kernel supports ppp alright.
pppd: The remote system is required to authenticate itself
pppd: but I couldn't find any suitable secret (password) for it to use
to do so.
pppd: (None of the available passwords would let it use an IP address.)
received unexpected SIGCHLD.
In parent: pppd pid 5830
Couldn't find interface ppp0: Dispositivo inexistente(varios desses)
Opener: received KillPPPDaemon
In killpppd(): Sending SIGTERM to 5830(aqui ainda tentando registrar o
computador na rede)
Opener: received RemoveSecret
Opener: received RemoveSecret
Opener: received OpenResolv
Opener: received OpenResolv
Opener: received KillPPPDaemon
In killpppd(): Sending SIGTERM to 5830
Opener: received RemoveLock

No log ppp-connect-errors tem a seguinte linha:
Usage: /usr/sbin/chat [-e] [-E] [-v] [-V] [-t timeout] [-r report-file]
[-T phone-number] [-U phone-number2] {-f chat-file | chat-script}

Ajudas, por favor! grato.



___ 
Abra sua conta no Yahoo! Mail: 1GB de espaço, alertas de e-mail no celular e anti-spam realmente eficaz. 
http://br.info.mail.yahoo.com/



--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: comportamento estranho da lista

2006-04-28 Por tôpico Jose Tavares
On Fri, 2006-04-28 at 00:08 -0300, Fabio Guerrazzi wrote:
 Sugiro que vc abra uma conta no gmail. É bom para testes e você ainda
 pode
 manter *todas* as mensagens lá.
 
 Fabio. 

Quando voce manda um email para uma lista de discussao a partir de um
endereco do gmail, o email eh despachado para lista, a lista encaminha
para voce de volta, mas o gmail manda ele para /dev/null ..

Varios amigos jah constataram isso :)

[]
JA Tavares



-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Resp.: debian para multimidia e uso como desktop..

2006-04-28 Por tôpico Makaco Loko
Tavares, tudo bem?

Veja, algumas questoes que você colocou é a pura verdade, tenho o
mesmo problema na lista, ninguém parece usar o debian pra desktop e ou
entreterimento.

Veja tenho o Debian instalado num cemprom com 512MB de ram e no
notebook presario 1200.

O primeiro, tenho uma placa de som ali5455 da placa ASUS U8 acho e
quando dou lspci ela aparece, quando dou modprobe não dá arro, mas o
alsaconf e o kudzu não instalão a danada de jeito nenhum.

Quanto a MPlayr, não consegui instalar de jeito nenhum, acredito que
não tenho capacidade para isso.

No meu note, tudo é lindo, jogo SuperNitendo, vejo filme, escuto MP3 e
etc, meu únic problema é que tudo tenho que fazer com tela pequenas,
pois senão dá legue. Todas essa questões já postei aqui, mas não
tive respostas ou exito. Você parece ser o cara que mais entende de
Debian desktop e poderia ajudar muita gente, como por exemplo,
passando com instalar e configurar o MPlayer, como fazer uma paca de
som funfar e etc...
Sou assinatte da globo.com e não consigo ver o globo.media.center, e
disseram que com o MPlayer dá (sera?). Gostaria de ouvir rádio no
linux, mas tabém num sei como fazer, porém nunca tentei isso.
Tavares, ficaria grato se me ajuda-se!

2006/4/28, Jose Tavares [EMAIL PROTECTED]:
 Pessoal, ninguem aqui na lista usa o debian dia e noite como OS
 principal?

 Voces nao usam ele para capturar videos, ver dvds, divx, etc??

 Eu jah postei varias msgs nessa lista perguntando sobre recursos
 normalmente usados pelo pessoal que vive em cima do debian e que
 utiliza-o como desktop tambem e nao obtive resposta...

 Alguns dos problemas que coloquei, eu acabei resolvendo depois de meses
 pensando .. Um que lembro eh a questao de caracter encoding das legendas
 do mplayer.. Po, ninguem aqui usa o mplayer? Po, ninguem percebeu que
 alguns caracteres nas legendas como É e çã saiam completamente
 errados no install padrao?

 Ou eu sou louco ou sou o unico a prefirir ver filmes, usar OO, etc.. nos
 meus debian unstable  :)

 Parece que o pessoal aqui se concentra em usar a distro para
 servidores..

 Por exemplo, a maioria das threads rola sobre a Stable ou a BR-CCD..
 Ninguem usa a Unstable? Eh a melhor para o desktop do dia a dia pq tem
 as apps que sairam ontem..

 Alguem aqui jah configurou um setup dual-head? Alguem aqui usa notebook
 com setup dual-head? Quantos aqui tem note com hibernate/standby
 funcionando 100%?
 Isso tudo sao coisas q me interessam, mas que eu dificilmente
 encontraria respostas para duvidas sobre esses temas nesta lista..

 hehe, aqui tah meu manifesto.. Que os interessados neste uso gritem!! :)

 E.. Ah, eu tou feliz.. Acertei na ultima madrugada o setup do meu
 Libretto U100.. Agora alem do dual-head, ele tambem faz hibernate e
 standby :) Ah, as legendas no mplayer tb rolam com o encoding correto e
 o wifi foi tranquilo.. :)  Estou com uma duvida sobre o OO Impress..
 Coloquei numa outra mensagem enviada a poucas horas...

 []
 JA Tavares



 --
 To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
 with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact
 [EMAIL PROTECTED]





Re: debian para multimidia e uso como desktop..

2006-04-28 Por tôpico Alexandre
Ai ,eu também uso o Debian como SO principal em casa ,só que o meu é o 
Testing ,mas realmente nunca consegui fazer o Mplayer ficar com a codificação 
das legendas corretas ,sempre tem uns erros ,se vc conseguiu ,posta ai como 
faz pra ajudar a galera .
Uso o meu Debian Testing pra tudo aqui ,musicas ,filmes ,baixar coisas ,etc...
Até consegui fazer ele rodar o UT 2004 e o Doom 3 com os instaladores para 
Linux , show de bola estes jogos rodando direto no Linux com aceleração 3D e 
tudo mais .Agora a codificação de legendas tá dificil...rsrs

Ainda sou meio novato com Linux ,só fazem uns 10 meses que uso ,e uns 4 que 
uso como SO principal ,mas valeu a pena mudar com certeza...hehehe

Abs...
-- 
Alexandre R.: S.:
Usuário Debian GNU/Linux 406911 - http://counter.li.org
Este computador esta protegido contra os vírus que você
recebe todos os dias.Eu uso Debian Sarge - GNU/Linux 2.6.15
Venha para o Linux, seus arquivos agradecem.

Em Sexta 28 Abril 2006 02:35, Jose Tavares escreveu:
 Pessoal, ninguem aqui na lista usa o debian dia e noite como OS
 principal?

 Voces nao usam ele para capturar videos, ver dvds, divx, etc??

 Eu jah postei varias msgs nessa lista perguntando sobre recursos
 normalmente usados pelo pessoal que vive em cima do debian e que
 utiliza-o como desktop tambem e nao obtive resposta...

 Alguns dos problemas que coloquei, eu acabei resolvendo depois de meses
 pensando .. Um que lembro eh a questao de caracter encoding das legendas
 do mplayer.. Po, ninguem aqui usa o mplayer? Po, ninguem percebeu que
 alguns caracteres nas legendas como É e çã saiam completamente
 errados no install padrao?

 Ou eu sou louco ou sou o unico a prefirir ver filmes, usar OO, etc.. nos
 meus debian unstable  :)

 Parece que o pessoal aqui se concentra em usar a distro para
 servidores..

 Por exemplo, a maioria das threads rola sobre a Stable ou a BR-CCD..
 Ninguem usa a Unstable? Eh a melhor para o desktop do dia a dia pq tem
 as apps que sairam ontem..

 Alguem aqui jah configurou um setup dual-head? Alguem aqui usa notebook
 com setup dual-head? Quantos aqui tem note com hibernate/standby
 funcionando 100%?
 Isso tudo sao coisas q me interessam, mas que eu dificilmente
 encontraria respostas para duvidas sobre esses temas nesta lista..

 hehe, aqui tah meu manifesto.. Que os interessados neste uso gritem!! :)

 E.. Ah, eu tou feliz.. Acertei na ultima madrugada o setup do meu
 Libretto U100.. Agora alem do dual-head, ele tambem faz hibernate e
 standby :) Ah, as legendas no mplayer tb rolam com o encoding correto e
 o wifi foi tranquilo.. :)  Estou com uma duvida sobre o OO Impress..
 Coloquei numa outra mensagem enviada a poucas horas...

 []
 JA Tavares

-- 
Alexandre R.: Santos.:
Usuário Debian GNU/Linux 406911 - http://counter.li.org
Este computador esta protegido contra os vírus que você
recebe todos os dias.Eu uso Debian Sarge - GNU/Linux 2.6.15
Venha para o Linux,seus arquivos agradecem.



Re: Firewall e proxy

2006-04-28 Por tôpico Eder Gobbi
Em Wed, 26 Apr 2006 16:23:45 -0300, andnovelli [EMAIL PROTECTED]  
escreveu:



Eder, eu uso isso:

#liberacao de IP para acesso fora do proxy
$IPT -t nat -A PREROUTING -s 10.0.4.201 -p tcp -i eth1 --dport 80 -j  
ACCEPT


#bloqueio de acesso a internet via porta 80
$IPT -t nat -A PREROUTING -i eth1 -p tcp --dport 80 -j DROP ACCEPT

no caso, meus users só acessam a net via porta do proxy (3128)
entao antes da regra de drop, e u coloquei a regra liberando meu ip ...



Funcionou
Brigadu..
Um abraço

--
Usando o revolucionário cliente de correio do Opera:  
http://www.opera.com/mail/



--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Fácil mesmo? Será?

2006-04-28 Por tôpico Andre Luis Beckel Flor




Olá comunidade!!!

Meu nome é André Luis, tenho 29 anos, sou casado, não tenho filhos, trabalho com suporte técnico tanto de hw quanto de sw há mais de 10 anos na plataforma Windows.

Aprendi muita coisa ao longo desses anos. Desde o mais simples (criar atalhos) até o mais complexo (editar os registros do Windows), bem como todos os tipos de configuração da parte física do PC.

Desde a época do conectiva4 venho tentando, uma vez ou outra entender melhor a estrutura Unix/Linux, mas há barreiras muito fortes!

Na última edição do Fisl7 ajudei a comunidade do Debian-BR-CDD adquirindo o CD e estou tentando fazer investidas para começar como usuário doméstico para posteriormente arriscar coisas mais ousadas.

A dificuldade está logo no começo: O Debian reconheceu basicamente todos meus hardwares, com exceção do modem conexant. Já postei pedindo auxílio a comunidade, me indicaram sites, arquivos, bem bacana... mas não consigo fazer funcionar. Sempre diz que não há pacotes a serem instalados, modificados ou removidos depois que, como root, digito: #aptitude install pacote_modem.deb.

Também vejo enormes problemas para instalar um simples aplicativo que no concorrente é apenas dar o famoso e patenteado 'duplo clique' no executável e, 'pimba', instalado e configurado!

Será que é mesmo fácil ser usuário de Linux? Tudo bem que minha mente está 'bitolada' ao Windows, com as facilidades e tudo mais, mas porque ser tão difícil instalar aplicativos? Fazer uma impressora funcionar? Fazer minha câmera digital que também tem WebCam funcionar? Porquê? porquê? porquê?

