Re: [FUG-BR] PC-BSD x DesktopBSD

2009-04-08 Por tôpico Marco Rohde

  o
 que ocorre de problemas as vezes, eh com videos ou coisas muito
 elaboradas e tal, mas ainda assim, se ele enroscar um kill e um f5
 resolverm, nada de impedimento.



alguem sabe me dizer se ocorre o mesmo com o adobe shockwave?
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] RES: RES: FreeBSD com 8GB de Ram

2009-04-08 Por tôpico Renato Frederick
Obrigado Eduardo :)

Deste jeito entao continuarei sem ver um por bom tempo hehehe

Abraços


 -Mensagem original-
 De: freebsd-boun...@fug.com.br [mailto:freebsd-boun...@fug.com.br] Em
 nome de Eduardo Alvarenga
 Enviada em: terça-feira, 7 de abril de 2009 18:00
 Para: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
 Assunto: Re: [FUG-BR] RES: FreeBSD com 8GB de Ram
 
 ia64 é uma arquitetura bem exclusiva e poucos além dos grandes players
 usam.
 
 Itanium, principalmente o Itanium II é muito bom para ambientes
 críticos,
 aonde o RISC não é bem vindo ou ainda é muito caro para ser usado. A
 arquitetura Itanium tem funcionalidade de mainframe e flexibilidade de
 PC.
 
 Conheço os HP Séries RX e Fujitsu PrimeQuest 5xx.
 Nenhum custa menos de 30k.
 
 Abraço,

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Debian suportará o kernel do FreeBSD

2009-04-08 Por tôpico Fabricio Archanjo
Eu não acho o udev do linux como implementações incompatíveis.
Bem. Eu não curto mt discuções desse tipo, pois cada um tem uma opinião.

2009/4/8 Eduardo Costa Lisboa eduardo.lis...@gmail.com

 Isso defende o BSD, mas não o Linux; então, segundo este próprio texto, pra
 que GNU se podes usar BSD?



 2009/4/7 Patrick Tracanelli eks...@freebsdbrasil.com.br

  irado furioso com tudo escreveu:
   Em Mon, 6 Apr 2009 19:23:17 -0400
   Neerlan Amorim neer...@gmail.com, conhecido consumidor de drogas
   (BigMac's com Coke) escreveu:
  
   Ou, porque não usa o FreeBSD logo?!
  
   pois é.. também não vejo vantagem alguma.
  
 
  Tem uma notícia no site da fug onde tem traduzido os motivos que o time
  do Debian da, pra preferir Debian/FreeBSD ao inves do FreeBSD ou
  Debian/FreeBSD ao inves do Debian/Linux.
 
  Os motivos deles estão lá. A questão é com o que da pra concordar ou não.
 
  Curioso que na escolha de FreeBSD como kernel frente ao Linux, eles dão
  motivos técnicos. Na escolha de GNU frente a BSD como userland/libs eles
  dão motivos que variam de licença e conceitos a meramente preferências
  pessoais.
 
  Curioso isso, vale a pena extender essa discussão a perguntas pra
  usuários Debian Linux e usuários FreeBSD (veja bem, usuários de ambos os
  sistemas), e perguntar aos Debian Linuxers:
 
  Com o que vocês discordam e com o que concordam, e por que motivos?
 
  Colando da página da FUG:
 
  
 
  Por quê você prefriria o Debian GNU/kFreeBSD ao invés do Debian
 GNU/Linux?
 
  * Interface de kernel mais limpa ou mais padronizada:
 
o Implementação única do /dev via devfs, ao inves das 3
  implementações incompatíveis que o Linux oferece para manipular o /dev.
o OSS como sistema padrão de som (ou seja o padrão de
  interface suportado por praticamente qualquer Unix-like disponível).
o OpenBSD Packet Filter (pf).
 
  * Outros recursos legais de segurança, como jails.
  * Suporte a drivers NDIS no kernel padrão. No Linux o NdisWrapper
  provavelmente não entrará no kernel  padrão.
  * A possibilidade de ter o ZFS no kernel padrão. Devido a questões
  de licenceamento e patentes, ZFS provavelmente não vai entrar no kernel
  Linux.
  * kFreeBSD é uma alternativa caso a SCO tenha vencimentos
  relevantes na justiça e considere o Linux ilegal, ou qualquer outra
  aleaça. Em termos legais os fontes Linux são como um campo de minas.
  kFreeBSD é bem menos vulnerável a esses ataques devido ao seu modelo de
  desemvolvimento menos estilo bazaar.
  * Desenvolvedores do kernel do FreeBSD tem interesse mais frequente
  em adicionar novos recursos ao invés de gerar forks (o port do Xbox é um
  ótimo exemplo. Veja a posição do Linus Torvalds e dos desenvolvedores
  FreeBSD).
  * Alguns dizem que o kFreeBSD tem melhor performance e/ou
  estabilidde (especialmente nas áreas de disco e sistema de arquivos);
  * O kernel FreeBSD pode suportar algum hardware que o Linux não
  suporte e/ou o FreeBSD suporta melhor (menos bugs).
 
  Por quê você preferiria o Debian GNU/kFreeBSD ao invés do FreeBSD?
 
  * Se você gosta do sistema de pacotes do Debian (ou seu conjunto de
  pacotes) mais do que gosta da Coleção de Ports do FreeBSD (questão de
  preferência).
  * Se você prefere a userland GNU ao invés da BSD (novamente, apenas
  questão de preferência).
  * Se você não tem nada contra a GPL ou software de licença
  copyleft, vai gostar dos módulosúteis como do ext2fs, o vindouro ReserFS
  e XFS, ou o fato que o suporte a rede no Xbox vem (ou virá) compilado no
  kernel padrão.
  * Se você se preocupa em ter um sistema 100% livre, ja que nosso
  compromisso com o Guia de Software Livre Debian (DFSG) garante que o
  Debian GNU/kFreeBSD não incluirá qualquer software considerado
  não-livre. Nós removemos alguns drivers não-livres contidos na árvore do
  FreeBSD, como o driver ath.
 
  
 
  Vale lembrar aos argumentos do tipo distribuição X já fez isso antes,
  o próprio Debian já fez isso antes, mas o que no Gentoo, no Debian, e na
  distribuição X já foram projetos separados, motivados por curiosidades e
  experiências, no Debian dessa vez parece que muda o nível de seriedade e
  parece, que a intenção é manter realmente atualizado e realmente manter
  como alternativa.
 
  Qual vai ser a aceitação disso, não da pra prever. Acredito que a
  comunidade Linux e a comunidade FreeBSD terão muitas ressalvas, mas
  sempre tem aqueles mais cabeça aberta que vão sim avaliar e se gostarem,
  vão usar. E se essas pessoas formarem um numero grande passarão a
 defender.
 
  Mas uma coisa acredito, que se houver pessoas defendendo serão mais a
  favor de sugerir o uso do FreeBSD como kernel frente ao Linux do que
  defender o uso de GNU como userland do que BSD.
 
  Penso que as melhores opiniões virão não de nós, nem de Linuxers 

[FUG-BR] Comando ln

2009-04-08 Por tôpico Rafael
Pessoal como faço para localizar os links criado pelo comando ln?

 

Valeu!

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Comando ln

2009-04-08 Por tôpico Bruno Coimbra
On Wednesday 08 April 2009 10:01:48 Rafael wrote:
 Pessoal como faço para localizar os links criado pelo comando ln?

 Valeu!

tente:

shell find / -type l -print
 
isso deve ser suficiente para listar todos os links que vc tiver permissão 
para ler.

att,
-- 
Bruno Coimbra
bbcoim...@gmail.com

Existem 11 tipos de pessoas no mundo: 
As que entendem binário, 
as que acham que entendem 
e as que não entendem. 


signature.asc
Description: This is a digitally signed message part.
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] Leitor Biometrico FreeBSD

2009-04-08 Por tôpico Joao Vitor
Quero utilizar um leitor biometrico no FREEBSD 7.1-PREREALEASE o 
fabricante e o DigitalPersona modelo U.are.U 4000B Reader como faco para 
instalar tem o drive para linux suporte nas versoes do kernel 2.4 ou 2.6.

Obrigado !!!
Joao Vitor
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] Como habilitar modulos no boot

2009-04-08 Por tôpico Marco Rohde
Pessoal,
preciso de ajuda em como habilitar o modulo da controladora sata no boot.
estou tentando instalar o pc-bsd porem ele nao reconhece o hd sata.
aparentemente a controladora é AX045HO4

-- 
Desde já agradeço pela atenção!

Atte.
Marco
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Como habilitar modulos no boot

2009-04-08 Por tôpico Thiago J. Ruiz
man loader.conf

[]´z

2009/4/8 Marco Rohde marco...@bsd.com.br

 Pessoal,
 preciso de ajuda em como habilitar o modulo da controladora sata no boot.
 estou tentando instalar o pc-bsd porem ele nao reconhece o hd sata.
 aparentemente a controladora é AX045HO4

 --
 Desde já agradeço pela atenção!

 Atte.
 Marco
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd




-- 
Thiago J. Ruiz
SysAdmin/NetAdmin
Cisco CCNA - Loading.
http://thiagoruiz.blogspot.com
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Debian suportará o kernel do FreeBSD

2009-04-08 Por tôpico João Paulo Just
-BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
Hash: SHA1

Patrick Tracanelli wrote:
 Penso que as melhores opiniões virão não de nós, nem de Linuxers fiéis, 
 mas sim de Debian Linuxers que também sejam usuáris FreeBSD.

Uso Debian no notebook e FreeBSD nos servidores. Então, vou opinar:

Primeiro achei interessante a idéia do Debian usar o kernel do FreeBSD
por causa do ipfw (foi a primeira coisa que me veio a mente, já que
aquele iptables é horrível pra usar). E o que eu mais gosto no Debian é
o gerenciamento de pacotes (se bem que os ports também auto-instalam
suas dependências e ainda tem o portaudit pra ajudar).

Pretendo testar esse Debian/FreeBSD pra ver como é que ficou.

- --
João Paulo Just
Diretor Executivo - Justsoft Informática Ltda.
http://www.justsoft.com.br/
- --
Feira de Santana, BA, Brasil.
+55 75 8104 8473
Blog: http://just.rg3.net/
-BEGIN PGP SIGNATURE-
Version: GnuPG v1.4.9 (GNU/Linux)
Comment: Using GnuPG with Mozilla - http://enigmail.mozdev.org

iEYEARECAAYFAknctzEACgkQXL+vuN2d7Zwv3gCaAn7c/SOB96gHkLan9jkaKW/v
/fkAoKa4pcT1qr2kud3lvugROoglvv3Y
=LN2q
-END PGP SIGNATURE-
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Debian suportará o kernel do FreeBSD

2009-04-08 Por tôpico Filipe Alvarez
2009/4/8 josias gonçalves josia...@bsd.com.br

 Boa noite a todos.
 Se não fizer algo diferente do FreeBSD... seria apenas batizar algo
 pronto com outro nome sem nenhum trabalho, acredito.