Não peço uma cópia 'livre' do Windows, mas sim um sistema operacional de fácil acesso aos usuários, mesmo tendo a infinidade de opções que o Linux nos mostra!

___ 


André Luis Beckel Flor 

MSN Messenger: 


[EMAIL PROTECTED] 










Re: OT: Ipod - Para o China...

2006-04-28 Por tôpico Marcio de Araujo Benedito
* Still ([EMAIL PROTECTED]) wrote:

 China;

  Comprei um iPod Nano e consegui gravar todas mas músicas em MP3 numa
 boa usando o gtkPod numa boa. :) O bichinho até que é bom. :)

Isso é um hack interessante, mas não previsto pela apple. O iPod foi
criado para ser um cliente iTunes, onde você compra a música e
sincroniza com o iPod. Em resumo, eu acho arriscado pagar o preço do
iPod confiando em um hack que poderá ser considerado ilegal. Pelo que
vi, o software para windows não permite nem voltar com a musica para o
PC depois.
Além disso tem o lance da manutenção, que não existe, segundo a propria 
apple que aconselha a compra de um novo.

Eu tenho um mp3 + pen drive + radio FM + gravador de voz de 512MB que me
satisfaz plenamente, pois com ele eu ouço minhas musicas usando apenas o
cp para mandar musicas para ele, gravo palestras e entrevistas nos
telecentros onde atuo. Além disso, eu mesmo conserto ele, se ele der
algum defeito um dia. Ele não tem marca famosa, é um tal de shuray, e
custou 120 reais numa banca de paraguay. Hoje por este preço você
compra um de 1GB.

Enfim, quem quiser comprar iPod que compre, afinal cada um faz o que
quiser com o proprio dinheiro. Eu apenas digo que não compro, e sempre
que alguém perguntar eu vou aconselhar a não comprar.

-- 
Esta mensagem, incluindo seus anexos, não contém nenhuma informação
confidencial, pois se fosse pra ter não poderia ser trafegada por e-mail
em uma lista pública. Portanto você, quer seja ou não o destinatário
final desta mensagem, pode fazer o que quiser com ela, incluindo esta
sátira a notas de copyrights ridículas, que eu não estou nem aí!!



Re: Nao consigo enviar email a partir do prompt

2006-04-28 Por tôpico hamacker
Ainda nao funciona, acho que tem a ver com um monte de mensagens 
frozen na fila, sabe como eliminar tais mensagens ?


Marcio de Araujo Benedito escreveu:

dpkg-reconfigure exim4-config. Responda que quer enviar e-mails locais.




--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: modem onboard

2006-04-28 Por tôpico hamacker
Provavelmente voce compilou o slmodem com uma versao do gcc diferente da 
versao do kernel.


Provavelmente a versao do seu kernel usou o gcc-3.4, entao antes de 
compilar o pacote slmodem, voce deve :

export CC=gcc-3.4

e obviamente ter o gcc-3.4 instalado.

[]'s e sucesso.

iraziel escreveu:

Olá, pessoal,

Preciso de uma ajudinha para fazer meu modem funcionar no
debian(sarge-2.6.8-2-386):
:00:02.6 Modem: Silicon Integrated Systems [SiS] AC'97 Modem
Controller (rev a0)
Bem, ja instalei os softmodems:
slmodem-2.9.10.tar.gz,slmodem-2.9.9.tar.gz(funcionava perfeitamente com
o kurumin 5.1), slmodem-2.9.11-20050816,
pctel-0.9.7-9-rht-4c.tar.gz(deu um monte de erros na hora de carrega-lo:
Apr 20 14:24:45 localhost kernel: linmodem(1207): linmodem v0.1 loaded
Apr 20 14:24:45 localhost kernel: pctel_hw: module license 'GPL linked
with proprietary libraries' taints kernel.
Apr 20 14:24:45 localhost kernel: pctel_hw: Unknown symbol printk_R1b7d4074
Apr 20 14:24:45 localhost kernel: pctel_hw: Unknown symbol 
kmalloc_R93d4cfe6

Apr 20 14:24:45 localhost kernel: pctel_hw: Unknown symbol kfree_R037a0cba
Apr 20 14:24:45 localhost kernel: pctel_hw: Unknown symbol
__udelay_R9e7d6bd0
Apr 20 14:24:45 localhost kernel: pctel: Unknown symbol audio_on_count
Apr 20 14:24:45 localhost kernel: pctel: Unknown symbol get_uart_mcr
Apr 20 14:24:45 localhost kernel: pctel: Unknown symbol put_uart_ier
Apr 20 14:24:45 localhost kernel: pctel: Unknown symbol HAL_Deinit...)

Configurando pelo debian(network-admin) logo de cara ele diz que o
comando wvdial não existe consigo instalar sem erros
os slmodem da smartlink e carregar o modulo, porem na hora de discar:
ATZ
OK
NO CARRIER
ATM1L1
OK
ATDT15002031
CONNECT 5
iniciando pppd...

E fica tentando: efetuando login na rede..., porem nao conecta a
nenhum site.
No console que abro o kppp com root ele fala o seguinte:

Opener: received OpenLock
Opener: received OpenDevice
Opener: received RemoveLock
Opener: received SetSecret
Opener: received SetSecret
Opener: received OpenLock
Opener: received OpenDevice
QMetaObject::findSignal:Accounting: Conflict with
AccountingBase::changed(QString,QString)
Opener: received ExecPPPDaemon
In parent: pppd pid 5629
Couldn't find interface ppp0: Dispositivo inexistente
Kernel supports ppp alright.
Couldn't find interface ppp0: Dispositivo inexistente
pppd: The remote system is required to authenticate itself
pppd: but I couldn't find any suitable secret (password) for it to use
to do so.
pppd: (None of the available passwords would let it use an IP address.)
It was pppd that died
pppd exited with return value 1
Sending 5312 a SIGUSR1
Opener: received ExecPPPDaemon
Kernel supports ppp alright.
pppd: The remote system is required to authenticate itself
pppd: but I couldn't find any suitable secret (password) for it to use
to do so.
pppd: (None of the available passwords would let it use an IP address.)
received unexpected SIGCHLD.
In parent: pppd pid 5830
Couldn't find interface ppp0: Dispositivo inexistente(varios desses)
Opener: received KillPPPDaemon
In killpppd(): Sending SIGTERM to 5830(aqui ainda tentando registrar o
computador na rede)
Opener: received RemoveSecret
Opener: received RemoveSecret
Opener: received OpenResolv
Opener: received OpenResolv
Opener: received KillPPPDaemon
In killpppd(): Sending SIGTERM to 5830
Opener: received RemoveLock

No log ppp-connect-errors tem a seguinte linha:
Usage: /usr/sbin/chat [-e] [-E] [-v] [-V] [-t timeout] [-r report-file]
[-T phone-number] [-U phone-number2] {-f chat-file | chat-script}

Ajudas, por favor! grato.


   
___ Abra sua conta 
no Yahoo! Mail: 1GB de espaço, alertas de e-mail no celular e anti-spam 
realmente eficaz. http://br.info.mail.yahoo.com/






--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: debian para multimidia e uso como desktop..

2006-04-28 Por tôpico Bruno de Oliveira Schneider

On 4/28/06, Jose Tavares wrote:

Pessoal, ninguem aqui na lista usa o debian dia e noite como OS
principal?

Voces nao usam ele para capturar videos, ver dvds, divx, etc??

Eu jah postei varias msgs nessa lista perguntando sobre recursos
normalmente usados pelo pessoal que vive em cima do debian e que
utiliza-o como desktop tambem e nao obtive resposta...
[...]


Bom, eu uso Debian Testing para ver dvds, filmes, música, para
trabalhar e de vez em quando, até jogar. Agora, daí a ter alguma
experiência com os problemas que você tem é uma longa distância...

Eu também já postei diversas questões pra lista que ficaram sem
resposta, ou então (o que eu considero ainda pior) alguém inventa uma
resposta do nada e posta só por responder... A lista é assim mesmo.
Não adianta achar que aqui a gente tem resposta pra tudo. São muitos
detalhes, muitas opções e muitas variáveis. Isso é parte do custo da
nossa liberdade.

--
Bruno de Oliveira Schneider
http://www.dcc.ufla.br/~bruno/



Re: OT: Ipod - Para o China...

2006-04-28 Por tôpico Marcio de Araujo Benedito
* Still ([EMAIL PROTECTED]) wrote:

 China;

  Comprei um iPod Nano e consegui gravar todas mas músicas em MP3 numa
 boa usando o gtkPod numa boa. :) O bichinho até que é bom. :)

Só para corroborar com o que eu disse:


**inicio*

http://www2.uol.com.br/macpress/noticias/c035s04649.shtml

 Seu iPod quebrou? Azar seu...
 24 Fev 2006 às 19:50, por MacPress

 Nem tudo é róseo na vida dos donos de iPod, como descobriu um fã da
 Apple Computer que já investiu mais de US$ 10 mil em produtos da
 empresa de Steve Jobs desde que o iPod foi lançado, em 2001.

 Na família do americano Joe Nocera havia pelo menos cinco computadores
 Macintosh e seis iPods, sendo que três dos tocadores foram substituídos
 porque quebraram. Nocera decidiu, no entanto, tentar consertar o último
 iPod defeituoso ao invés de simplesmente jogá-lo no lixo e comprar
 outro, como fez das outras vezes.

 Ao contactar a Apple, porém, ouviu do atentende que, uma vez que o
 aparelho estava fora da garantia, nada poderia ser feito e que outro
 iPod deveria ser comprado.

 Não que a Apple recuse-se a consertar iPods quebrados, mas
 aparentemente ela não tem o menor interesse em fazê-lo. Se o usuário
 fizer questão de consertar seu iPod velho para mantê-lo consigo por
 razões sentimentais ou outras ainda mais subjetivas, pode preencher um
 formulário no site da empresa e pagar US$ 250 -- quase o preço de um
 iPod novo de quinta geração.

 Furioso, Nocera rangeu os dentes. Especialmente por perceber que havia
 tornado-se refém do iTunes, onde estava a maioria de suas músicas que
 seriam perdidas se decidisse trocar de tocador e de software --
 principalmente as músicas compradas na iTunes Music Store.

 Você leu recentemente que a Apple já vendeu 42 milhões de iPods em
 menos de quatro anos e meio. Graças ao iPod, a Apple acaba de informar
 seu trimestre mais lucrativo de todos os tempos. Mas você se pergunta
 quantas dessas 42 milhões de unidades foram para pessoas que, como
 você, sentem que foram ludibriadas pela Apple? Você também se pergunta
 por que os iPods parecem quebrar com tanta freqüência? E por que a
 Apple se recusa a lidar com iPods quebrados, aborrecendo pessoas que
 gastam milhares de dólares com seus produtos?, protesta Nocera em
 artigo publicado no The New York Times.

 Nocera percebeu que o iPod é um aparelho muito, muito frágil, quase
 impróprio para uso por adolescentes, que constituem-se na grande
 maioria dos usuários do aparelho.

 Na realidade, a empresa não diz nada sobre o tempo de duração do iPod.
 E assim os consumidores o compram com a expectativa de que vão colocar
 nele todas suas músicas e que as carregarão por aí durante um longo
 tempo. E, quando isso não acontece, sentem-se traídos, diz ele.

 Segundo Nocera, Chip Gliedman, vice-presidente da empresa de pesquisa
 Forrester Research, acha que a Apple parece querer indispor-se com uma
 certa parcela de sua clientela porque a Apple é uma empresa
 extremamente arrogante. Acha que é especial.
 Nocera cita também Larry Keeley, diretor da Doblin, empresa de
 estratégia da inovação: O consumidor não está condicionado a acreditar
 que um aparelho que custa US$ 300 ou US$ 400 seja descartável. Keeley
 acha que chegará o dia em que o iPod vai ter um grande competidor e que
 ainda se descobrirá como penetrar no iTunes. Então a Apple colherá o
 que está plantando agora

***fim

E tem mais isso aqui:


***inicio***


Apple confirma espião oculto no iTunes
Editoria: Empresas
27/Jan/2006 - 10:25
A Apple confirmou, na semana passada, a existência de um mecanismo de
espionagem no software musical iTunes. A empresa passou a notificar seus
usuários sobre o sistema, que envia informações sobre as músicas à
fabricante mesmo quando elas não foram compradas na loja virtual iTunes.

Apple confirma espião oculto no iTunes

Folha de São Paulo - Índice de notícias - //25/01/2006

DA REPORTAGEM LOCAL

A ação da Apple acontece depois que vários blogs especializados
denunciaram a existência do espião. Chamada MiniStore, a função seria
capaz de verificar quais foram as canções mais solicitadas pelo usuário
para, baseando-se nisso, sugerir canções a serem adquiridas na loja
virtual homônima. A troca de dados abrange também um mecanismo que
permite reconhecer o usuário, por meio da identidade criada para entrar
na loja iTunes. A senha é a mesma utilizada em outros serviços on-line,
como o .Mac, de compartilhamento de arquivos multimídia. Segundo a
Apple, porém, as informações obtidas por meio da MiniStore não são
armazenadas pela empresa.

Aviso Uma atualização do soft, publicada pela Apple na semana passada,
passou a alertar os usuários do iTunes sobre o funcionamento da
MiniStore, o que até então não era notificado nem nas informações sobre
licença. O aviso informa que, conforme itens forem selecionados da
biblioteca de músicas, informações sobre eles 

Re: debian para multimidia e uso como desktop..

2006-04-28 Por tôpico Reserved

Devia te mandar em pvt, mas não vou hehe...

Realmente, concordo com tudo que disse, porem a lista tem uma postura 
sobre algumas atitudes que acho bem interessantes, percebi que ate no 
canal irc tambem.


Uma coisa que voce poderia fazer, eh repassar os seus conhecimentos, em 
um blog seu por exemplo, ou num site relacionado ao Linux, a comunidade 
iria agradecer de montão.


Falou.

Jose Tavares escreveu:


Pessoal, ninguem aqui na lista usa o debian dia e noite como OS
principal?

Voces nao usam ele para capturar videos, ver dvds, divx, etc??

Eu jah postei varias msgs nessa lista perguntando sobre recursos
normalmente usados pelo pessoal que vive em cima do debian e que
utiliza-o como desktop tambem e nao obtive resposta...

Alguns dos problemas que coloquei, eu acabei resolvendo depois de meses
pensando .. Um que lembro eh a questao de caracter encoding das legendas
do mplayer.. Po, ninguem aqui usa o mplayer? Po, ninguem percebeu que
alguns caracteres nas legendas como É e çã saiam completamente
errados no install padrao?

Ou eu sou louco ou sou o unico a prefirir ver filmes, usar OO, etc.. nos
meus debian unstable  :)

Parece que o pessoal aqui se concentra em usar a distro para
servidores..

Por exemplo, a maioria das threads rola sobre a Stable ou a BR-CCD..
Ninguem usa a Unstable? Eh a melhor para o desktop do dia a dia pq tem
as apps que sairam ontem..

Alguem aqui jah configurou um setup dual-head? Alguem aqui usa notebook
com setup dual-head? Quantos aqui tem note com hibernate/standby
funcionando 100%?
Isso tudo sao coisas q me interessam, mas que eu dificilmente
encontraria respostas para duvidas sobre esses temas nesta lista..

hehe, aqui tah meu manifesto.. Que os interessados neste uso gritem!! :)

E.. Ah, eu tou feliz.. Acertei na ultima madrugada o setup do meu
Libretto U100.. Agora alem do dual-head, ele tambem faz hibernate e
standby :) Ah, as legendas no mplayer tb rolam com o encoding correto e
o wifi foi tranquilo.. :)  Estou com uma duvida sobre o OO Impress..
Coloquei numa outra mensagem enviada a poucas horas...

[]
JA Tavares



 






Etch + XDM + Update = Problema.

2006-04-28 Por tôpico Gentil de Bortoli Júnior
-BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
Hash: SHA1

Pessoal, hoje cedo fiz a atualização do sistema e o XDM parou de
funcionar.

Verifiquei que o caminho antigo era /usr/bin/X11/xdm e agora é
/usr/bin/xdm. Os arquivos de configuração (/etc/init.d/xdm e
/etc/X11/default-display-manager) não foram atualizados.

Modifiquei esses arquivos para refletir o novo caminho mas o XDM
continua não querendo subir. Ainda estou lendo o xdm.log.

Apenas para o caso de alguém estar passando pelo mesmo problema...

[]s

- --
Gentil de Bortoli Júnior
Chave GPG: http://gentil.bortoli.com.br/gpg

There Is No Gene For The Human Spirit
-BEGIN PGP SIGNATURE-
Version: GnuPG v1.4.2.2 (GNU/Linux)

iD8DBQFEUhHVR/xCJbtXupkRAjOTAJ9J+SsqXGXT/FX7btvGg5xKOlTWuwCbBkQ9
V8gT4Mb7hMc4fmkLD5LCM+M=
=Cb4V
-END PGP SIGNATURE-


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Fácil mesmo? Será?

2006-04-28 Por tôpico Rodolfo Barbosa

Andre Luis Beckel Flor wrote:

Olá comunidade!!!

Meu nome é André Luis, tenho 29 anos, sou casado, não tenho filhos, 
trabalho com suporte técnico tanto de hw quanto de sw há mais de 10 anos 
na plataforma Windows.


Aprendi muita coisa ao longo desses anos. Desde o mais simples (criar 
atalhos) até o mais complexo (editar os registros do Windows), bem como 
todos os tipos de configuração da parte física do PC.


Desde a época do conectiva4 venho tentando, uma vez ou outra entender 
melhor a estrutura Unix/Linux, mas há barreiras muito fortes!


Na última edição do Fisl7 ajudei a comunidade do Debian-BR-CDD 
adquirindo o CD e estou tentando fazer investidas para começar como 
usuário doméstico para posteriormente arriscar coisas mais ousadas.


A dificuldade está logo no começo: O Debian reconheceu basicamente todos 
meus hardwares, com exceção do modem conexant. Já postei pedindo auxílio 
a comunidade, me indicaram sites, arquivos, bem bacana... mas não 
consigo fazer funcionar. Sempre diz que não há pacotes a serem 
instalados, modificados ou removidos depois que, como root, digito: 
#aptitude install pacote_modem.deb.


Também vejo enormes problemas para instalar um simples aplicativo que no 
concorrente é apenas dar o famoso e patenteado 'duplo clique' no 
executável e, 'pimba', instalado e configurado!


Será que é mesmo fácil ser usuário de Linux? Tudo bem que minha mente 
está 'bitolada' ao Windows, com as facilidades e tudo mais, mas porque 
ser tão difícil instalar aplicativos? Fazer uma impressora funcionar? 
Fazer minha câmera digital que também tem WebCam funcionar? Porquê? 
porquê? porquê?


Não peço uma cópia 'livre' do Windows, mas sim um sistema operacional de 
fácil acesso aos usuários, mesmo tendo a infinidade de opções que o 
Linux nos mostra!


___
André Luis Beckel Flor
MSN Messenger:
[EMAIL PROTECTED]



Caro André,

Um sistema ser fácil de usar não significa que ele funcinará do jeito 
que você está aconstumado.


Eu acho tão fácil executar aptitude instal prog_que_quero_instalar 
quanto dar um duplo clique para executar o arquivo setup.exe de um prog 
do windows.


Att.
--
Rodolfo Barbosa
http://www.rodolfo.barbosa.nom.br
Administrador de Sistemas Moveis -- [EMAIL PROTECTED]


--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Fácil mesmo? Será?

2006-04-28 Por tôpico Márcio Luciano Donada
-BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
Hash: SHA1

Andre Luis Beckel Flor wrote:
 Olá comunidade!!!

 Meu nome é André Luis, tenho 29 anos, sou casado, não tenho filhos,
  trabalho com suporte técnico tanto de hw quanto de sw há mais de
 10 anos na plataforma Windows.

 Aprendi muita coisa ao longo desses anos. Desde o mais simples
 (criar atalhos) até o mais complexo (editar os registros do
 Windows), bem como todos os tipos de configuração da parte física
 do PC.

 Desde a época do conectiva4 venho tentando, uma vez ou outra
 entender melhor a estrutura Unix/Linux, mas há barreiras muito
 fortes!

 Na última edição do Fisl7 ajudei a comunidade do Debian-BR-CDD
 adquirindo o CD e estou tentando fazer investidas para começar como
  usuário doméstico para posteriormente arriscar coisas mais
 ousadas.
[cut]...

 A dificuldade está logo no começo: O Debian reconheceu basicamente
 todos meus hardwares, com exceção do modem conexant. Já postei
 pedindo auxílio a comunidade, me indicaram sites, arquivos, bem
 bacana... mas não consigo fazer funcionar. Sempre diz que não há
 pacotes a serem instalados, modificados ou removidos depois que,
 como root, digito: #aptitude install pacote_modem.deb.
Esse modem realmente é um modem? Pois existem diferenças, talvez o que
você tenha é um softmodem. Talvez algum drive ainda seja necessário
para rodar o mesmo. Veja se existe algo com o apt-cache search modem


 Também vejo enormes problemas para instalar um simples aplicativo
 que no concorrente é apenas dar o famoso e patenteado 'duplo
 clique' no executável e, 'pimba', instalado e configurado!
Porque? E o apt não resolveu seu problema?

 Será que é mesmo fácil ser usuário de Linux? Tudo bem que minha
 mente está 'bitolada' ao Windows, com as facilidades e tudo mais,
 mas porque ser tão difícil instalar aplicativos? Fazer uma
 impressora funcionar? Fazer minha câmera digital que também tem
 WebCam funcionar? Porquê? porquê? porquê?
Sim é possível sim! Tudo acima é possível e porque não seria, ok?! É
claro que o FAQ do debian e o google.com.br podem lhe ajudar a
resolver todos esse problemas.

 Não peço uma cópia 'livre' do Windows, mas sim um sistema
 operacional de fácil acesso aos usuários, mesmo tendo a infinidade
 de opções que o Linux nos mostra!

É claro, a comunidade é grande e muito amiga de novos usuários.
 ___ André Luis Beckel Flor MSN Messenger:
 [EMAIL PROTECTED]


- --
Atenciosamente,
Márcio Luciano Donada
T.I. Aurora Alimentos - Chapecó(SC)
Cooperativa Central Oeste Catarinense
Telefones (49)33213161 ou (49)33213182
mdonada at auroraalimentos dot com dot br
-BEGIN PGP SIGNATURE-
Version: GnuPG v1.4.3 (FreeBSD)

iD8DBQFEUhMOyJq2hZEymxcRAtQlAJ4oFvp0QutkzoETmxXsr8c8uFuDXwCeKvns
qLrX4bh16Ev03jEtiM2QkfQ=
=c52E
-END PGP SIGNATURE-


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Fácil mesmo? Será?