Tu exagerou nessa heim irmão?
A coisa é simples, se não gostou não use!
Eu com certeza vou testar, adoro FreeBSD e adoro Debian!

E diga não ao fanatismo!

[]s
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Leitor Biometrico FreeBSD

2009-04-08 Por tôpico Zhu Sha Zang
-BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
Hash: SHA1

Joao Vitor escreveu:
 Quero utilizar um leitor biometrico no FREEBSD 7.1-PREREALEASE o
 fabricante e o DigitalPersona modelo U.are.U 4000B Reader como faco
 para instalar tem o drive para linux suporte nas versoes do kernel
 2.4 ou 2.6.

 Obrigado !!! Joao Vitor - Histórico:
 http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/ Sair da lista:
 https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

Tem suporte para FreeBSD?

att
-BEGIN PGP SIGNATURE-
Version: GnuPG v2.0.10 (GNU/Linux)
Comment: Using GnuPG with Mozilla - http://enigmail.mozdev.org

iEYEARECAAYFAkncw7AACgkQ35zeJy7JhCj7jwCfYR4EnnZ2atwUEIiAGUq9ZxwI
KX4AoIukFEvXYaX4mxOttFyS0urig+xc
=mrmA
-END PGP SIGNATURE-

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Debian suportará o kernel do FreeBSD

2009-04-08 Por tôpico Fabricio Archanjo
É oque eu falei. Tudo é questão de gosto.
Eu por exemplo adoro FreeBSD para servidor de aplicação, porém eu já não
gosto para firewall. Para firewall eu prefiro iptables, pois acho ele mt
flexivel, é de melhor entendimento. Que já não é o caso do João Paulo que
prefere o ipfw.



2009/4/8 Filipe Alvarez filipealva...@gmail.com

 2009/4/8 josias gonçalves josia...@bsd.com.br

  Boa noite a todos.
  Se não fizer algo diferente do FreeBSD... seria apenas batizar algo
  pronto com outro nome sem nenhum trabalho, acredito.


 Tu exagerou nessa heim irmão?
 A coisa é simples, se não gostou não use!
 Eu com certeza vou testar, adoro FreeBSD e adoro Debian!

 E diga não ao fanatismo!

 []s
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] Firewall IPFW ou IPTABLES

2009-04-08 Por tôpico Ricardo LG
Boa tarde a todos.

estou acompanhando a thread Debian suportará o kernel do FreeBSD, e está
sendo bastante discutido sobre o firewall do linux IPFW e IPTABLES, e alguns
preferem o IPFW e outros o IPTABLES.

Qual a principal diferença entre eles?

Meu conhecimento nos firewall´s de linux é pouco, meu principal conhecimento
é nos firewall´s vendidos comercialmente.
Por exemplo não tem nem como comparar um firewall Aker com um Cisco ASA,
Checkpoint, etc...

Obrigado.
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] RES: Firewall IPFW ou IPTABLES

2009-04-08 Por tôpico Ricardo Augusto de Souza
Não quero colocar mt lenha na fogueira, mais eu prefiro o PF.


-Mensagem original-
De: freebsd-boun...@fug.com.br [mailto:freebsd-boun...@fug.com.br] Em nome de 
Ricardo LG
Enviada em: quarta-feira, 8 de abril de 2009 12:57
Para: freebsd@fug.com.br
Assunto: [FUG-BR] Firewall IPFW ou IPTABLES

Boa tarde a todos.

estou acompanhando a thread Debian suportará o kernel do FreeBSD, e está
sendo bastante discutido sobre o firewall do linux IPFW e IPTABLES, e alguns
preferem o IPFW e outros o IPTABLES.

Qual a principal diferença entre eles?

Meu conhecimento nos firewall´s de linux é pouco, meu principal conhecimento
é nos firewall´s vendidos comercialmente.
Por exemplo não tem nem como comparar um firewall Aker com um Cisco ASA,
Checkpoint, etc...

Obrigado.
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Debian suportará o kernel do FreeBSD

2009-04-08 Por tôpico Marcelo/Porks
2009/4/8 Fabricio Archanjo farcha...@gmail.com:
 É oque eu falei. Tudo é questão de gosto.
 Eu por exemplo adoro FreeBSD para servidor de aplicação, porém eu já não
 gosto para firewall. Para firewall eu prefiro iptables, pois acho ele mt
 flexivel, é de melhor entendimento. Que já não é o caso do João Paulo que
 prefere o ipfw.

Flames a parte, pois respeito a sua preferência, tenho que dizer que
você é a __PRIMEIRA__ pessoa que eu leio/vejo/escuto falando que o
iptables é mais flexível e de melhor entendimento.

-- 
Marcelo Rossi
This e-mail is provided AS IS with no warranties, and confers no rights.
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] RES: Firewall IPFW ou IPTABLES

2009-04-08 Por tôpico Flávio Barros
Ricardo, vc prefere o PF.por saber mexer nele ou por questões técnicas ?
É que a gente tende a puxar a sardinha pra coisas que a gente sabe trabalhar
ou está acostumado.
Seria interessante apontar as vantagens e desvatagens de cada um, deixando
as preferências pessoais de lado.. Assim muitos da lista tomariam
conhecimento.

Boa tarde a todos.

2009/4/8 Ricardo Augusto de Souza ricardo.so...@cmtsp.com.br

 Não quero colocar mt lenha na fogueira, mais eu prefiro o PF.


 -Mensagem original-
 De: freebsd-boun...@fug.com.br [mailto:freebsd-boun...@fug.com.br] Em nome
 de Ricardo LG
 Enviada em: quarta-feira, 8 de abril de 2009 12:57
 Para: freebsd@fug.com.br
 Assunto: [FUG-BR] Firewall IPFW ou IPTABLES

 Boa tarde a todos.

 estou acompanhando a thread Debian suportará o kernel do FreeBSD, e está
 sendo bastante discutido sobre o firewall do linux IPFW e IPTABLES, e
 alguns
 preferem o IPFW e outros o IPTABLES.

 Qual a principal diferença entre eles?

 Meu conhecimento nos firewall´s de linux é pouco, meu principal
 conhecimento
 é nos firewall´s vendidos comercialmente.
 Por exemplo não tem nem como comparar um firewall Aker com um Cisco ASA,
 Checkpoint, etc...

 Obrigado.
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd




-- 
Desde já agradeço,
+++
Flávio de Oliveira Barros
Manaus - Amazonas - Brasil

Copiar é bom!
Seja Legal
Use Software Livre
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] AVISO - Debian suportará o kernel do FreeBSD

2009-04-08 Por tôpico Marcelo Duarte
Boa tarde a todos,

Sugiro imediatamente o fechamento do assunto. Já estão sendo mostradas 
visões pessoais, de assuntos fora da linha inicial do tópico.

Caso contrário, a lista poderá entrar em período de moderação.

Abraços a todos.

Marcelo Duarte (Forfe)

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] RES: Firewall IPFW ou IPTABLES

2009-04-08 Por tôpico Ricardo LG
Exatamente, seria interessante que cada pessoa pelo menos apresente o porque
gosta de determinada ferramenta.

Obrigado.

2009/4/8 Flávio Barros flaviobar...@gmail.com

 Ricardo, vc prefere o PF.por saber mexer nele ou por questões técnicas ?
 É que a gente tende a puxar a sardinha pra coisas que a gente sabe
 trabalhar
 ou está acostumado.
 Seria interessante apontar as vantagens e desvatagens de cada um, deixando
 as preferências pessoais de lado.. Assim muitos da lista tomariam
 conhecimento.

 Boa tarde a todos.

 2009/4/8 Ricardo Augusto de Souza ricardo.so...@cmtsp.com.br

  Não quero colocar mt lenha na fogueira, mais eu prefiro o PF.
 
 
  -Mensagem original-
  De: freebsd-boun...@fug.com.br [mailto:freebsd-boun...@fug.com.br] Em
 nome
  de Ricardo LG
  Enviada em: quarta-feira, 8 de abril de 2009 12:57
  Para: freebsd@fug.com.br
  Assunto: [FUG-BR] Firewall IPFW ou IPTABLES
 
  Boa tarde a todos.
 
  estou acompanhando a thread Debian suportará o kernel do FreeBSD, e
 está
  sendo bastante discutido sobre o firewall do linux IPFW e IPTABLES, e
  alguns
  preferem o IPFW e outros o IPTABLES.
 
  Qual a principal diferença entre eles?
 
  Meu conhecimento nos firewall´s de linux é pouco, meu principal
  conhecimento
  é nos firewall´s vendidos comercialmente.
  Por exemplo não tem nem como comparar um firewall Aker com um Cisco ASA,
  Checkpoint, etc...
 
  Obrigado.
  -
  Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
  Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
  -
  Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
  Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 



 --
 Desde já agradeço,
 +++
 Flávio de Oliveira Barros
 Manaus - Amazonas - Brasil

 Copiar é bom!
 Seja Legal
 Use Software Livre
  -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] RES: Firewall IPFW ou IPTABLES

2009-04-08 Por tôpico Daniel de Oliveira
Existe uma maneira simples e pratica de fazer um comparativo tecnico:
Crie uma regra qualquer em iptables e outra em ipfw, olhe ela e veja
qual tu entende mais facil. Simples assim.

2009/4/8 Ricardo LG linogonza...@gmail.com:
 Exatamente, seria interessante que cada pessoa pelo menos apresente o porque
 gosta de determinada ferramenta.

 Obrigado.

 2009/4/8 Flávio Barros flaviobar...@gmail.com

 Ricardo, vc prefere o PF.por saber mexer nele ou por questões técnicas ?
 É que a gente tende a puxar a sardinha pra coisas que a gente sabe
 trabalhar
 ou está acostumado.
 Seria interessante apontar as vantagens e desvatagens de cada um, deixando
 as preferências pessoais de lado.. Assim muitos da lista tomariam
 conhecimento.

 Boa tarde a todos.

 2009/4/8 Ricardo Augusto de Souza ricardo.so...@cmtsp.com.br

  Não quero colocar mt lenha na fogueira, mais eu prefiro o PF.
 