2006-04-28 Por tôpico Bruno de Oliveira Schneider

On 4/28/06, Andre Luis Beckel Flor wrote:

Meu nome é André Luis, tenho 29 anos, sou casado, não tenho filhos, trabalho
com suporte técnico tanto de hw quanto de sw há mais de 10 anos na
plataforma Windows.

Aprendi muita coisa ao longo desses anos. Desde o mais simples (criar
atalhos) até o mais complexo (editar os registros do Windows), bem como
todos os tipos de configuração da parte física do PC.

Desde a época do conectiva4 venho tentando, uma vez ou outra entender melhor
a estrutura Unix/Linux, mas há barreiras muito fortes!

Na última edição do Fisl7 ajudei a comunidade do Debian-BR-CDD adquirindo o
CD e estou tentando fazer investidas para começar como usuário doméstico
para posteriormente arriscar coisas mais ousadas.

A dificuldade está logo no começo: O Debian reconheceu basicamente todos
meus hardwares, com exceção do modem conexant. Já postei pedindo auxílio a
comunidade, me indicaram sites, arquivos, bem bacana... mas não consigo
fazer funcionar. Sempre diz que não há pacotes a serem instalados,
modificados ou removidos depois que, como root, digito: #aptitude install
pacote_modem.deb.

Também vejo enormes problemas para instalar um simples aplicativo que no
concorrente é apenas dar o famoso e patenteado 'duplo clique' no executável
e, 'pimba', instalado e configurado!

Será que é mesmo fácil ser usuário de Linux? Tudo bem que minha mente está
'bitolada' ao Windows, com as facilidades e tudo mais, mas porque ser tão
difícil instalar aplicativos? Fazer uma impressora funcionar? Fazer minha
câmera digital que também tem WebCam funcionar? Porquê? porquê? porquê?

Não peço uma cópia 'livre' do Windows, mas sim um sistema operacional de
fácil acesso aos usuários, mesmo tendo a infinidade de opções que o Linux
nos mostra!


Eu uso Linux há muito tempo. Deixei de usar ruindous há uns 4/5 anos.
Fácil é um conceito relativo. O que é fácil para mim pode não ser
fácil para você. O que é fácil para você pode não ser fácil para mim.
Não adianta querer que o Linux seja fácil para todos porque nenhum
sistema operacional é (e não adianta falar que o MacOS é, porque eu
não achei ele nada fácil). :-)

As pessoas não usam ruindous porque é fácil. Usam porque estão
acostumadas. Usam porque outros usam. Usam porque muitos fabricantes
de hardware acham que só existe ruindous.

Eu acho o Linux, Debian em particular, extremamente fácil de usar. No
último final de semana, fiz uma nova instalação de Debian Etch e para
surpresa nem precisei compilar os drivers da nvidia, foi só marcar
para instalação no synaptic e reiniciar o GDM. Não teve nem graça.

Vou contar qual foi a gota d'água para eu largar o ruindous de vez:
Recebi um micro novo para trabalhar. Instalei o Ruindous NiceTry e ele
não deixou a placa de rede funcionando. A minha cópia do ruindous era
legalizada, mas dessas licenças que não dá direito a suporte (licença
acadêmica). Gastei um dia inteiro instalando, reinstalando e removendo
drivers. Rebootei a máquina dezenas de vezes e nada. Nos dias
seguintes procurei ajuda com dezenas de pessoas - sempre a mesma
ladainha - reinstala, formata e reinstala tudo. Depois de uma semana
sem a rede funcionando, sem uma única mensagem de erro sem achar uma
pessoa que tivesse a menor noção das causas do problema, instalei o
Red Hat. Em 20 min eu estava com a maquina ligada na rede.

Tem muito hardware que não funciona no Linux (como talvez seja o seu
modem, sua impressora ou sua webcam), mas isso é um problema do
hardware e não do Linux. Se você compra um carro e ninguém fabrica
peças para ele porque vende pouco, quer dizer que o carro é ruim? Não,
isso que dizer que você deve tomar cuidado ao comprar peças.

E tem mais, se acha que o mais difícil no ruindous é editar os
registros, agradeça a Deus! Porque você nunca teve problemas/desafios
com ele.

--
Bruno de Oliveira Schneider
http://www.dcc.ufla.br/~bruno/



Re: Script para backup local para local compactando arquivos e mantendo estruturas.

2006-04-28 Por tôpico Marcelo Luiz de Laia

Felipe Figueiredo wrote:

Outra coisa, não sei você, mas eu já tenho problemas demais com CD-Rs  
vagabundos  (com as minhas mp3 da época do napster e audiogalaxy) pra confiar 
em backup de coisa séria, compactando, e dividindo com split. Eu não faria 
isso, a menos que você só esteja pensando em usar esses DVDs por um ou dois 
meses. 
 



Isso me deixou de cabelos em pe, pois outro dia foi feito backup em DVDs 
(dois disco clones) e guardados como se fossem a maneira mais segura de 
ter copias de dados. Mas, pelo que voce esta falando, corremos o risco 
de perder tudo!!! O que voce recomendaria para a ralizacao de backup 
seguro e duradouro hoje em dia?


Em tempo: esses CDs ficam dentro de um case, em condições favoráveis de 
temperatura e umidade. E mesmo assim eles dão pau. 
 



Em quanto tempo mais ou menos voce estimaria a vida util deles?

Obrigado

--
Marcelo Luiz de Laia
Ph.D Candidate
São Paulo State University (http://www.unesp.br/eng/)
School of Agricultural and Veterinary Sciences
Department of  Technology
Via de Acesso Prof.Paulo Donato Castellane s/n
14884-900   Jaboticabal - SP - Brazil
Fone: +55-016-3209-2675
Cell: +55-016-97098526


--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Etch + XDM + Update = Problema (Resolvido).

2006-04-28 Por tôpico Gentil de Bortoli Júnior
-BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
Hash: SHA1

Gentil de Bortoli Júnior wrote:
 Pessoal, hoje cedo fiz a atualização do sistema e o XDM parou de
 funcionar.
 
 Verifiquei que o caminho antigo era /usr/bin/X11/xdm e agora é
 /usr/bin/xdm. Os arquivos de configuração (/etc/init.d/xdm e
 /etc/X11/default-display-manager) não foram atualizados.
 
 Modifiquei esses arquivos para refletir o novo caminho mas o XDM
 continua não querendo subir. Ainda estou lendo o xdm.log.

Bom, modifiquei mais duas coisas e agora parece estar normal de novo.
Editei o arquivo /etc/X11/xdm/Xservers para refletir a localização do
X e também criei um link de /usr/bin/xrdb apontando para
/usr/bin/X11/xrdb.

Se alguém tiver alguma dica a mais, avise. :)

[]s

- --
Gentil de Bortoli Júnior
Chave GPG: http://gentil.bortoli.com.br/gpg

There Is No Gene For The Human Spirit
-BEGIN PGP SIGNATURE-
Version: GnuPG v1.4.2.2 (GNU/Linux)

iD8DBQFEUhapR/xCJbtXupkRArUhAJwI8KCSGrC8M4js1oegRHOGtSHFrwCff9ZP
eMzDbZwIeX3kaqKaXkCl/nk=
=v+Rs
-END PGP SIGNATURE-


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: debian para multimidia e uso como desktop..

2006-04-28 Por tôpico hamacker

Olha, no trabalho utilizo debian, mas em casa eu uso o ubuntu.
No ubuntu, assisto divx/dvd/quicktime/... com mplayer e legendas 
perfeitas com suporte a utf-8 e iso. O mplayer roda até com o Xgl lá em 
casa. Idem para varios formatos de musica.


Com respeito a jogos, bem nesse caso eu uso Windows porque alguns jogos 
de minha preferencia so rodam lá (princeofpersia,rayman, maioria da 
ubisoft), mas lá no repositorio do ubuntu (multiverse) consta emuladores 
como o pcsx (playstation), stella (atari), atari800, 
nestra(nintendo),visualboyadvance, e xmame(arcade), zsnes (snes), dgen 
(megadrive), gngeo e outros. Achei pratico tambem o uso dum modulo para 
joystick de playstation ligado na paralela (embora nao use esse controle).
Enfim este é meu relato, se quiser experimentar o ubuntu (dapper) me 
peça em PVT que te envio meu source.list e um script pessoal dos pacotes 
que geralmente necessito após terminar a instalacao.


Usei debian por um certo tempo, mas nao é possivel viver de testing e 
unstable de forma ilimitada, uma hora ou outra os pacotes quebram ou 
programas deixam de funcionar e isso aos poucos vai irritando, 
atualmente debian para mim só stable mesmo. Até tentei voltar e 
refazer um teste para saber como as coisas andam e com a testing nao 
fiquei sequer 2 dias, nao sei que balaio de gato fizeram no kernel que 
ela nao bootou mais depois dum dist-upgrade (eu acho que foi o 
bootsplash ou algo por alí). Mas deu para notar que a testing tava em 
constante movimentacao e provavelmente fiz o dist-upgrade na hora errada 
e infelizmente nao era mais possivel outro dist-upgrade para corrigir o 
problema.


[]'s e espero que tenha sucesso.

Jose Tavares escreveu:

Pessoal, ninguem aqui na lista usa o debian dia e noite como OS
principal?

Voces nao usam ele para capturar videos, ver dvds, divx, etc??

Eu jah postei varias msgs nessa lista perguntando sobre recursos
normalmente usados pelo pessoal que vive em cima do debian e que
utiliza-o como desktop tambem e nao obtive resposta...

Alguns dos problemas que coloquei, eu acabei resolvendo depois de meses
pensando .. Um que lembro eh a questao de caracter encoding das legendas
do mplayer.. Po, ninguem aqui usa o mplayer? Po, ninguem percebeu que
alguns caracteres nas legendas como É e çã saiam completamente
errados no install padrao?

Ou eu sou louco ou sou o unico a prefirir ver filmes, usar OO, etc.. nos
meus debian unstable  :)

Parece que o pessoal aqui se concentra em usar a distro para
servidores..

Por exemplo, a maioria das threads rola sobre a Stable ou a BR-CCD..
Ninguem usa a Unstable? Eh a melhor para o desktop do dia a dia pq tem
as apps que sairam ontem..

Alguem aqui jah configurou um setup dual-head? Alguem aqui usa notebook
com setup dual-head? Quantos aqui tem note com hibernate/standby
funcionando 100%?
Isso tudo sao coisas q me interessam, mas que eu dificilmente
encontraria respostas para duvidas sobre esses temas nesta lista..

hehe, aqui tah meu manifesto.. Que os interessados neste uso gritem!! :)

E.. Ah, eu tou feliz.. Acertei na ultima madrugada o setup do meu
Libretto U100.. Agora alem do dual-head, ele tambem faz hibernate e
standby :) Ah, as legendas no mplayer tb rolam com o encoding correto e
o wifi foi tranquilo.. :)  Estou com uma duvida sobre o OO Impress..
Coloquei numa outra mensagem enviada a poucas horas...

[]
JA Tavares






--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Script para backup local para local compactando arquivos e mantendo estruturas.