 
  -Mensagem original-
  De: freebsd-boun...@fug.com.br [mailto:freebsd-boun...@fug.com.br] Em
 nome
  de Ricardo LG
  Enviada em: quarta-feira, 8 de abril de 2009 12:57
  Para: freebsd@fug.com.br
  Assunto: [FUG-BR] Firewall IPFW ou IPTABLES
 
  Boa tarde a todos.
 
  estou acompanhando a thread Debian suportará o kernel do FreeBSD, e
 está
  sendo bastante discutido sobre o firewall do linux IPFW e IPTABLES, e
  alguns
  preferem o IPFW e outros o IPTABLES.
 
  Qual a principal diferença entre eles?
 
  Meu conhecimento nos firewall´s de linux é pouco, meu principal
  conhecimento
  é nos firewall´s vendidos comercialmente.
  Por exemplo não tem nem como comparar um firewall Aker com um Cisco ASA,
  Checkpoint, etc...
 
  Obrigado.
  -
  Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
  Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
  -
  Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
  Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 



 --
 Desde já agradeço,
 +++
 Flávio de Oliveira Barros
 Manaus - Amazonas - Brasil

 Copiar é bom!
 Seja Legal
 Use Software Livre
  -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd




-- 
Daniel de Oliveira

Network and System Analyst
Security Specialist
IBM RISC Specialist
IBM Storage Specialist
Linux/Unix Specialist
Linux User #: 405334
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] RES: Firewall IPFW ou IPTABLES

2009-04-08 Por tôpico Marcelo/Porks
Acho PF bem mais legivel que iptables...

e eu pago pau pros anchors do PF... eles salvaram minha vida com ftp
passivo/ativo 'entrante/sainte'

ipfw nunca mexi :P

2009/4/8 Daniel de Oliveira akulatra...@gmail.com:
 Existe uma maneira simples e pratica de fazer um comparativo tecnico:
 Crie uma regra qualquer em iptables e outra em ipfw, olhe ela e veja
 qual tu entende mais facil. Simples assim.

 2009/4/8 Ricardo LG linogonza...@gmail.com:
 Exatamente, seria interessante que cada pessoa pelo menos apresente o porque
 gosta de determinada ferramenta.

 Obrigado.

 2009/4/8 Flávio Barros flaviobar...@gmail.com

 Ricardo, vc prefere o PF.por saber mexer nele ou por questões técnicas ?
 É que a gente tende a puxar a sardinha pra coisas que a gente sabe
 trabalhar
 ou está acostumado.
 Seria interessante apontar as vantagens e desvatagens de cada um, deixando
 as preferências pessoais de lado.. Assim muitos da lista tomariam
 conhecimento.

 Boa tarde a todos.

 2009/4/8 Ricardo Augusto de Souza ricardo.so...@cmtsp.com.br

  Não quero colocar mt lenha na fogueira, mais eu prefiro o PF.
 
 
  -Mensagem original-
  De: freebsd-boun...@fug.com.br [mailto:freebsd-boun...@fug.com.br] Em
 nome
  de Ricardo LG
  Enviada em: quarta-feira, 8 de abril de 2009 12:57
  Para: freebsd@fug.com.br
  Assunto: [FUG-BR] Firewall IPFW ou IPTABLES
 
  Boa tarde a todos.
 
  estou acompanhando a thread Debian suportará o kernel do FreeBSD, e
 está
  sendo bastante discutido sobre o firewall do linux IPFW e IPTABLES, e
  alguns
  preferem o IPFW e outros o IPTABLES.
 
  Qual a principal diferença entre eles?
 
  Meu conhecimento nos firewall´s de linux é pouco, meu principal
  conhecimento
  é nos firewall´s vendidos comercialmente.
  Por exemplo não tem nem como comparar um firewall Aker com um Cisco ASA,
  Checkpoint, etc...
 
  Obrigado.
  -
  Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
  Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
  -
  Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
  Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 



 --
 Desde já agradeço,
 +++
 Flávio de Oliveira Barros
 Manaus - Amazonas - Brasil

 Copiar é bom!
 Seja Legal
 Use Software Livre
  -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd




 --
 Daniel de Oliveira
 
 Network and System Analyst
 Security Specialist
 IBM RISC Specialist
 IBM Storage Specialist
 Linux/Unix Specialist
 Linux User #: 405334
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd




-- 
Marcelo Rossi
This e-mail is provided AS IS with no warranties, and confers no rights.
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] RES: RES: Firewall IPFW ou IPTABLES

2009-04-08 Por tôpico Renato Frederick
Exatamente.

Particularmente prefiro IPFW por sua sintaxe ser parecida com o que eu já
trabalhava antes (cisco).

Então é algo bem 'legível', 

Ex

Ipfw add 1 allow tcp from 1.1.1.1 to 2.2.2.2 keep-state

Se jogar isto em um tradutor da para entender que a regra permite 'tudo' de
1.1.1.1 para 2.2.2.2 

O PF também tem bastante lógica:

pass out quick on xl0 proto tcp from 1.1.1.1 to 2.2.2.2 keep state

Bem diferente de uma regra iptables:

/sbin/iptables -A FORWARD -p tcp -s 1.1.1.1 -d 2.2.2.2.2 -j ACCEPT(nem
lembro se é assim, era algo deste tipo).

Mas gosto não é a única coisa que deve ser levado em conta.

Estamos falando aqui de simples filtro de portas, então talvez performance
devesse entrar na discussão.

Ou seja, escrever o mesmo firewall em iptables/ipfw/PF/ipf e ver o
comportamento de PPS máximo concomitante com uso de CPU/memória.

Se formos analisar também recursos como NAT, forward de portas, rate-limit,
aí a discussão se torna bem abrangente.



 -Mensagem original-
 De: freebsd-boun...@fug.com.br [mailto:freebsd-boun...@fug.com.br] Em
 nome de Ricardo LG
 Enviada em: quarta-feira, 8 de abril de 2009 13:29
 Para: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
 Assunto: Re: [FUG-BR] RES: Firewall IPFW ou IPTABLES
 
 Exatamente, seria interessante que cada pessoa pelo menos apresente o
 porque
 gosta de determinada ferramenta.
 
 Obrigado.
 
 2009/4/8 Flávio Barros flaviobar...@gmail.com
 
  Ricardo, vc prefere o PF.por saber mexer nele ou por questões
 técnicas ?
  É que a gente tende a puxar a sardinha pra coisas que a gente sabe
  trabalhar
  ou está acostumado.
  Seria interessante apontar as vantagens e desvatagens de cada um,
 deixando
  as preferências pessoais de lado.. Assim muitos da lista tomariam
  conhecimento.
 
  Boa tarde a todos.
 
  2009/4/8 Ricardo Augusto de Souza ricardo.so...@cmtsp.com.br
 
   Não quero colocar mt lenha na fogueira, mais eu prefiro o PF.
  
  
   -Mensagem original-
   De: freebsd-boun...@fug.com.br [mailto:freebsd-boun...@fug.com.br]
 Em
  nome
   de Ricardo LG
   Enviada em: quarta-feira, 8 de abril de 2009 12:57
   Para: freebsd@fug.com.br
   Assunto: [FUG-BR] Firewall IPFW ou IPTABLES
  
   Boa tarde a todos.
  
   estou acompanhando a thread Debian suportará o kernel do FreeBSD,
 e
  está
   sendo bastante discutido sobre o firewall do linux IPFW e IPTABLES,
 e
   alguns
   preferem o IPFW e outros o IPTABLES.
  
   Qual a principal diferença entre eles?
  
   Meu conhecimento nos firewall´s de linux é pouco, meu principal
   conhecimento
   é nos firewall´s vendidos comercialmente.
   Por exemplo não tem nem como comparar um firewall Aker com um Cisco
 ASA,
   Checkpoint, etc...
  
   Obrigado.
   -
   Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
   Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
   -
   Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
   Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
  
 
 
 
  --
  Desde já agradeço,
  +++
  Flávio de Oliveira Barros
  Manaus - Amazonas - Brasil
 
  Copiar é bom!
  Seja Legal
  Use Software Livre
   -
  Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
  Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Leitor Biometrico FreeBSD

2009-04-08 Por tôpico jvds
Tem pra linux kernel 2.4 ou 2.6 especifico para FreeBSD nao.
   Em 08/04/2009 12:33, Zhu Sha Zang  zhushaz...@yahoo.com.br  escreveu:

 -BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
 Hash: SHA1
 Joao Vitor escreveu:
  Quero utilizar um leitor biometrico no FREEBSD 7.1-PREREALEASE o
  fabricante e o DigitalPersona modelo U.are.U 4000B Reader como
 faco
  para instalar tem o drive para linux suporte nas versoes do kernel
  2.4 ou 2.6.
 
  Obrigado !!! Joao Vitor - Histórico:
  http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/ Sair da lista:
  https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 
 Tem suporte para FreeBSD?
 att
 -BEGIN PGP SIGNATURE-
 Version: GnuPG v2.0.10 (GNU/Linux)
 Comment: Using GnuPG with Mozilla - http://enigmail.mozdev.org
 iEYEARECAAYFAkncw7AACgkQ35zeJy7JhCj7jwCfYR4EnnZ2atwUEIiAGUq9ZxwI
 KX4AoIukFEvXYaX4mxOttFyS0urig+xc
 =mrmA
 -END PG P SIGNATURE-
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] RES: Firewall IPFW ou IPTABLES

2009-04-08 Por tôpico c0re dumped
O IPtables tem uma sintaxe muito suja quando comparada com a sintaxe
do PF ou do IPFW.

Exemplo de uma regra de NAT no IPtables (retirado de
http://danieldegraaf.afraid.org/info/iptables/nat ):

#!/usr/bin/env iptables-restore
*filter
:FORWARD DROP [0:0]
:INPUT DROP [0:0]
:OUTPUT ACCEPT [0:0]
-A FORWARD -m state --state RELATED,ESTABLISHED -j ACCEPT
-A FORWARD -i eth1 -j ACCEPT
-A INPUT -m state --state RELATED,ESTABLISHED -j ACCEPT
-A INPUT -i lo -j ACCEPT
-A INPUT -i eth1 -j ACCEPT
COMMIT
*nat
:PREROUTING ACCEPT [0:0]
:POSTROUTING ACCEPT [0:0]
:OUTPUT ACCEPT [0:0]
-A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE
COMMIT

Agora imagine isso num firewall que tem que dar conta de 8 redes
diferentes como é o nosso caso aqui...


A mesma regra no pf:

nat on bce0 proto {tcp, udp, icmp} from REDE_INTERNA to any - bce0

Ao bater o olho vc já sabe o que a regra faz, não precisa ser nenhum
PhD em pf pra entender o que a regra faz.

Se fosse exemplificar em ambos coisas como rdr e binat então, chegava
a ser até covardia.

Simplicidade é um dos principais requisitos para a segurança.

Infelizmente, a impresão que tenho ao ver uma ruleset do IPtables é
que o principal requisito do projeto é que ele tivesse regras muito
dificeis de entender.