2006-04-28 Por tôpico hamacker

Sim, já experimentei isso.
Parece que dá micose :) naquela membrana e vai mudando de coloração 
com o tempo.


Estou estudando uma forma melhor de comprar e armazenar estes discos, 
mas nao há muito que fazer, o mercado tá inundado de diversos 
fabricantes e as marcas ditas como nobre como hp são apenas oem, isto 
é, o verdadeiro fabricante por trás é uma generica CMC.


Marcelo Luiz de Laia escreveu:

Felipe Figueiredo wrote:

Outra coisa, não sei você, mas eu já tenho problemas demais com CD-Rs  
vagabundos  (com as minhas mp3 da época do napster e audiogalaxy) pra 
confiar em backup de coisa séria, compactando, e dividindo com split. 
Eu não faria isso, a menos que você só esteja pensando em usar esses 
DVDs por um ou dois meses.  



Isso me deixou de cabelos em pe, pois outro dia foi feito backup em DVDs 
(dois disco clones) e guardados como se fossem a maneira mais segura de 
ter copias de dados. Mas, pelo que voce esta falando, corremos o risco 
de perder tudo!!! O que voce recomendaria para a ralizacao de backup 
seguro e duradouro hoje em dia?


Em tempo: esses CDs ficam dentro de um case, em condições favoráveis 
de temperatura e umidade. E mesmo assim eles dão pau.  



Em quanto tempo mais ou menos voce estimaria a vida util deles?

Obrigado




--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: debian para multimidia e uso como desktop..

2006-04-28 Por tôpico Fábio Ramon

Eu uso debian unstable dia e noite e todo dia eu faço dist-upgrade.
De vez em quando uns pacotes quebram, é verdade. Como por exemplo, desde a
última instalação, não consegui instalar o azuerus e o drip.

O charset do sistema é UTF-8. E rodo o mplayer com legendas perfeitamente.
Eu mesmo compilei uma versão. (Acho que não tem mplayer compilado no 
repositório).
Não lembro de ter feito alguma alteração.

Tenho um notebook Toshiba com Phoenix BIOS. Já tentei de diversas formas fazer
hibernate/standby. Por ACPI, em standby o vídeo não volta e em hibernate não
aparece a opção de restaurar. Por APM, não funciona. E por software suspend, a
placa de rede de vez em qdo não volta e tenho q reiniciar (E tenho q usar o
driver de vídeo nv(open source) ao inves de nvidia, mas deixa o sistema um pouco
mais lento).

Não uso OO. Uso LaTeX. E WiFi tb foi fácil. Uso stella e zsnes e assisto 
muitos filmes.


Bem! Debian Unstable é o meu SO. Win apenas para jogar.
De um HD de 60GB, 40 GB é Debian.

-- 
Fábio Ramon

Jose Tavares escreveu em Fri Apr 28, 2006 at 02:35:59AM BRT:

 Pessoal, ninguem aqui na lista usa o debian dia e noite como OS
 principal?
 
 Voces nao usam ele para capturar videos, ver dvds, divx, etc??
 
 Eu jah postei varias msgs nessa lista perguntando sobre recursos
 normalmente usados pelo pessoal que vive em cima do debian e que
 utiliza-o como desktop tambem e nao obtive resposta...
 
 Alguns dos problemas que coloquei, eu acabei resolvendo depois de meses
 pensando .. Um que lembro eh a questao de caracter encoding das legendas
 do mplayer.. Po, ninguem aqui usa o mplayer? Po, ninguem percebeu que
 alguns caracteres nas legendas como É e çã saiam completamente
 errados no install padrao?
 
 Ou eu sou louco ou sou o unico a prefirir ver filmes, usar OO, etc.. nos
 meus debian unstable  :)
 
 Parece que o pessoal aqui se concentra em usar a distro para
 servidores..
 
 Por exemplo, a maioria das threads rola sobre a Stable ou a BR-CCD..
 Ninguem usa a Unstable? Eh a melhor para o desktop do dia a dia pq tem
 as apps que sairam ontem..
 
 Alguem aqui jah configurou um setup dual-head? Alguem aqui usa notebook
 com setup dual-head? Quantos aqui tem note com hibernate/standby
 funcionando 100%?
 Isso tudo sao coisas q me interessam, mas que eu dificilmente
 encontraria respostas para duvidas sobre esses temas nesta lista..
 
 hehe, aqui tah meu manifesto.. Que os interessados neste uso gritem!! :)
 
 E.. Ah, eu tou feliz.. Acertei na ultima madrugada o setup do meu
 Libretto U100.. Agora alem do dual-head, ele tambem faz hibernate e
 standby :) Ah, as legendas no mplayer tb rolam com o encoding correto e
 o wifi foi tranquilo.. :)  Estou com uma duvida sobre o OO Impress..
 Coloquei numa outra mensagem enviada a poucas horas...
 
 []
 JA Tavares
 
 
 
 -- 
 To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
 with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]
 



Re: debian para multimidia e uso como desktop..

2006-04-28 Por tôpico Fábio Ramon

Eu uso debian unstable dia e noite e todo dia eu faço dist-upgrade.
De vez em quando uns pacotes quebram, é verdade. Como por exemplo, desde a
última instalação, não consegui instalar o azuerus e o drip.

O charset do sistema é UTF-8. E rodo o mplayer com legendas perfeitamente.
Eu mesmo compilei uma versão. (Acho que não tem mplayer compilado no 
repositório).
Não lembro de ter feito alguma alteração.

Tenho um notebook Toshiba com Phoenix BIOS. Já tentei de diversas formas fazer
hibernate/standby. Por ACPI, em standby o vídeo não volta e em hibernate não
aparece a opção de restaurar. Por APM, não funciona. E por software suspend, a
placa de rede de vez em qdo não volta e tenho q reiniciar (E tenho q usar o
driver de vídeo nv(open source) ao inves de nvidia, mas deixa o sistema um pouco
mais lento).

Não uso OO. Uso LaTeX. E WiFi tb foi fácil. Uso stella e zsnes e assisto 
muitos filmes.


Bem! Debian Unstable é o meu SO. Win apenas para jogar.
De um HD de 60GB, 40 GB é Debian.

-- 
Fábio Ramon

Jose Tavares escreveu em Fri Apr 28, 2006 at 02:35:59AM BRT:

 Pessoal, ninguem aqui na lista usa o debian dia e noite como OS
 principal?
 
 Voces nao usam ele para capturar videos, ver dvds, divx, etc??
 
 Eu jah postei varias msgs nessa lista perguntando sobre recursos
 normalmente usados pelo pessoal que vive em cima do debian e que
 utiliza-o como desktop tambem e nao obtive resposta...
 
 Alguns dos problemas que coloquei, eu acabei resolvendo depois de meses
 pensando .. Um que lembro eh a questao de caracter encoding das legendas
 do mplayer.. Po, ninguem aqui usa o mplayer? Po, ninguem percebeu que
 alguns caracteres nas legendas como É e çã saiam completamente
 errados no install padrao?
 
 Ou eu sou louco ou sou o unico a prefirir ver filmes, usar OO, etc.. nos
 meus debian unstable  :)
 
 Parece que o pessoal aqui se concentra em usar a distro para
 servidores..
 
 Por exemplo, a maioria das threads rola sobre a Stable ou a BR-CCD..
 Ninguem usa a Unstable? Eh a melhor para o desktop do dia a dia pq tem
 as apps que sairam ontem..
 
 Alguem aqui jah configurou um setup dual-head? Alguem aqui usa notebook
 com setup dual-head? Quantos aqui tem note com hibernate/standby
 funcionando 100%?
 Isso tudo sao coisas q me interessam, mas que eu dificilmente
 encontraria respostas para duvidas sobre esses temas nesta lista..
 
 hehe, aqui tah meu manifesto.. Que os interessados neste uso gritem!! :)
 
 E.. Ah, eu tou feliz.. Acertei na ultima madrugada o setup do meu
 Libretto U100.. Agora alem do dual-head, ele tambem faz hibernate e
 standby :) Ah, as legendas no mplayer tb rolam com o encoding correto e
 o wifi foi tranquilo.. :)  Estou com uma duvida sobre o OO Impress..
 Coloquei numa outra mensagem enviada a poucas horas...
 
 []
 JA Tavares
 
 
 
 -- 
 To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
 with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]
 



Re: debian para multimidia e uso como desktop..

2006-04-28 Por tôpico Ronald Emerson Scherolt da Costa

Ola pessoal

Achei esta discussão muito boa Vamos lá:

1) Eu uso um Notebook AVERATEC AV5350HX-01, com DEBIAN TESTING
Funciona redondo Uso inclusive WIRELESS sem gambiarra nenhuma...
De forma nativa mesmo...

2) Meu notebook é modesto, com 512, e gravador de DVD. Sua placa de
vídeo e som não são lá estas coca-colas (ou pepsi)... mas funcionam
muito bem...

3) Quanto a vídeos e outras coisas relacionadas a usuários, uso
normalmente, vídeo, DIVX, legendas, usando XINE tem o VLC
também... sem falar no XMMS...

4) Estarei colocando um HOWTO do que uso no meu NOTE para ajudar outros...

5) Quem estiver interessado em montar um HOWTO sobre algum tema com
LINUX e nao tiver onde publicar me envie, que estou montando um
pequeno portal chamado TUDINHO LIVRE... e posso postar na net.

6) Quem estiver interessado em participar de um projeto com
MULTITERMINAIS LINUX pode encontrar informações aqui...

http://www.scherolt.homelinux.org/multilinux


E vamos tocar o Debian GNU/LINUX para DESKTOPs. Afinal para quem
fala de UBUNTU, vale lembrar que ele no fundo vem do Debian..


Obrigado

RONALD

Em 28/04/06, hamacker[EMAIL PROTECTED] escreveu:

Olha, no trabalho utilizo debian, mas em casa eu uso o ubuntu.
No ubuntu, assisto divx/dvd/quicktime/... com mplayer e legendas
perfeitas com suporte a utf-8 e iso. O mplayer roda até com o Xgl lá em
casa. Idem para varios formatos de musica.

Com respeito a jogos, bem nesse caso eu uso Windows porque alguns jogos
de minha preferencia so rodam lá (princeofpersia,rayman, maioria da
ubisoft), mas lá no repositorio do ubuntu (multiverse) consta emuladores
como o pcsx (playstation), stella (atari), atari800,
nestra(nintendo),visualboyadvance, e xmame(arcade), zsnes (snes), dgen
(megadrive), gngeo e outros. Achei pratico tambem o uso dum modulo para
joystick de playstation ligado na paralela (embora nao use esse controle).
Enfim este é meu relato, se quiser experimentar o ubuntu (dapper) me
peça em PVT que te envio meu source.list e um script pessoal dos pacotes
que geralmente necessito após terminar a instalacao.

Usei debian por um certo tempo, mas nao é possivel viver de testing e
unstable de forma ilimitada, uma hora ou outra os pacotes quebram ou
programas deixam de funcionar e isso aos poucos vai irritando,
atualmente debian para mim só stable mesmo. Até tentei voltar e
refazer um teste para saber como as coisas andam e com a testing nao
fiquei sequer 2 dias, nao sei que balaio de gato fizeram no kernel que
ela nao bootou mais depois dum dist-upgrade (eu acho que foi o
bootsplash ou algo por alí). Mas deu para notar que a testing tava em
constante movimentacao e provavelmente fiz o dist-upgrade na hora errada
e infelizmente nao era mais possivel outro dist-upgrade para corrigir o
problema.