[]'s
-- 
http://setsockopt.wordpress.com

http://www.webcrunchers.com/crunch
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Firewall IPFW ou IPTABLES

2009-04-08 Por tôpico c0re dumped
 Por exemplo não tem nem como comparar um firewall Aker com um Cisco ASA,
 Checkpoint, etc...

Não tem nem como comparar o Aker com muita coisa não... eheheheheh

-- 
http://setsockopt.wordpress.com

http://www.webcrunchers.com/crunch
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Leitor Biometrico FreeBSD

2009-04-08 Por tôpico Zhu Sha Zang
-BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
Hash: SHA1

jvds escreveu:
 Tem pra linux kernel 2.4 ou 2.6 especifico para FreeBSD nao. Em
 08/04/2009 12:33, Zhu Sha Zang  zhushaz...@yahoo.com.br 
 escreveu:

 -BEGIN PGP SIGNED MESSAGE- Hash: SHA1 Joao Vitor escreveu:
 Quero utilizar um leitor biometrico no FREEBSD 7.1-PREREALEASE o
  fabricante e o DigitalPersona modelo U.are.U 4000B Reader como
 faco
 para instalar tem o drive para linux suporte nas versoes do
 kernel 2.4 ou 2.6.

 Obrigado !!! Joao Vitor - Histórico:
 http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/ Sair da lista:
 https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

 Tem suporte para FreeBSD? att -BEGIN PGP SIGNATURE-
 Version: GnuPG v2.0.10 (GNU/Linux) Comment: Using GnuPG with
 Mozilla - http://enigmail.mozdev.org
 iEYEARECAAYFAkncw7AACgkQ35zeJy7JhCj7jwCfYR4EnnZ2atwUEIiAGUq9ZxwI
 KX4AoIukFEvXYaX4mxOttFyS0urig+xc =mrmA -END PG P SIGNATURE-
  - Histórico:
 http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/ Sair da lista:
 https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 - Histórico:
 http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/ Sair da lista:
 https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

Linux não é FreeBSD

att.

P.S.: HARDWARE.TXT: The hardware compatibility list, showing devices
with which FreeBSD has been tested and is known to work.
-BEGIN PGP SIGNATURE-
Version: GnuPG v2.0.10 (GNU/Linux)
Comment: Using GnuPG with Mozilla - http://enigmail.mozdev.org

iEYEARECAAYFAknc4jsACgkQ35zeJy7JhCiAdACfT2CoLihirpAiSk5+a1wTWfTE
mPEAniqfb4rhQbqmQz7DMW2lmzBMbd7z
=T4rW
-END PGP SIGNATURE-

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] RES: Firewall IPFW ou IPTABLES

2009-04-08 Por tôpico Renato Frederick
Creio que aqui quando falamos de 'firewall' nesta discussão, estamos
tratando apenas de filtro de portas.. :)

Aí não dá para jogar na roda aker ou um checkpoint que atualmente até
tráfego gprs intercepta e junto com o AI detecta ataques.




 -Mensagem original-
 De: freebsd-boun...@fug.com.br [mailto:freebsd-boun...@fug.com.br] Em
 nome de c0re dumped
 Enviada em: quarta-feira, 8 de abril de 2009 14:36
 Para: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
 Assunto: Re: [FUG-BR] Firewall IPFW ou IPTABLES
 
  Por exemplo não tem nem como comparar um firewall Aker com um Cisco
 ASA,
  Checkpoint, etc...
 
 Não tem nem como comparar o Aker com muita coisa não... eheheheheh
 
 --
 http://setsockopt.wordpress.com
 
 http://www.webcrunchers.com/crunch
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Debian suportará o kernel do FreeBSD

2009-04-08 Por tôpico Fabricio Archanjo
Tudo é questão de costume!
;)

2009/4/8 Marcelo/Porks marceloro...@gmail.com

 2009/4/8 Fabricio Archanjo farcha...@gmail.com:
  É oque eu falei. Tudo é questão de gosto.
  Eu por exemplo adoro FreeBSD para servidor de aplicação, porém eu já não
  gosto para firewall. Para firewall eu prefiro iptables, pois acho ele mt
  flexivel, é de melhor entendimento. Que já não é o caso do João Paulo que
  prefere o ipfw.

 Flames a parte, pois respeito a sua preferência, tenho que dizer que
 você é a __PRIMEIRA__ pessoa que eu leio/vejo/escuto falando que o
 iptables é mais flexível e de melhor entendimento.

 --
 Marcelo Rossi
 This e-mail is provided AS IS with no warranties, and confers no
 rights.
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Leitor Biometrico FreeBSD

2009-04-08 Por tôpico jvds
   Qual leitor biometrico que funciona no FreeBSD que eu saiba nao tem
   nenhum.

   Vc sabe de algum ?

   Em 08/04/2009 14:43, Zhu Sha Zang  zhushaz...@yahoo.com.br  escreveu:

 -BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
 Hash: SHA1
 jvds escreveu:
  Tem pra linux kernel 2.4 ou 2.6 especifico para FreeBSD nao. Em
  08/04/2009 12:33, Zhu Sha Zang  zhushaz...@yahoo.com.br 
  escreveu:
 
  -BEGIN PGP SIGNED MESSAGE- Hash: SHA1 Joao Vitor escreveu:
  Quero utilizar um leitor biometrico no FREEBSD 7.1-PREREALEASE o
  fabricante e o DigitalPersona modelo U.are.U 4000B Reader como
  faco
  para instalar tem o drive para linux suporte nas versoes do
  kernel 2.4 ou 2.6.
 
  Obrigado !!! Joao Vitor - Histórico:
  http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/ Sair da lista:
  https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 
  Tem suporte para FreeBS D? att -BEGIN PGP SIGNATURE-
  Version: GnuPG v2.0.10 (GNU/Linux) Comment: Using GnuPG with
  Mozilla - http://enigmail.mozdev.org
  iEYEARECAAYFAkncw7AACgkQ35zeJy7JhCj7jwCfYR4EnnZ2atwUEIiAGUq9ZxwI
  KX4AoIukFEvXYaX4mxOttFyS0urig+xc =mrmA -END PG P
 SIGNATURE-
  - Histórico:
  http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/ Sair da lista:
  https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
  - Histórico:
  http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/ Sair da lista:
  https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 
 Linux não é FreeBSD
 att.
 P.S.: HARDWARE.TXT: The hardware compatibility list, showing devices
 with which FreeBSD has been tested and is known to work.
 -BEGIN PGP SIGNATURE-
 Version: GnuPG v2.0.10 (GNU/Linux)
 Comment: Using GnuPG with Mozilla - http://enigmail .mozdev.org
 iEYEARECAAYFAknc4jsACgkQ35zeJy7JhCiAdACfT2CoLihirpAiSk5+a1wTWfTE
 mPEAniqfb4rhQbqmQz7DMW2lmzBMbd7z
 =T4rW
 -END PGP SIGNATURE-
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] RES: Firewall IPFW ou IPTABLES

2009-04-08 Por tôpico Fabricio Archanjo
Então,
Vamos falar de FTP?
Enquanto o pf precisa usar o ftp-proxy para tratar trafego ftp, no iptables
é só carregar o nf_nat_ftp e nf_conntrack_ftp. Pronto ftp funcionando.
Bom, não vou ficar discutindo qual é melhor, e não. Isso tudo é questão de
costume. TODOS SÂO FILTROS DE PACOTES, ou seja a lógica para se montar um
firewall vai sempre a mesma. Lógico que cada um tem suas particularidades,
mas no fundo fazem a mesma coisa.

Em questão de sujar, eu não uso o iptables em modo iptables-save e restore
justamente por que ele faz isso. Eu escrevo um script que vai inserindo
linha por linha pra eu ter controle de tudo que acontece do firewall.

Bom, é só.
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] RES: Firewall IPFW ou IPTABLES

2009-04-08 Por tôpico Nenhum_de_Nos

On Wed, April 8, 2009 12:59, Ricardo Augusto de Souza wrote:
 Não quero colocar mt lenha na fogueira, mais eu prefiro o PF.

eu ainda apanho um bocado com o PF, mas se Deus quiser eu nunca mais volto
a usar iptables na vida. respeito quem goste, no hard feelings, mas eu não
gosto.

como falaram, as regras de pf você de fato lê, como a um livro.

a simplicidade me convenceu. ele não tem a mobilidade do iptables (e ipfw)
de se criar script para montar regras:

for i in `cat lalala`
do
  iptables $i
done

mas agora no pf do OpenBSD 4.4 já se é mais flexível a divisão em arquivos
e tal. não há um perfeito para mim, mas como já até apresentei num pequeno
evento de SL aqui, para eu limitar upload e download de uma rede, e fazer
nat com FreeBSD eu gasto 3 linhas do ipfw com uma do pf. em linux era algo
temido fazer isso. e ler mais tarde para mim e entender tb não era muito
massa. este controle de banda me fez passar fw para FreeBSD, e nunca mais
voltar para linux.

respeito quem pensa diff, claro :)

até,

matheus

 -Mensagem original-
 De: freebsd-boun...@fug.com.br [mailto:freebsd-boun...@fug.com.br] Em nome
 de Ricardo LG
 Enviada em: quarta-feira, 8 de abril de 2009 12:57
 Para: freebsd@fug.com.br
 Assunto: [FUG-BR] Firewall IPFW ou IPTABLES

 Boa tarde a todos.

 estou acompanhando a thread Debian suportará o kernel do FreeBSD, e está
 sendo bastante discutido sobre o firewall do linux IPFW e IPTABLES, e
 alguns
 preferem o IPFW e outros o IPTABLES.

 Qual a principal diferença entre eles?

 Meu conhecimento nos firewall´s de linux é pouco, meu principal
 conhecimento
 é nos firewall´s vendidos comercialmente.
 Por exemplo não tem nem como comparar um firewall Aker com um Cisco ASA,
 Checkpoint, etc...

 Obrigado.
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd



-- 
We will call you cygnus,
The God of balance you shall be

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] [OFF] Qmail (MAILER-DAEMON)

2009-04-08 Por tôpico Daniel Garcia
Olá Pessoal,

Estou tento um problema com meu qmail.

qmail-qread

8 Apr 2009 13:47:49 GMT  #5016046  2962  
remote  dervis...@villamobil.nl
8 Apr 2009 13:55:56 GMT  #5016047  2901  
remote  con...@apc.org.py
8 Apr 2009 14:12:35 GMT  #5016048  3099  
remote  scotswom...@tepe-online.de
8 Apr 2009 14:24:48 GMT  #5016050  1816  
remote  tequila_...@writing.com
8 Apr 2009 14:36:18 GMT  #5016051  9306  
remote  image...@imagebox.com.br
8 Apr 2009 14:43:29 GMT  #5016052  1809  
remote  e...@bonitacherry.com
8 Apr 2009 14:57:17 GMT  #5016055  2908  
remote  offi...@mtwg.com

Meu servidor de email fica tentando devolver para esses emails...
Mais detalhado:

5016037 (145, R)
  Return-path:
  From: mailer-dae...@.com.br
  To: cohesiv...@trice.freeserve.co.uk
  Subject: failure notice
  Date: 8 Apr 2009 13:36:25 -0300
  Size: 29215 bytes

Acredito que seja o qmailscanner que faça isso.
Isso tem me gerado um trafego desnecessario
Como desabilito isso ?

Grato
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] RES: Firewall IPFW ou IPTABLES

2009-04-08 Por tôpico Marcelo/Porks
2009/4/8 Fabricio Archanjo farcha...@gmail.com:
 Então,
 Vamos falar de FTP?
 Enquanto o pf precisa usar o ftp-proxy para tratar trafego ftp, no iptables
 é só carregar o nf_nat_ftp e nf_conntrack_ftp. Pronto ftp funcionando.

não vejo problema em usar o ftp-proxy, sem contar que com as anchors
do pf você pode escolher um aplicativo para fazer o 'proxy de ftp'...
eu conheço o ftp-proxy e o pftpx..

Não sei citar outros exemplos... mas você pode ficar a vontade para
escolher o que melhor funciona/te agrada

-- 
Marcelo Rossi
This e-mail is provided AS IS with no warranties, and confers no rights.
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] RES: Firewall IPFW ou IPTABLES

2009-04-08 Por tôpico Fabricio Archanjo
Marcelo,
eu concordo com você. Oque eu to querendo falar que todos tem suas vantagens
e desvagens. Oque eu acho errado é malhar uma ferramenta sacas?
Eu acho isso é de acordo com a pessoa, e no final saí tudo a mesma coisa.

Obs: Eu também não vejo problema, até pq aqui na empresa só usamos firewalls
BSD usando PF, usamos ftp-proxy quanto pftpx.

Abraços


2009/4/8 Marcelo/Porks marceloro...@gmail.com

 2009/4/8 Fabricio Archanjo farcha...@gmail.com:
  Então,
  Vamos falar de FTP?
  Enquanto o pf precisa usar o ftp-proxy para tratar trafego ftp, no
 iptables
  é só carregar o nf_nat_ftp e nf_conntrack_ftp. Pronto ftp funcionando.

 não vejo problema em usar o ftp-proxy, sem contar que com as anchors
 do pf você pode escolher um aplicativo para fazer o 'proxy de ftp'...
 eu conheço o ftp-proxy e o pftpx..

 Não sei citar outros exemplos... mas você pode ficar a vontade para
 escolher o que melhor funciona/te agrada

 --
 Marcelo Rossi
 This e-mail is provided AS IS with no warranties, and confers no
 rights.
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] RES: Firewall IPFW ou IPTABLES

2009-04-08 Por tôpico Marcelo/Porks
2009/4/8 Fabricio Archanjo farcha...@gmail.com:
 Marcelo,
 eu concordo com você. Oque eu to querendo falar que todos tem suas vantagens
 e desvagens. Oque eu acho errado é malhar uma ferramenta sacas?
 Eu acho isso é de acordo com a pessoa, e no final saí tudo a mesma coisa.

Ah sim... se em algum momento eu precisasse de algo que só o iptables
tivesse, eu usaria.

Tanto é que eu faço os servidores aqui do trampo com freebsd... mas
usei linux para botar asterisk, por conta do driver da placa de
telefonia (Digivoice).

Enfim...

-- 
Marcelo Rossi
This e-mail is provided AS IS with no warranties, and confers no rights.
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] RES: Firewall IPFW ou IPTABLES

2009-04-08 Por tôpico Ricardo LG
Ola Renato,

Sim, claro...
Apenas gostaria de ilustrar algum tipo informação que gostaria de ter como
resposta.

Porque no meu caso como não conheço nem nunca configurei esses firewalls
iptables e ipfw, e vi a conversa da outra thread resolvi questionar do
porque das preferencias.

Ao que estou acompanhando até agora, não há uma diferença gritante entre os
dois, é apenas uma questão de gosto, e de entendimento das configurações.


2009/4/8 Renato Frederick freder...@dahype.org

 Creio que aqui quando falamos de 'firewall' nesta discussão, estamos
 tratando apenas de filtro de portas.. :)

 Aí não dá para jogar na roda aker ou um checkpoint que atualmente até
 tráfego gprs intercepta e junto com o AI detecta ataques.




  -Mensagem original-
  De: freebsd-boun...@fug.com.br [mailto:freebsd-boun...@fug.com.br] Em
  nome de c0re dumped
  Enviada em: quarta-feira, 8 de abril de 2009 14:36
  Para: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
  Assunto: Re: [FUG-BR] Firewall IPFW ou IPTABLES
  
   Por exemplo não tem nem como comparar um firewall Aker com um Cisco
  ASA,
   Checkpoint, etc...
 
  Não tem nem como comparar o Aker com muita coisa não... eheheheheh
 
  --
  http://setsockopt.wordpress.com
 
  http://www.webcrunchers.com/crunch
  -
  Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
  Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] RES: Firewall IPFW ou IPTABLES

2009-04-08 Por tôpico Welkson Renny de Medeiros
Nenhum_de_Nos escreveu:
 On Wed, April 8, 2009 12:59, Ricardo Augusto de Souza wrote:
   
 Não quero colocar mt lenha na fogueira, mais eu prefiro o PF.
 

 eu ainda apanho um bocado com o PF, mas se Deus quiser eu nunca mais volto
 a usar iptables na vida. respeito quem goste, no hard feelings, mas eu não
 gosto.

 como falaram, as regras de pf você de fato lê, como a um livro.

 a simplicidade me convenceu. ele não tem a mobilidade do iptables (e ipfw)
 de se criar script para montar regras:

 for i in `cat lalala`
 do
   iptables $i
 done

 mas agora no pf do OpenBSD 4.4 já se é mais flexível a divisão em arquivos
 e tal. não há um perfeito para mim, mas como já até apresentei num pequeno
 evento de SL aqui, para eu limitar upload e download de uma rede, e fazer
 nat com FreeBSD eu gasto 3 linhas do ipfw com uma do pf. em linux era algo
 temido fazer isso. e ler mais tarde para mim e entender tb não era muito
 massa. este controle de banda me fez passar fw para FreeBSD, e nunca mais
 voltar para linux.

 respeito quem pensa diff, claro :)

 até,

 matheus

   
 -Mensagem original-
 De: freebsd-boun...@fug.com.br [mailto:freebsd-boun...@fug.com.br] Em nome
 de Ricardo LG
 Enviada em: quarta-feira, 8 de abril de 2009 12:57
 Para: freebsd@fug.com.br
 Assunto: [FUG-BR] Firewall IPFW ou IPTABLES

 Boa tarde a todos.

 estou acompanhando a thread Debian suportará o kernel do FreeBSD, e está
 sendo bastante discutido sobre o firewall do linux IPFW e IPTABLES, e
 alguns
 preferem o IPFW e outros o IPTABLES.

 Qual a principal diferença entre eles?

 Meu conhecimento nos firewall´s de linux é pouco, meu principal
 conhecimento
 é nos firewall´s vendidos comercialmente.
 Por exemplo não tem nem como comparar um firewall Aker com um Cisco ASA,
 Checkpoint, etc...

 Obrigado.
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

 


   
Mudando de assunto... alguém usa ALTQ com PF em produção? esse treco 
REALMENTE funciona?

-- 
Welkson Renny de Medeiros
Focus Automação Comercial
Desenvolvimento / Gerência de Redes
welk...@focusautomacao.com.br
 
 
 
  Powered by 
 
   (__)
\\\'',)
  \/  \ ^
  .\._/_)
 
  www.FreeBSD.org 


-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] RES: Firewall IPFW ou IPTABLES

2009-04-08 Por tôpico Fabricio Archanjo
Nós temos um cliente nosso configurado pf com altq, com prioq. Usamos para
fins de VOIP.


2009/4/8 Welkson Renny de Medeiros welk...@focusautomacao.com.br

 Nenhum_de_Nos escreveu:
  On Wed, April 8, 2009 12:59, Ricardo Augusto de Souza wrote:
 
  Não quero colocar mt lenha na fogueira, mais eu prefiro o PF.
 
 
  eu ainda apanho um bocado com o PF, mas se Deus quiser eu nunca mais
 volto
  a usar iptables na vida. respeito quem goste, no hard feelings, mas eu
 não
  gosto.
 
  como falaram, as regras de pf você de fato lê, como a um livro.
 
  a simplicidade me convenceu. ele não tem a mobilidade do iptables (e
 ipfw)
  de se criar script para montar regras:
 
  for i in `cat lalala`
  do
iptables $i
  done
 
  mas agora no pf do OpenBSD 4.4 já se é mais flexível a divisão em
 arquivos
  e tal. não há um perfeito para mim, mas como já até apresentei num
 pequeno
  evento de SL aqui, para eu limitar upload e download de uma rede, e fazer
  nat com FreeBSD eu gasto 3 linhas do ipfw com uma do pf. em linux era
 algo
  temido fazer isso. e ler mais tarde para mim e entender tb não era muito
  massa. este controle de banda me fez passar fw para FreeBSD, e nunca mais
  voltar para linux.
 
  respeito quem pensa diff, claro :)
 
  até,
 
  matheus
 
 
  -Mensagem original-
  De: freebsd-boun...@fug.com.br [mailto:freebsd-boun...@fug.com.br] Em
 nome
  de Ricardo LG
  Enviada em: quarta-feira, 8 de abril de 2009 12:57
  Para: freebsd@fug.com.br
  Assunto: [FUG-BR] Firewall IPFW ou IPTABLES
 
  Boa tarde a todos.
 
  estou acompanhando a thread Debian suportará o kernel do FreeBSD, e
 está
  sendo bastante discutido sobre o firewall do linux IPFW e IPTABLES, e
  alguns
  preferem o IPFW e outros o IPTABLES.
 
  Qual a principal diferença entre eles?
 
  Meu conhecimento nos firewall´s de linux é pouco, meu principal
  conhecimento
  é nos firewall´s vendidos comercialmente.
  Por exemplo não tem nem como comparar um firewall Aker com um Cisco ASA,
  Checkpoint, etc...
 
  Obrigado.
  -
  Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
  Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
  -
  Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
  Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 
 
 
 
 
 Mudando de assunto... alguém usa ALTQ com PF em produção? esse treco
 REALMENTE funciona?