[]'s e espero que tenha sucesso.

Jose Tavares escreveu:
 Pessoal, ninguem aqui na lista usa o debian dia e noite como OS
 principal?

 Voces nao usam ele para capturar videos, ver dvds, divx, etc??

 Eu jah postei varias msgs nessa lista perguntando sobre recursos
 normalmente usados pelo pessoal que vive em cima do debian e que
 utiliza-o como desktop tambem e nao obtive resposta...

 Alguns dos problemas que coloquei, eu acabei resolvendo depois de meses
 pensando .. Um que lembro eh a questao de caracter encoding das legendas
 do mplayer.. Po, ninguem aqui usa o mplayer? Po, ninguem percebeu que
 alguns caracteres nas legendas como É e çã saiam completamente
 errados no install padrao?

 Ou eu sou louco ou sou o unico a prefirir ver filmes, usar OO, etc.. nos
 meus debian unstable  :)

 Parece que o pessoal aqui se concentra em usar a distro para
 servidores..

 Por exemplo, a maioria das threads rola sobre a Stable ou a BR-CCD..
 Ninguem usa a Unstable? Eh a melhor para o desktop do dia a dia pq tem
 as apps que sairam ontem..

 Alguem aqui jah configurou um setup dual-head? Alguem aqui usa notebook
 com setup dual-head? Quantos aqui tem note com hibernate/standby
 funcionando 100%?
 Isso tudo sao coisas q me interessam, mas que eu dificilmente
 encontraria respostas para duvidas sobre esses temas nesta lista..

 hehe, aqui tah meu manifesto.. Que os interessados neste uso gritem!! :)

 E.. Ah, eu tou feliz.. Acertei na ultima madrugada o setup do meu
 Libretto U100.. Agora alem do dual-head, ele tambem faz hibernate e
 standby :) Ah, as legendas no mplayer tb rolam com o encoding correto e
 o wifi foi tranquilo.. :)  Estou com uma duvida sobre o OO Impress..
 Coloquei numa outra mensagem enviada a poucas horas...

 []
 JA Tavares





--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]





--

--
Ronald Emerson Scherolt da Costa
--
Adminstrador de Redes Linux
Centro de Desenvolvimento de Sistemas do Exército
Bacharel em Sistemas de 

Re: OT: Ipod - Para o China...

2006-04-28 Por tôpico Still
* Konnichiwa Marcio de Araujo Benedito-sama:
 
 Só para corroborar com o que eu disse:
 
 
 **inicio*
 
 http://www2.uol.com.br/macpress/noticias/c035s04649.shtml
 
 ***fim***
 
 
 Tiraram suas conclusões ??
 Esta segunda noticia diz que se eu baixei a música num emula da vida e
 pus no ipod, ou ripper meu cd e pus no ipod, eu posso ser localizado e
 processado por isso.
 Volto a afirmar, cada um faz o que quiser de seu dinheiro. Mas eu não
 aconselho comprar ipod!

Interessante essas duas reportagens que vc mandou. :)
De qualquer forma, só tenho o rwindows no notebook, mesmo assim 
pq é licenciado e pq o driver do leitor de cartões ainda não está maduro 
o suficiente.
Naum uso o iTunes mesmo e, na licença do iPod, não há nenhuma
restrição sobre usar outros programas, mesmo pq quando vc pluga o iPod
no Linux, ele é montado como um pendrive.
Depois eu vejo no site da Apple sobre usar outros programas para
acessar o iPod.
Ah sim!! Veja os stress tests feitos no iPod:
http://arstechnica.com/reviews/hardware/nano.ars/3

Outra coisa que eu gostei no iPod é que eu o coloquei em
Japonês. :)

[]'s,

Still
--
Nelson Luiz Campos  .''`. | I hear; I forget.
Engenheiro Eletricista : :'  :| I see; I remember.
Linux User #89621 UIN 11464303 `. `'` | I do; I understand.
gpgID: 55577339 Skype Still_by_Still `-   | Chinese Proverb


signature.asc
Description: Digital signature


Backup

2006-04-28 Por tôpico Eduardo Lopes

Alguém conhece algum software de backup que tenha restore e seja via web ?
Estou tentando o Backuppc mas ta meio dificil de faze ele funfa, se
alguém conhecer algum outro. manda o nome ai.

Valeu



HD SATA + Kernel 2.6

2006-04-28 Por tôpico Rodrigo Otavio van den Berg Maia

  Salvem senhores,


  Conforme e-mail enviado por mim mesmo há muito tempo atrás, tive 
problemas para fazer a instalação do Debian Sarge em meu computador, com 
controladora SATA nvidia e kernel 2.6.8;


  Conforme havia prometido, quando houvesse achado uma solução 
postaria pra a lista:


  Baixei o iso do cd de netinst da versão testing, no endereço
  
http://cdimage.debian.org/cdimage/etch_di_beta2/i386/iso-cd/debian-testing-i386-netinst.iso


  Veio com o kernel 2.6.15 e o hd foi reconhecido logo no 
particionamento dos discos, o que não havia ocorrido com o kernel 2.6.8


  Espero que ajude quem tiver esse tipo de problema.

  []'s Rodrigo



--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Fácil mesmo? Será?

2006-04-28 Por tôpico Ivo Santos Cavalcante Carneiro
Na última edição do Fisl7 ajudei a comunidade do Debian-BR-CDD 
adquirindo o CD e estou tentando fazer investidas para começar como 
usuário doméstico para posteriormente arriscar coisas mais ousadas.


Boa iniciativa!

A dificuldade está logo no começo: O Debian reconheceu basicamente todos 
meus hardwares, com exceção do modem conexant. Já postei pedindo auxílio 
a comunidade, me indicaram sites, arquivos, bem bacana... mas não 
consigo fazer funcionar. Sempre diz que não há pacotes a serem 
instalados, modificados ou removidos depois que, como root, digito: 
#aptitude install pacote_modem.deb.


Tenho um modem desse aqui. Costumava funcionar bem (melhor que no 
Windows) quando eu o usava. Depois que contratei banda larga, parei de 
usar, mas acho que posso ajudá-lo nisso - em um kernel série 2.4, ao 
menos, que era o que eu usava na época.


Também vejo enormes problemas para instalar um simples aplicativo que no 
concorrente é apenas dar o famoso e patenteado 'duplo clique' no 
executável e, 'pimba', instalado e configurado!


Hm... Como foi dito, isso é uma questão de conceitos. De fato, 
não é muito comum 'duplo clique setup.exe' no ambiente Linux. A 
principal razão, no meu ponto de vista, é que Windows e Linux utilizam 
conceitos bem diferentes no tocante à instalação de software.


No Windows, você obtém o software do fornecedor, que disponibiliza um 
instalador no já famoso padrão 'Avançar, avançar, Launch!!'. Isso é o 
que você está habituado.


O mundo Linux usa um conceito diferente. Quando você escolhe uma 
distribuição, é fortemente incentivado a utilizar os mecanismos de 
instalação/configuração de software adotados pela por ela. Traduzindo: 
se você quer instalar OpenOffice, Mozilla ou qualquer outra coisa, você 
deve procurar primeiro os pacotes disponíveis na SUA distribuição ao 
invés dos disponibilizados pelo fornecedor. Você garante, dessa forma, 
que os procedimentos de instalação foram testados e planejados para 
encaixarem-se bem no seu sistema, sem quebrar nada. Isso não acontece no 
Windows, onde cada fornecedor faz o que bem entende.


Pra instalar software no Linux, então, você precisa aprender a manipular 
o mecanismo gerenciador de pacotes da sua distribuição. Se ela usa duplo 
clique, avançar ou linha de comando, é uma questão de opção. Escolha a 
distribuição que mais lhe agrada.


Obviamente, você não está restrito aos pacotes de software disponíveis 
na sua distribuição; é possível instalar aplicativos 'de fora'. A 
maioria deles, porém, não utiliza interface padrão Windows, devido a 
restrições de segurança - não é muito comum nem recomendado utilizar 
ambiente gráfico como super-usuário - ou portabilidade, já que estamos 
falando software construído com o ideal de liberdade em mente, o que 
implica portabilidade - livre escolha de plataforma (Intel, Mac, etc.) . 
Aí fica complicado mesmo, por isso a preferência pelos pacotes da 
distribuição.


Será que é mesmo fácil ser usuário de Linux? Tudo bem que minha mente 
está 'bitolada' ao Windows, com as facilidades e tudo mais, mas porque 
ser tão difícil instalar aplicativos? Fazer uma impressora funcionar? 
Fazer minha câmera digital que também tem WebCam funcionar? Porquê? 
porquê? porquê?


Escolha uma outra distribuição, mais orientada a desktop. Tente o 
Ubuntu, acho que você vai gostar. Além do mais, é Debian-based. Detalhe: 
Ubuntu não é Debian, é baseado nela (não quero flames  :-) ) !!!



Abraços,
Ivo Cavalcante


--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: HD SATA + Kernel 2.6

2006-04-28 Por tôpico Claudio Penasio Junior

Olá...

fiz o mesmo, e também funcionou, o problema é que o cdrom agora não
existe, no dmesg ele indica que achou e depois informa  ignoring
device.

é um notebook Dell latitude 510 HD SATA CDRW e DVDROM.

outra coisa que continua um mistério no sarge é o pendrive usb 2.0



On 4/28/06, Rodrigo Otavio van den Berg Maia
[EMAIL PROTECTED] wrote:

   Salvem senhores,


   Conforme e-mail enviado por mim mesmo há muito tempo atrás, tive
problemas para fazer a instalação do Debian Sarge em meu computador, com
controladora SATA nvidia e kernel 2.6.8;

   Conforme havia prometido, quando houvesse achado uma solução
postaria pra a lista:

   Baixei o iso do cd de netinst da versão testing, no endereço

http://cdimage.debian.org/cdimage/etch_di_beta2/i386/iso-cd/debian-testing-i386-netinst.iso

   Veio com o kernel 2.6.15 e o hd foi reconhecido logo no
particionamento dos discos, o que não havia ocorrido com o kernel 2.6.8

   Espero que ajude quem tiver esse tipo de problema.

   []'s Rodrigo



--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]





--
Claudio Penasio Junior
[EMAIL PROTECTED]
http://www.lsi.usp.br/~penasio



Re: OT: Ipod - Para o China...

2006-04-28 Por tôpico João Olavo

Naum uso o iTunes mesmo e, na licença do iPod, não há nenhuma
restrição sobre usar outros programas, mesmo pq quando vc pluga o iPod
no Linux, ele é montado como um pendrive.


Still,
Desculpa minha ignorância no assunto iPod, mas não eh possível
transferir um arquivo de um iPod para o computador, certo?
Quando vc diz que ele eh montado como um pendrive, isso que dizer q vc
pode colocar e tirar arquivos do aparelho??

Valeu!!
--
João Olavo
NCD - Núcleo de Cidadania Digital
www.ncd.ufes.br



Re: OT: Ipod - Para o China...

2006-04-28 Por tôpico Still
* Konnichiwa João Olavo-sama:
 
 Still,
 Desculpa minha ignorância no assunto iPod, mas não eh possível
 transferir um arquivo de um iPod para o computador, certo?
 Quando vc diz que ele eh montado como um pendrive, isso que dizer q vc
 pode colocar e tirar arquivos do aparelho??

Exatamente isso. Montei aqui agora para confirmar e posso pegar
a música em mp3 do meu iPod numa boa.
O grande problema é que o gtkPod muda o nome do arquivo para
gtkpod.mp3 :)
Ah sim!!! Eu só testei com o meu iPod Nano. Não sei se os outros
funcionam da mesma forma.

[]'s,

Still
--
Nelson Luiz Campos  .''`. | I hear; I forget.
Engenheiro Eletricista : :'  :| I see; I remember.
Linux User #89621 UIN 11464303 `. `'` | I do; I understand.
gpgID: 55577339 Skype Still_by_Still `-   | Chinese Proverb


signature.asc
Description: Digital signature


servidores de listas

2006-04-28 Por tôpico Daniel Farias
Gostaria de saber nomes de alguns servidores de listas disponiveis 
lógicos free.
Pois estou usando um pago e gostaria de fazer a migração para um free, 
tenho uns 50.000 usários ou seja tem quer usn bons.




--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Fácil mesmo? Será?

2006-04-28 Por tôpico RicardoFunke

quanto ao modem, apartir da versão breezy do ubuntu talvez te ajude

tente instalando o pacote sl-modem-daemon

faça o download desse pacote e instale ele via dpkg

# dpkg -i sl-modem-daemon

2006/4/28, Ivo Santos Cavalcante Carneiro [EMAIL PROTECTED]:

 Na última edição do Fisl7 ajudei a comunidade do Debian-BR-CDD
 adquirindo o CD e estou tentando fazer investidas para começar como
 usuário doméstico para posteriormente arriscar coisas mais ousadas.

Boa iniciativa!

 A dificuldade está logo no começo: O Debian reconheceu basicamente todos
 meus hardwares, com exceção do modem conexant. Já postei pedindo auxílio
 a comunidade, me indicaram sites, arquivos, bem bacana... mas não
 consigo fazer funcionar. Sempre diz que não há pacotes a serem
 instalados, modificados ou removidos depois que, como root, digito:
 #aptitude install pacote_modem.deb.

Tenho um modem desse aqui. Costumava funcionar bem (melhor que no
Windows) quando eu o usava. Depois que contratei banda larga, parei de
usar, mas acho que posso ajudá-lo nisso - em um kernel série 2.4, ao
menos, que era o que eu usava na época.

 Também vejo enormes problemas para instalar um simples aplicativo que no
 concorrente é apenas dar o famoso e patenteado 'duplo clique' no
 executável e, 'pimba', instalado e configurado!

Hm... Como foi dito, isso é uma questão de conceitos. De fato,
não é muito comum 'duplo clique setup.exe' no ambiente Linux. A
principal razão, no meu ponto de vista, é que Windows e Linux utilizam
conceitos bem diferentes no tocante à instalação de software.

No Windows, você obtém o software do fornecedor, que disponibiliza um
instalador no já famoso padrão 'Avançar, avançar, Launch!!'. Isso é o
que você está habituado.

O mundo Linux usa um conceito diferente. Quando você escolhe uma
distribuição, é fortemente incentivado a utilizar os mecanismos de
instalação/configuração de software adotados pela por ela. Traduzindo:
se você quer instalar OpenOffice, Mozilla ou qualquer outra coisa, você
deve procurar primeiro os pacotes disponíveis na SUA distribuição ao
invés dos disponibilizados pelo fornecedor. Você garante, dessa forma,
que os procedimentos de instalação foram testados e planejados para
encaixarem-se bem no seu sistema, sem quebrar nada. Isso não acontece no
Windows, onde cada fornecedor faz o que bem entende.

Pra instalar software no Linux, então, você precisa aprender a manipular
o mecanismo gerenciador de pacotes da sua distribuição. Se ela usa duplo
clique, avançar ou linha de comando, é uma questão de opção. Escolha a
distribuição que mais lhe agrada.

Obviamente, você não está restrito aos pacotes de software disponíveis
na sua distribuição; é possível instalar aplicativos 'de fora'. A
maioria deles, porém, não utiliza interface padrão Windows, devido a
restrições de segurança - não é muito comum nem recomendado utilizar
ambiente gráfico como super-usuário - ou portabilidade, já que estamos
falando software construído com o ideal de liberdade em mente, o que
implica portabilidade - livre escolha de plataforma (Intel, Mac, etc.) .
Aí fica complicado mesmo, por isso a preferência pelos pacotes da
distribuição.

 Será que é mesmo fácil ser usuário de Linux? Tudo bem que minha mente
 está 'bitolada' ao Windows, com as facilidades e tudo mais, mas porque
 ser tão difícil instalar aplicativos? Fazer uma impressora funcionar?
 Fazer minha câmera digital que também tem WebCam funcionar? Porquê?
 porquê? porquê?

Escolha uma outra distribuição, mais orientada a desktop. Tente o
Ubuntu, acho que você vai gostar. Além do mais, é Debian-based. Detalhe:
Ubuntu não é Debian, é baseado nela (não quero flames  :-) ) !!!


Abraços,
Ivo Cavalcante


--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]






fstab do testing

2006-04-28 Por tôpico Marcelo Luiz de Laia

Pessoal,

Alguem poderia me enviar, ou me dar o caminho das pedras pra conseguir, 
o /etc/fstab do testing? Eu precisaria da versao mais recente, pois eu 
to com o kernel 2.6.15 e notei algo de diferente. O meu intuito e fazer 
uma comparacao.


Obrigado

--
Marcelo Luiz de Laia
Ph.D Candidate
São Paulo State University (http://www.unesp.br/eng/)
School of Agricultural and Veterinary Sciences
Department of  Technology
Via de Acesso Prof.Paulo Donato Castellane s/n
14884-900   Jaboticabal - SP - Brazil
Fone: +55-016-3209-2675
Cell: +55-016-97098526


--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



squirrelmail x proxy reverso

2006-04-28 Por tôpico Listas
   Olá a Todos,

No meu Debian Sarge, ao colocar um squirrelmail para funcionar debaixo
de um proxy reverso (apache 2.0.47) numa seção SSL toda vez que envio um
e-mail, o e-mail é enviado normalmente, mas a pina seguinte não é
mostrada dando erro 404.

Minha conf de proxy reverso é:

VirtualHost xxx.xxx.xxx.xxx:443
   SSLProxyEngine on
   ServerAdmin [EMAIL PROTECTED]
   ServerName webmail.foo.br
   ProxyPass / https://webmail.foo.br/
   ProxyPassReverse / https://webmail.foo.br/
   Redirect Permanent / https://webmail.foo.br/
   ErrorLog logs/webmail-https-error_log
   CustomLog logs/webmail-https-access_log common
/VirtualHost

Algo mais pode ser acrescentado para resolver o problema? No log nenhum
erro aparece.

Agradeço desde já,

--  
Gustavo Lima


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Script para backup local para local compactando arquivos e mantendo estruturas.

2006-04-28 Por tôpico Vinicius

hamacker escreveu:

Sim, já experimentei isso.
Parece que dá micose :) naquela membrana e vai mudando de coloração 
com o tempo.


Estou estudando uma forma melhor de comprar e armazenar estes discos, 
mas nao há muito que fazer, o mercado tá inundado de diversos 
fabricantes e as marcas ditas como nobre como hp são apenas oem, 
isto é, o verdadeiro fabricante por trás é uma generica CMC.


Marcelo Luiz de Laia escreveu:

Felipe Figueiredo wrote:

Outra coisa, não sei você, mas eu já tenho problemas demais com 
CD-Rs  vagabundos  (com as minhas mp3 da época do napster e 
audiogalaxy) pra confiar em backup de coisa séria, compactando, e 
dividindo com split. Eu não faria isso, a menos que você só esteja 
pensando em usar esses DVDs por um ou dois meses. 


Isso me deixou de cabelos em pe, pois outro dia foi feito backup em 
DVDs (dois disco clones) e guardados como se fossem a maneira mais 
segura de ter copias de dados. Mas, pelo que voce esta falando, 
corremos o risco de perder tudo!!! O que voce recomendaria para a 
ralizacao de backup seguro e duradouro hoje em dia?


Em tempo: esses CDs ficam dentro de um case, em condições favoráveis 
de temperatura e umidade. E mesmo assim eles dão pau. 


Em quanto tempo mais ou menos voce estimaria a vida util deles?

Obrigado





Eu particularmente considero a fita magnética mais confiável que CD/DVD.

CDs e DVDs devem ser guardados longe da luz, calor e umidade. Um freezer 
ou geladeira é uma boa opção. Guarde os CDs em sacos do tipo ziplock, se 
possível com um saquinho de silica gel, bem fechados (pode-se utilizar 
um saco dentro de outro, para garantir)


Vinicius


--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Fácil mesmo? Será?

2006-04-28 Por tôpico André Casteliano
-BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
Hash: SHA1

Andre Luis Beckel Flor escreveu:
 Olá comunidade!!!

 Meu nome é André Luis, tenho 29 anos, sou casado, não tenho filhos,
 trabalho com suporte técnico tanto de hw quanto de sw há mais de 10 anos
 na plataforma Windows.

Usuário avançado de Windows.

 Desde a época do conectiva4 venho tentando, uma vez ou outra entender
 melhor a estrutura Unix/Linux, mas há barreiras muito fortes!

Nos últimos 3 anos em particular o linux deu um salto de qualidade
incrível no tocante a desktop e usuários comuns.

 Na última edição do Fisl7 ajudei a comunidade do Debian-BR-CDD
 adquirindo o CD e estou tentando fazer investidas para começar como
 usuário doméstico para posteriormente arriscar coisas mais ousadas.

Ótimo. Começou bem.

 Também vejo enormes problemas para instalar um simples aplicativo que no
 concorrente é apenas dar o famoso e patenteado 'duplo clique' no
 executável e, 'pimba', instalado e configurado!

O Windows e o linux utilizam de paradigmas diferentes no tocante à
instalação de programas.
Ouso dizer que ainda falta muito pro Windows ficar num nível perto do
linux nessa área.
No mundo debian em particular chega a ser ridículo:
Abre o synaptic (ou outro gerenciador de pacotes de sua preferência) faz
uma busca pelo que você precisa (e.g. html editor) escolhe um na lista
apresentada e manda instalar. O próprio sistema do apt resolve o
restante pra você instalando qualquer dependência que esteja faltando ou
removendo de sua máquina qualquer outro programa que possa gerar
conflito com o que está sendo instalado. Se houvesse algo assim no
Windows com certeza não seria necessário formatar a máquina e
reinstalá-lo a cada 6 meses :)

 Será que é mesmo fácil ser usuário de Linux? Tudo bem que minha mente
 está 'bitolada' ao Windows, com as facilidades e tudo mais, mas porque
 ser tão difícil instalar aplicativos? Fazer uma impressora funcionar?
 Fazer minha câmera digital que também tem WebCam funcionar? Porquê?
 porquê? porquê?

Bom. Você tocou num ponto interessante. Apesar do excelente esforço que
a comunidade faz para suportar todo e qualquer hardware lançado ainda
vão existir casos onde ninguém fez ainda (leia bem, _ainda_) um driver
para o seu dispositivo. Eu particularmente nunca tive um hardware que
não funcionasse em linux e olha que eu já usei tanto hw esquisito de
marcas as mais diferentes possíveis.