 --
 Welkson Renny de Medeiros
 Focus Automação Comercial
 Desenvolvimento / Gerência de Redes
 welk...@focusautomacao.com.br



  Powered by 

   (__)
\\\'',)
  \/  \ ^
  .\._/_)

  www.FreeBSD.org


 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] RES: Firewall IPFW ou IPTABLES

2009-04-08 Por tôpico Mauricio Bonani
Welkson Renny de Medeiros escreveu:
 Mudando de assunto... alguém usa ALTQ com PF em produção? esse treco 
 REALMENTE funciona?

Usei algum tempo num provedor de internet via rádio e funcionava muito bem.
A questão é usar HFSC no lugar do CBQ.

-- 
Mauricio Bonani
mbon...@gmail.com

Se agradece o que tem, receberá mais.
Se você se concentra no que não tem,
jamais terá o suficiente.
(Desconhecido)


-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] RES: Firewall IPFW ou IPTABLES

2009-04-08 Por tôpico Nenhum_de_Nos

On Wed, April 8, 2009 15:27, Welkson Renny de Medeiros wrote:
 Mudando de assunto... alguém usa ALTQ com PF em produção? esse treco
 REALMENTE funciona?

positivo e operante.

matheus

-- 
We will call you cygnus,
The God of balance you shall be

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] RES: Firewall IPFW ou IPTABLES

2009-04-08 Por tôpico Marcelo/Porks
2009/4/8 Welkson Renny de Medeiros welk...@focusautomacao.com.br:
 Mudando de assunto... alguém usa ALTQ com PF em produção? esse treco
 REALMENTE funciona?

Positivo e operante [2]


-- 
Marcelo Rossi
This e-mail is provided AS IS with no warranties, and confers no rights.
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] [OFF] Qmail (MAILER-DAEMON)

2009-04-08 Por tôpico Rodrigo Graeff
Tenta descartar double bounces, deve ajudar bastante.

[ ]s

On Apr 8, 2009, at 3:09 PM, Daniel Garcia wrote:

 Olá Pessoal,

 Estou tento um problema com meu qmail.

 qmail-qread

 8 Apr 2009 13:47:49 GMT  #5016046  2962  
remote  dervis...@villamobil.nl
 8 Apr 2009 13:55:56 GMT  #5016047  2901  
remote  con...@apc.org.py
 8 Apr 2009 14:12:35 GMT  #5016048  3099  
remote  scotswom...@tepe-online.de
 8 Apr 2009 14:24:48 GMT  #5016050  1816  
remote  tequila_...@writing.com
 8 Apr 2009 14:36:18 GMT  #5016051  9306  
remote  image...@imagebox.com.br
 8 Apr 2009 14:43:29 GMT  #5016052  1809  
remote  e...@bonitacherry.com
 8 Apr 2009 14:57:17 GMT  #5016055  2908  
remote  offi...@mtwg.com

 Meu servidor de email fica tentando devolver para esses emails...
 Mais detalhado:

 5016037 (145, R)
  Return-path:
  From: mailer-dae...@.com.br
  To: cohesiv...@trice.freeserve.co.uk
  Subject: failure notice
  Date: 8 Apr 2009 13:36:25 -0300
  Size: 29215 bytes

 Acredito que seja o qmailscanner que faça isso.
 Isso tem me gerado um trafego desnecessario
 Como desabilito isso ?

 Grato
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

Rodrigo Graeff
delphus...@gmail.com



-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Leitor Biometrico FreeBSD

2009-04-08 Por tôpico Paulo Henrique
Joao Vitor escreveu:
 Quero utilizar um leitor biometrico no FREEBSD 7.1-PREREALEASE o 
 fabricante e o DigitalPersona modelo U.are.U 4000B Reader como faco para 
 instalar tem o drive para linux suporte nas versoes do kernel 2.4 ou 2.6.

 Obrigado !!!
 Joao Vitor
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

   
Simples use linux ou você acha que FreeBSD é só mais uma das muitas 
distribuições com kernel linux.

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] [OFF] Qmail (MAILER-DAEMON)

2009-04-08 Por tôpico Rodrigo Graeff
Seria interessante instalar este patch, se tiveres como fazê-lo.

http://www.qmail.org/doublebounce-trim.patch

Caso contrario, um scriptzinho rodando em cron com o qmail-remove  
removendo os patterns desnecessarios seria uma outra saída, porém prá  
lá de mal feita.

[ ]s
On Apr 8, 2009, at 3:09 PM, Daniel Garcia wrote:

 Olá Pessoal,

 Estou tento um problema com meu qmail.

 qmail-qread

 8 Apr 2009 13:47:49 GMT  #5016046  2962  
remote  dervis...@villamobil.nl
 8 Apr 2009 13:55:56 GMT  #5016047  2901  
remote  con...@apc.org.py
 8 Apr 2009 14:12:35 GMT  #5016048  3099  
remote  scotswom...@tepe-online.de
 8 Apr 2009 14:24:48 GMT  #5016050  1816  
remote  tequila_...@writing.com
 8 Apr 2009 14:36:18 GMT  #5016051  9306  
remote  image...@imagebox.com.br
 8 Apr 2009 14:43:29 GMT  #5016052  1809  
remote  e...@bonitacherry.com
 8 Apr 2009 14:57:17 GMT  #5016055  2908  
remote  offi...@mtwg.com

 Meu servidor de email fica tentando devolver para esses emails...
 Mais detalhado:

 5016037 (145, R)
  Return-path:
  From: mailer-dae...@.com.br
  To: cohesiv...@trice.freeserve.co.uk
  Subject: failure notice
  Date: 8 Apr 2009 13:36:25 -0300
  Size: 29215 bytes

 Acredito que seja o qmailscanner que faça isso.
 Isso tem me gerado um trafego desnecessario
 Como desabilito isso ?

 Grato
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

Rodrigo Graeff
delphus...@gmail.com



-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Leitor Biometrico FreeBSD

2009-04-08 Por tôpico jvds
   Eu sei que nao mas o drivers que tem pra linux tipo slakware usando
   umas parafernalias tipo modprobe nao consigo fazer rodar.
   Em 08/04/2009 15:50, Paulo Henrique  paulo.rd...@bsd.com.br 
   escreveu:

 Joao Vitor escreveu:
  Quero utilizar um leitor biometrico no FREEBSD 7.1-PREREALEASE o
  fabricante e o DigitalPersona modelo U.are.U 4000B Reader como
 faco para
  instalar tem o drive para linux suporte nas versoes do kernel 2.4
 ou 2.6.
 
  Obrigado !!!
  Joao Vitor
  -
  Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
  Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 
 
 Simples use linux ou você acha que FreeBSD é só mais uma das
 muitas
 distribuições com kernel linux.
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Leitor Biometrico FreeBSD

2009-04-08 Por tôpico Johann Peter Dirichlet
Essa rixa ainda vai dar problema...

Mas, uma pergunta: o driver deste leitor é open source, ou é só mais
um binary blob que nem o da nvidia? Se o driver for open, dá pra, pelo
menos com um tantão de boa vontade, portar pro FreeBSD (se bem que
eles não aceitam dribvers GPL no kernel), ou pesquisar sobre specs
para este leitor...


2009/4/8 Paulo Henrique paulo.rd...@bsd.com.br:
 Joao Vitor escreveu:
 Quero utilizar um leitor biometrico no FREEBSD 7.1-PREREALEASE o
 fabricante e o DigitalPersona modelo U.are.U 4000B Reader como faco para
 instalar tem o drive para linux suporte nas versoes do kernel 2.4 ou 2.6.

 Obrigado !!!
 Joao Vitor
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


 Simples use linux ou você acha que FreeBSD é só mais uma das muitas
 distribuições com kernel linux.

 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Debian suportará o kernel do FreeBSD

2009-04-08 Por tôpico irado furioso com tudo
Em Wed, 8 Apr 2009 13:01:35 -0300
Marcelo/Porks marceloro...@gmail.com, conhecido consumidor de
drogas (BigMac's com Coke) escreveu:

 PRIMEIRA__ pessoa que eu leio/vejo/escuto falando que o
 iptables é mais flexível e de melhor entendimento.


LOL

acreditem ou não, pensei exatamente a mesma coisa.



-- 
 saudações,
 irado furioso com tudo
 Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
 Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
O ideal seria que os moços soubessem como sabem os velhos e os velhos
pudessem como os moços.
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] RES: Firewall IPFW ou IPTABLES

2009-04-08 Por tôpico irado furioso com tudo
Em Wed, 8 Apr 2009 13:28:36 -0300
Ricardo LG linogonza...@gmail.com, conhecido consumidor de drogas
(BigMac's com Coke) escreveu:

 Exatamente, seria interessante que cada pessoa pelo menos apresente o
 porque gosta de determinada ferramenta

/maldade pra lá de explicita

estabilidade, consistencia? o fwll de 1943 (Open/FreeBSD -34) é
exatamente igual ao de hoje (ou quase), enquanto o Linux já está indo
para uma nova versão?

de qualquer forma, besteira ficar especulando sobre o iptables, vai
mudar antes que a gente termine o assunto ;). Depois, quando
reencetarmos o mesmo assunto sob outro nome (sob Linux, não sob BSDs),
eles já estarão se preparando para mudar de novo.

Nada como um bazaar pra fazer vc viver com muita adrenalina.

/end maldade.

/begin alfinetada

IMHO nada contra o iptables.. apenas que é contraintuitivo e
macarronicamente verborrágico, nada demais.

/end alfinetada

flames  /dev/null

e prefiro ipf/pf.

-- 
 saudações,
 irado furioso com tudo
 Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
 Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
O cachorro abana o rabo quando quer agradar, a mulher quando quer
agrado.
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Leitor Biometrico FreeBSD

2009-04-08 Por tôpico jvds
   Pelo que estava vendo no site existe um pacote pra linux opensource
   FREE pelo que vi no site.

   Obrigado pela atencao.

   Em 08/04/2009 16:09, Johann Peter Dirichlet 
   peterdirichlet.freesoftw...@gmail.com  escreveu:

 Essa rixa ainda vai dar problema...
 Mas, uma pergunta: o driver deste leitor é open source, ou é só
 mais
 um binary blob que nem o da nvidia? Se o driver for open, dá pra,
 pelo
 menos com um tantão de boa vontade, portar pro FreeBSD (se bem que
 eles não aceitam dribvers GPL no kernel), ou pesquisar sobre specs
 para este leitor...
 2009/4/8 Paulo Henrique :
  Joao Vitor escreveu:
  Quero utilizar um leitor biometrico no FREEBSD 7.1-PREREALEASE o
  fabricante e o DigitalPersona modelo U.are.U 4000B Reader como
 faco para
  instalar tem o drive para linux suporte nas versoes do kernel 2.4
 ou 2.6.
 
  Obrigado !!!
  Joao Vitor
  -
  Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
  Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 
 
  Simples use linux ou você acha que FreeBSD é só mais uma das
 muitas
  distribuições com kernel linux.
 
  -
  Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
  Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Debian suportará o kernel do FreeBSD

2009-04-08 Por tôpico Johann Peter Dirichlet
Bem, eu conheço pouco de Debian (eu uso Slackware e uma distro menos
famosa, o Draco) e sou iniciado em FreeBSD faz alguns meses. Mas acho
que posso falar um pouco do rumo que o Debian tomou neste sentido.

O Debian já estava com este projeto faz um bocado de anos. Em termos
de utilidade, IMHO é quase zero: só prova que o debian é uma userland
tão bem construída que o kernel passs a ser um mero detalhe :P
E, caso algum dia o Linux caia no limbo (difícil, pois é patrocinado
por empresas poderosas como a IBM), ou aconteça uma catástrofe, o
Debian estaria em uma posição mais confortável.
Mas, na real, o NetBSD faz isso há muito mais tempo, com o seu pkgsrc
(que roda até em Windows!).

Quanto às vantagens e desvantagens, bem... eu concordo com a parte
técnica. O FreeBSD sempre foi mais bem organizado que o Linux(kernel),
e é feito com carinho. Mas o Linux ficou violentamente mais famoso.
E isso é muito ruim...

Quanto à userland, as duas são de boa qualidade, apesar de
incompatíveis (prova disso: o X11 usa um ' makefile maker' pra portar
entre diferentes makes!). Não fosse a questão de licenças, acho que
nem teria sentido discutir sobre userland.

No fim das contas, eu queria ver como é que o pessoal de TI que não
conhece o FreeBSD mas ama Debian vai reagir a essa notícia...

P.S.: o iptables é tosco! O pfsense suite é bem mais legal! (flame mode off!)

2009/4/8 Fabricio Archanjo farcha...@gmail.com:
 Tudo é questão de costume!
 ;)

 2009/4/8 Marcelo/Porks marceloro...@gmail.com

 2009/4/8 Fabricio Archanjo farcha...@gmail.com:
  É oque eu falei. Tudo é questão de gosto.
  Eu por exemplo adoro FreeBSD para servidor de aplicação, porém eu já não
  gosto para firewall. Para firewall eu prefiro iptables, pois acho ele mt
  flexivel, é de melhor entendimento. Que já não é o caso do João Paulo que
  prefere o ipfw.

 Flames a parte, pois respeito a sua preferência, tenho que dizer que
 você é a __PRIMEIRA__ pessoa que eu leio/vejo/escuto falando que o
 iptables é mais flexível e de melhor entendimento.

 --
 Marcelo Rossi
 This e-mail is provided AS IS with no warranties, and confers no
 rights.
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Debian suportará o kernel do FreeBSD

2009-04-08 Por tôpico Johann Peter Dirichlet
P.P.S.: o OSS (principalmente o oss-v4) é mais limpo que o Alsa, isso é fato!
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] [off??] Most Reliable Hosting Company Sites in March 2009

2009-04-08 Por tôpico irado furioso com tudo


conforme pesquisa da netcraft, que está aqui: 
http://news.netcraft.com/archives/2009/04/01/most_reliable_hosting_company_sites_in_march_2009.html

dois primeiros lugares mais dois em outras posições no ranking de
sites mais confiaveis.

é nóis :)


-- 
 saudações,
 irado furioso com tudo
 Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
 Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
O homem deve ter prazer naquilo que faz, estou procurando vaga de
porteiro de zona
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Debian suportará o kernel do FreeBSD

2009-04-08 Por tôpico Fabricio Archanjo
Tosto?
Por que? Só podemos dizer que algo é tosco com motivos. Até aqui você não
disse nenhum.


2009/4/8 Johann Peter Dirichlet peterdirichlet.freesoftw...@gmail.com

 Bem, eu conheço pouco de Debian (eu uso Slackware e uma distro menos
 famosa, o Draco) e sou iniciado em FreeBSD faz alguns meses. Mas acho
 que posso falar um pouco do rumo que o Debian tomou neste sentido.

 O Debian já estava com este projeto faz um bocado de anos. Em termos
 de utilidade, IMHO é quase zero: só prova que o debian é uma userland
 tão bem construída que o kernel passs a ser um mero detalhe :P
 E, caso algum dia o Linux caia no limbo (difícil, pois é patrocinado
 por empresas poderosas como a IBM), ou aconteça uma catástrofe, o
 Debian estaria em uma posição mais confortável.
 Mas, na real, o NetBSD faz isso há muito mais tempo, com o seu pkgsrc
 (que roda até em Windows!).

 Quanto às vantagens e desvantagens, bem... eu concordo com a parte
 técnica. O FreeBSD sempre foi mais bem organizado que o Linux(kernel),
 e é feito com carinho. Mas o Linux ficou violentamente mais famoso.
 E isso é muito ruim...

 Quanto à userland, as duas são de boa qualidade, apesar de
 incompatíveis (prova disso: o X11 usa um ' makefile maker' pra portar
 entre diferentes makes!). Não fosse a questão de licenças, acho que
 nem teria sentido discutir sobre userland.

 No fim das contas, eu queria ver como é que o pessoal de TI que não
 conhece o FreeBSD mas ama Debian vai reagir a essa notícia...

 P.S.: o iptables é tosco! O pfsense suite é bem mais legal! (flame mode
 off!)

 2009/4/8 Fabricio Archanjo farcha...@gmail.com:
  Tudo é questão de costume!
  ;)
 
  2009/4/8 Marcelo/Porks marceloro...@gmail.com
 
  2009/4/8 Fabricio Archanjo farcha...@gmail.com:
   É oque eu falei. Tudo é questão de gosto.
   Eu por exemplo adoro FreeBSD para servidor de aplicação, porém eu já
 não
   gosto para firewall. Para firewall eu prefiro iptables, pois acho ele
 mt
   flexivel, é de melhor entendimento. Que já não é o caso do João Paulo
 que
   prefere o ipfw.
 
  Flames a parte, pois respeito a sua preferência, tenho que dizer que
  você é a __PRIMEIRA__ pessoa que eu leio/vejo/escuto falando que o
  iptables é mais flexível e de melhor entendimento.
 
  --
  Marcelo Rossi
  This e-mail is provided AS IS with no warranties, and confers no
  rights.
  -
  Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
  Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 
  -
  Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
  Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Debian suportará o kernel do FreeBSD

2009-04-08 Por tôpico Filipe Alvarez
2009/4/8 Fabricio Archanjo farcha...@gmail.com

 Tosto?
 Por que? Só podemos dizer que algo é tosco com motivos. Até aqui você não
 disse nenhum.


Também não vejo sentido nenhum em dizer que algo é ruim só por não
gostar da sintaxe...
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Leitor Biometrico FreeBSD

2009-04-08 Por tôpico Cleyton Agapito
2009/4/8 jvds j...@bol.com.br:
   Pelo que estava vendo no site existe um pacote pra linux opensource
   FREE pelo que vi no site.


Cara, na boa, leia o manual:
http://www.freebsd.org/doc/en_US.ISO8859-1/books/handbook/index.html

E ponha uma coisa na cabeça, BSD não tem (quase) nada a ver com Linux,
driver pra um é pra um, pro outro é pro outro.

Daqui a pouco você vai querer usar drivers do Solaris, Windows ou do
BeOS também.

Abraços.
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] [off??] Most Reliable Hosting Company Sites in March 2009

2009-04-08 Por tôpico Helio Loureiro
 conforme pesquisa da netcraft, que está aqui:
 http://news.netcraft.com/archives/2009/04/01/most_reliable_hosting_company_sites_in_march_2009.html

 dois primeiros lugares mais dois em outras posições no ranking de
 sites mais confiaveis.

 é nóis :)


Conheço essa pesquisa desde a época que descobri que pra iniciar o
ambiente X não precisava digitar win (não, isso não foi ontem).  O
que mais me impressiona não é o FreeBSD aparecer, o que sempre
aconteçe, mas é o fato de sempre ter um Windão no meio da lista.

Será que é algum Apache em Linux com a resposta modificada?

[]´s
Helio Loureiro
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] [off??] Most Reliable Hosting Company Sites in March 2009

2009-04-08 Por tôpico Joao Rocha Braga Filho
2009/4/8 irado furioso com tudo ir...@vfemail.net:


 conforme pesquisa da netcraft, que está aqui:
 http://news.netcraft.com/archives/2009/04/01/most_reliable_hosting_company_sites_in_march_2009.html

 dois primeiros lugares mais dois em outras posições no ranking de
 sites mais confiaveis.

Acho que teve uma vez que 6 dos 10 primeiros eram FreeBSD.


João Rocha.


 é nóis :)


 --
  saudações,
  irado furioso com tudo
  Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
  Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
 O homem deve ter prazer naquilo que faz, estou procurando vaga de
 porteiro de zona
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd




-- 
Sempre se apanha mais com as menores besteiras. Experiência própria.

goffr...@gmail.com
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] [off??] Most Reliable Hosting Company Sites in March 2009

2009-04-08 Por tôpico Augusto Ferronato
estranho, quando eu cliquei em Full Table, para ver a lista, o
primeiro servidor vira um AIX, heheheh!!

Abs

2009/4/8 Joao Rocha Braga Filho goffr...@gmail.com:
 2009/4/8 irado furioso com tudo ir...@vfemail.net:


 conforme pesquisa da netcraft, que está aqui:
 http://news.netcraft.com/archives/2009/04/01/most_reliable_hosting_company_sites_in_march_2009.html

 dois primeiros lugares mais dois em outras posições no ranking de
 sites mais confiaveis.

 Acho que teve uma vez que 6 dos 10 primeiros eram FreeBSD.


 João Rocha.


 é nóis :)


 --
  saudações,
  irado furioso com tudo
  Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
  Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
 O homem deve ter prazer naquilo que faz, estou procurando vaga de
 porteiro de zona
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd




 --
 Sempre se apanha mais com as menores besteiras. Experiência própria.

 goffr...@gmail.com
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd




-- 
--
http://www.augustoferronato.net/blog

FreeBSD: The Freedom to Perform!
http://www.spreadbsd.org/aff/40/1
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] [off??] Most Reliable Hosting Company Sites in March 2009

2009-04-08 Por tôpico Helio Loureiro
 http://news.netcraft.com/archives/2009/04/01/most_reliable_hosting_company_sites_in_march_2009.html


http://uptime.netcraft.com/up/today/top.avg.html

Na verdade o que eu conhecia (e ainda vejo) é o do longest uptime.
Incrivelmente populado por vários Windows.  Mas com FreeBSD liderando!