Quando você se encontrar numa situação dessas, procure o google. Ele é
seu amigo. Em último caso, substitua o hardware. Eu atualmente não
compro nada que não tenha _bom_ suporte em ambiente linux. Desconfie de
fabricantes que ainda hoje ignoram esse mercado enorme.

 Não peço uma cópia 'livre' do Windows, mas sim um sistema operacional de
 fácil acesso aos usuários, mesmo tendo a infinidade de opções que o
 Linux nos mostra!

Você tem uma versão do Debian-BR-CDD. Excelente distro, bem nos moldes
Debian, uso aqui em 1 das máquinas. Mas vou lhe indicar a instalação de
algo mais recente: Ubuntu dapper.

Apesar do BR-CDD ter sido lançado agora (durante o fisl como você mesmo
viu) ele é baseado no debian testing pelo que eu sei. O Dapper é mais
novo e tem um suporte a hw simplesmente fantástico.

Como você é usuário avançado de Windows e parece ter uma mente aberta
irei lhe indicar um artigo, do Ricardo Bánffy, leia:

http://webinsider.uol.com.br/vernoticia.php/O_Windows_esta_o_pronto_para_o_usuario_experiente_/id/2765

[]´s

André Casteliano
-BEGIN PGP SIGNATURE-
Version: GnuPG v1.4.2.2 (GNU/Linux)
Comment: Using GnuPG with Mozilla - http://enigmail.mozdev.org

iD4DBQFEUop8SpUHn5dk1WARAhysAJ4jpFIqDb1+AuWTKNPLpCwTGtpSEQCYnOU8
16BXUSDsN4QBQfuBs0/1yQ==
=y97b
-END PGP SIGNATURE-


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Script para backup local para local compactando arquivos e mantendo estruturas.

2006-04-28 Por tôpico hamacker
Depende de que tipo de magnetismo estamos falando, se estivermos falando 
magneto-optical semelhante ao zip drive eu diria OK, mas se estamos 
falando de magnetico mais comum semelhante as DAT eu diria depende, é 
muito comum depois de um tempo de uso duma unidade DAT ela sair de 
alinhamento (igual a unidade de floppy) e quando isso ocorre as DATs sao 
lidas/recuparadas 100% do que foi criadas nelas, mas se voce pegar seu 
tape e levar para outra unidade é pouco provavel conseguir restaurar 
100%. Resumindo, a unidade DAT não é lá tão transportável de unidade 
para unidade e não é qualquer programa que pode ser usado. Nisso as DLTs 
sao melhores por serem transportaveis


As DATs tem seu disco (tape) até barato, o custo por MB é equivalente ao 
DVD, porém a unidade DAT é em torno de R$ 4.000,00 enquanto a unidade 
DVD custa dez vezes menos. Por aqui, as DATs sao guardadas num cofre 
especial e mesmo assim tapes de 4 anos atras começam a ter problemas, 
tem tape que voce precisa passar 2 vezes o tape de autolimpeza porque 
antes de chegar a metade do caminho já sujou o cabeçote de leitura. 
Então, tudo depende mesmo é do custo/beneficio. As DLTs ainda são muito 
caras, uma única unidade de 80GB duma DLT tem valor equivalente ou maior 
que um disco 120G!


[]'s

Vinicius escreveu:


Eu particularmente considero a fita magnética mais confiável que CD/DVD.

CDs e DVDs devem ser guardados longe da luz, calor e umidade. Um freezer 
ou geladeira é uma boa opção. Guarde os CDs em sacos do tipo ziplock, se 
possível com um saquinho de silica gel, bem fechados (pode-se utilizar 
um saco dentro de outro, para garantir)



--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Monitorando 2 placas de rede com MRTG

2006-04-28 Por tôpico leo_jfa
Caros,
o MRT monitora mais de uma interface de rede, pois tenho 2 interfaces na minha 
maquina e mesmo setando ele para
monitorar as 2 ele monitora apenas 1 abaixo segue a linha de comando que estou 
usando:

eth0:
cfgmaker --global 'WorkDir: /root/teste' --global 'Options[_]: bits,growright' 
--global 'language: Brasilian'
--interfaces --global 'RunAsDaemon:Yes' --output /root/teste/192.168.55.1.cfg 
[EMAIL PROTECTED]

eth1:
cfgmaker --global 'WorkDir: /root/teste' --global 'Options[_]: bits,growright' 
--global 'language: Brasilian'
--interfaces --global 'RunAsDaemon:Yes' --output /root/teste/10.0.12.101.cfg 
[EMAIL PROTECTED]

A placa que esta ligada a rede e a eth1 ele gera os graficos para a a eht0 sem 
propblemas mas os dados sao da
eth, inclusive quando acesso o grafico da eth0 onde esta definido o ip esta o 
ip da eth1. Existe alguma
possibilidade de fazer o mrtg monitorar mais de 1 interface, pois tenho que 
coloca-lo em um servidor q possui 4
placas de rede.

Att

Leandro



Re: Fácil mesmo? Será?

2006-04-28 Por tôpico Leonardo José Nunes

Caro Andre,

Minha situação é parecida com a sua. Trabalhei durante muitos anos com o 
software propietário e suas facilidades (2 cliques e tal), drivers 
perfeitos, etc... Quando conheci o GNU/Linux, descobri que estas 
facilidades eram, na verdade, uma necessidade do código proprietário. Ou 
seja, quanto menos você precisa configurar algo, menos você saberá sobre 
seu funcionamento e mais dependente você se tornará dele.


No Linux acontece exatamente o contrário. Os programas são configurados 
através de scripts e, na sua maioria, têm o código fonte disponível para 
que outros programadores possam melhorá-los(coisa impensável no software 
proprietário). Ou seja, quando você está usando seu Debian com interface 
gráfica, Open Office e tudo mais, você está usufruindo do trabalho de 
milhares de pessoas, de graça e legalmente.


É comum que novos usuários se sintam frustrados por não conseguir usar o 
novo sistema no mesmo nível que utilizavam o antigo. Mas, isso dura até 
perceberem que o Linux tem uma filosofia diferente. Aqui as pessoas 
compartilham problemas e soluções, lá as pessoas lamentam os problemas e 
compram(ou não) as soluções prontas.


Lembre-se, a maior parte do hardware que você está usando foi fabricado 
exclusivamente para o uso com o software proprietário. Os que foram 
detectados, se devem ao trabalho de alguém que provavelmente teve um 
problema igual ao seu, decidiu portar os drivers para o Linux e 
compartilhou com a comunidade.


Tenha paciência, renda-se aos poderes do senhor root, procure resolver 
seus problemas um a um e com certeza você será nomeado senhor do seu 
sistema.


Um abraço, Leonardo José Nunes.


Andre Luis Beckel Flor escreveu:


Olá comunidade!!!

Meu nome é André Luis, tenho 29 anos, sou casado, não tenho filhos, 
trabalho com suporte técnico tanto de hw quanto de sw há mais de 10 
anos na plataforma Windows.


Aprendi muita coisa ao longo desses anos. Desde o mais simples (criar 
atalhos) até o mais complexo (editar os registros do Windows), bem 
como todos os tipos de configuração da parte física do PC.


Desde a época do conectiva4 venho tentando, uma vez ou outra entender 
melhor a estrutura Unix/Linux, mas há barreiras muito fortes!


Na última edição do Fisl7 ajudei a comunidade do Debian-BR-CDD 
adquirindo o CD e estou tentando fazer investidas para começar como 
usuário doméstico para posteriormente arriscar coisas mais ousadas.


A dificuldade está logo no começo: O Debian reconheceu basicamente 
todos meus hardwares, com exceção do modem conexant. Já postei pedindo 
auxílio a comunidade, me indicaram sites, arquivos, bem bacana... mas 
não consigo fazer funcionar. Sempre diz que não há pacotes a serem 
instalados, modificados ou removidos depois que, como root, digito: 
#aptitude install pacote_modem.deb.


Também vejo enormes problemas para instalar um simples aplicativo que 
no concorrente é apenas dar o famoso e patenteado 'duplo clique' no 
executável e, 'pimba', instalado e configurado!


Será que é mesmo fácil ser usuário de Linux? Tudo bem que minha mente 
está 'bitolada' ao Windows, com as facilidades e tudo mais, mas porque 
ser tão difícil instalar aplicativos? Fazer uma impressora funcionar? 
Fazer minha câmera digital que também tem WebCam funcionar? Porquê? 
porquê? porquê?


Não peço uma cópia 'livre' do Windows, mas sim um sistema operacional 
de fácil acesso aos usuários, mesmo tendo a infinidade de opções que o 
Linux nos mostra!


___
André Luis Beckel Flor
MSN Messenger:
[EMAIL PROTECTED]




--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



gnome

2006-04-28 Por tôpico Poch
bom galera, to precisando ver as aplicações que sao iniciadas junto com o
Gnome, kero desabilitar algumas e habilitar outras.
como eu faço?
to usando o Ubuntu


-
DIN - WebMail.
http://www.din.uem.br/


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Trustee

2006-04-28 Por tôpico Ivo Santos Cavalcante Carneiro

Olá, pessoas!

Alguém que já usou o Trustee poderia compartilhar a experiência comigo? 
Tenho um problema com permissões de diretórios/arquivos que ele 
resolveria facilmente, mas gostaria de obter mais informações, de 
usuários que já o utilizaram (ou utilizam).



Abraços,
Ivo Cavalcante


--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Erro na compilação do Postgresql 8.1.3

2006-04-28 Por tôpico Flávio Barros
Senhores, estou tendo problemas na compilao do postgresql.
Compilei em uma mquina hoje pela manh e no tive
problemas mas ao tentar compilar aqui em casa aparce a mesagem de erro abaixo.
Estou com todos os prerequisitos. Alguma idia ?
Ah, o tal do gmake  na verdade um link para o make,
certo ?	 	 	 	 	 	 	 	 	   : multiple definition of `__i686.get_pc_thunk.bx' 
../ecpglib/typename.o(.gnu.linkonce.t.__i686.get_pc_thunk.bx+0x0): first
defined here  collect2: ld returned 1 exit status  make[4]: *** [ecpg] Error 1 
make[4]: Leaving directory
`/opt/source/postgresql-8.1.3/src/interfaces/ecpg/preproc' 
make[3]: *** [all] Error 2

make[3]: Leaving directory
`/opt/source/postgresql-8.1.3/src/interfaces/ecpg' 
make[2]: *** [all] Error 2

make[2]: Leaving directory
`/opt/source/postgresql-8.1.3/src/interfaces'  make[1]: *** [all] Error 2 
make[1]: Leaving directory
`/opt/source/postgresql-8.1.3/src'  make: *** [all] Error 2




problemas na lista debian

2006-04-28 Por tôpico iraziel

Olá pessoal,

Assisti a discussão sobre os possiveis motivos de alguns nao estarem 
conseguindo enviar emails.(so assistindo : |).
Foi o meu caso, enviei 12 emails de 4 contas diferentes, tentei ate 
responder mensagens(sem sucesso) e quando ja estava quase desistindo (já 
tinha feito inscrição em outra lista debian) foi de uma hora pra outra, 
no 13º email chegou.ULALA! UFA!
Realmente este é um problema serio que precisa ser visto com cuidado 
pelo pessoal mantenedor da lista.


abs.


___ 
Abra sua conta no Yahoo! Mail: 1GB de espaço, alertas de e-mail no celular e anti-spam realmente eficaz. 
http://br.info.mail.yahoo.com/



--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of unsubscribe. Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]