-- 
[]´s
Helio Loureiro
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] [OFF] Roteador

2009-04-08 Por tôpico Fernando Silveira
Pessoal,

Tenho uma empresa para fazer uma consultoria, eles tem um link de 6 Mb,
chega para eles direto um RJ45 como WAN.
Vai ter Servidor de Email, FTP, WEB e uma aplicacao WEB para filiais ...
O que vc utilizam como roteador ... vi pfSense, ou pegar o FreeBSD e fazer
um roteador ...

O que vcs tem a dizer ??

Obrigado
Fernando Silveira
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] [off??] Most Reliable Hosting Company Sites in March 2009

2009-04-08 Por tôpico Joao Rocha Braga Filho
2009/4/8 Helio Loureiro he...@loureiro.eng.br:
 http://news.netcraft.com/archives/2009/04/01/most_reliable_hosting_company_sites_in_march_2009.html


 http://uptime.netcraft.com/up/today/top.avg.html

 Na verdade o que eu conhecia (e ainda vejo) é o do longest uptime.
 Incrivelmente populado por vários Windows.  Mas com FreeBSD liderando!

Demorou MUITOS anos para aparecer um windows nesta lista.

Agora tem muitos, mas talvez só por serem populares.


João Rocha.


 --
 []´s
 Helio Loureiro
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd




-- 
Sempre se apanha mais com as menores besteiras. Experiência própria.

goffr...@gmail.com
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] [OFF] Roteador

2009-04-08 Por tôpico Wanderson Tinti
2009/4/8 Fernando Silveira fern...@gmail.com:
 Pessoal,

 Tenho uma empresa para fazer uma consultoria, eles tem um link de 6 Mb,
 chega para eles direto um RJ45 como WAN.
 Vai ter Servidor de Email, FTP, WEB e uma aplicacao WEB para filiais ...
 O que vc utilizam como roteador ... vi pfSense, ou pegar o FreeBSD e fazer
 um roteador ...

 O que vcs tem a dizer ??

 Obrigado
 Fernando Silveira
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Fernando, boa noite.
Depende do seu gosto, da forma como você gosta de trabalhar. O pfsense
tem uma interface bem intuitiva e descarta o uso da linha de comando.
Minha preferência é por uma maquina com freebsd, atualizada e bem
configurada. Você também conta com dois otimos firewall, ipfw e o pf;
Já no pfsense só o pf mesmo.
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] [OFF] Roteador

2009-04-08 Por tôpico Rafael Henrique Faria
Aproveitando a thread... acredito que será igualmente útil para o Fernando.

Para os mais experientes em rede, o que é melhor: um roteador mesmo (CISCO
ou similar), ou um switch layer-3?

Ouvi dizer que os switches layer-3 são capazes de fazer até mesmo full
routing, isso procede? Alguém utiliza um switch layer-3 como switch de borda
no lugar de um roteador?

2009/4/8 Wanderson Tinti wander...@bsd.com.br

 2009/4/8 Fernando Silveira fern...@gmail.com:
  Pessoal,
 
  Tenho uma empresa para fazer uma consultoria, eles tem um link de 6 Mb,
  chega para eles direto um RJ45 como WAN.
  Vai ter Servidor de Email, FTP, WEB e uma aplicacao WEB para filiais ...
  O que vc utilizam como roteador ... vi pfSense, ou pegar o FreeBSD e
 fazer
  um roteador ...
 
  O que vcs tem a dizer ??
 
  Obrigado
  Fernando Silveira
  -
  Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
  Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 

 Fernando, boa noite.
 Depende do seu gosto, da forma como você gosta de trabalhar. O pfsense
 tem uma interface bem intuitiva e descarta o uso da linha de comando.
 Minha preferência é por uma maquina com freebsd, atualizada e bem
 configurada. Você também conta com dois otimos firewall, ipfw e o pf;
 Já no pfsense só o pf mesmo.
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd




-- 
Rafael Henrique da Silva Faria
# Grupo Cena Digital
# (16) 9229-8928
# www.cenadigital.com.br
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] [off??] Most Reliable Hosting Company Sites in March 2009

2009-04-08 Por tôpico irado furioso com tudo
Em Wed, 8 Apr 2009 17:30:13 -0300
Helio Loureiro he...@loureiro.eng.br, conhecido consumidor de drogas
(BigMac's com Coke) escreveu:

 mas é o fato de sempre ter um Windão no meio da lista.
 

também achei curioso..

 Será que é algum Apache em Linux com a resposta modificada?

LOL


-- 
 saudações,
 irado furioso com tudo
 Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
 Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
O fato de um crente ser mais feliz que um cético não é mais pertinente
que o fato de um homem bêbado ser mais feliz que um sóbrio George
Bernard Shaw
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] RES: Firewall IPFW ou IPTABLES

2009-04-08 Por tôpico Christopher Giese - BSDUX
Cambio e na escuta

Sou um apaixonado pelo ALTQ :) mesmo na época que ele era separado do pf :)
Ja troquei varios emails com o Kenjiro ;)

Falando em HFSC.. fiz um semi-patch no HFSC (em 2005 eu acho) para que o 
mesmo possa ter mais do que 64 filas :)
Se quiserem.. esta nos artigos do www.bsdux.com.br

Bom no mais o cbq dele tb eh muito bom... mas a hierarquia que o 
HFSC permite... é fantástica

t+

Christopher Giese SkyWarrior
bs...@bsdux.com.br

Mauricio Bonani escreveu:
 Welkson Renny de Medeiros escreveu:
   
 Mudando de assunto... alguém usa ALTQ com PF em produção? esse treco 
 REALMENTE funciona?
 

 Usei algum tempo num provedor de internet via rádio e funcionava muito bem.
 A questão é usar HFSC no lugar do CBQ.

   

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] [OFF] Roteador

2009-04-08 Por tôpico Fabricio Archanjo
switch L3 nda mais é que um switch com modulo de router, é L3 pq ele
trabalha na camada de IP também. Na verdade a vantagem de ser ter um sw L3 é
somente pra rotear entre vlans. Outro switch você precisaria de router que
aceitasse frames dot1q para rotear vlans. essa é diferença.

2009/4/8 Rafael Henrique Faria rafaelhfa...@cenadigital.com.br

 Aproveitando a thread... acredito que será igualmente útil para o Fernando.

 Para os mais experientes em rede, o que é melhor: um roteador mesmo (CISCO
 ou similar), ou um switch layer-3?

 Ouvi dizer que os switches layer-3 são capazes de fazer até mesmo full
 routing, isso procede? Alguém utiliza um switch layer-3 como switch de
 borda
 no lugar de um roteador?

 2009/4/8 Wanderson Tinti wander...@bsd.com.br

  2009/4/8 Fernando Silveira fern...@gmail.com:
   Pessoal,
  
   Tenho uma empresa para fazer uma consultoria, eles tem um link de 6 Mb,
   chega para eles direto um RJ45 como WAN.
   Vai ter Servidor de Email, FTP, WEB e uma aplicacao WEB para filiais
 ...
   O que vc utilizam como roteador ... vi pfSense, ou pegar o FreeBSD e
  fazer
   um roteador ...
  
   O que vcs tem a dizer ??
  
   Obrigado
   Fernando Silveira
   -
   Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
   Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
  
 
  Fernando, boa noite.
  Depende do seu gosto, da forma como você gosta de trabalhar. O pfsense
  tem uma interface bem intuitiva e descarta o uso da linha de comando.
  Minha preferência é por uma maquina com freebsd, atualizada e bem
  configurada. Você também conta com dois otimos firewall, ipfw e o pf;
  Já no pfsense só o pf mesmo.
  -
  Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
  Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 



 --
 Rafael Henrique da Silva Faria
 # Grupo Cena Digital
 # (16) 9229-8928
 # www.cenadigital.com.br
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Debian suportará o kernel do FreeBSD

2009-04-08 Por tôpico Bandeira
O problema é que não serve para uso profissional, tem latencia muito
alta , o alsa resolveu esse problema. Outra vantagem que vejo no
Debian é a facilidade, dependendo da internet atualiza o sistema todo
em 10 minutos. Quanto tempo iria demorar compilar tudo? Para notebook
isso é muito ruim. Como quero usar o FreeBSD no notebook, sendo
baseado no Debian melhor ainda. Uma coisa que acho ruim no FreeBSD é
que as coisas demoram aparecer, por exemplo desde de 2007 estou
esperando suporte a EFI do Mac, no Linux assim que a Apple lançou com
pouco mais de um mês já tinha suporte. Entre iptables e ipfw, gostei
mais do ipfw por ser mais fácil, uso ele no MacBook e iptables no
Linux sem problema.

On Wednesday, April 8, 2009, Johann Peter Dirichlet
peterdirichlet.freesoftw...@gmail.com wrote:
 P.P.S.: o OSS (principalmente o oss-v4) é mais limpo que o Alsa, isso é fato!
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] [off??] Most Reliable Hosting Company Sites in March 2009

2009-04-08 Por tôpico Trober

Acredito que o nível de responsabilidade e consciência de administradores
de servidores baseados em Windows aumentou bastante nos últimos anos.

Era muito fácil qualquer um se denominar administrador, e disparar cliques
em Next, Next, Next e Finish.

Há muita documentação da própria Microsoft e terceiros de peso (ESF, NSA,
NIST, por exemplo), como Security Plan Guides, Security Checklist,
Hardening Steps, sem contar com as ferramentas de diagnóstico e
utilitários do Resource Tools e Resource Kits. Longe de ser a perfeição
(afinal panacéia não existe!), mas ajuda bastante a tornar o Windão
estável (Stratus que o diga).

Enfim, há espaço para todos os sistemas operacionais no mercado atual. E
como podemos ver, conforme evidencia NetCraft, tem de tudo um pouco no
topo da lista, assim como também tem de tudo um pouco na lista do CERT :)

Portanto, feliz de quem tem liberdade para escolher que sistema
operacional usar no contexto mais adequado ao cenário.

No momento, tenho andado com tridente na mão, e conga verde nos pés, haha.

PS: Chuck Taylor, sem ofensa por eu chamar Converse de conga!

Grande abraço a todos e um bom feriado.

Saudações,

Trober
-
-
-
-
-





 http://news.netcraft.com/archives/2009/04/01/most_reliable_hosting_company_sites_in_march_2009.html


 http://uptime.netcraft.com/up/today/top.avg.html

 Na verdade o que eu conhecia (e ainda vejo) é o do longest uptime.
 Incrivelmente populado por vários Windows.  Mas com FreeBSD liderando!

 --
 []´s
 Helio Loureiro
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd



-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd