Re: [obm-l] Re: [obm-l] 1 é primo?

2002-08-27 Por tôpico Rodrigo Malta Schmidt
A consideracao de 1 como primo nao quebra o teorema da fatoracao unica?? Se 1 fosse primo, 10 teria infinitas fatoracoes: 1*2*5, 1^2*2*5, 1^3*2*5, Ab, Rodrigo Eduardo Casagrande Stabel wrote: Com a definição desse livro: 1 é primo, sim! Mas o tradicional é considerar: um número

Re: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Re:[obm-l] 1 é primo?

2002-08-27 Por tôpico Rodrigo Malta Schmidt
:50 * Re: [obm-l] Numeros primos - solução; [EMAIL PROTECTED]; Ultimo domingo 15:15 * [obm-l] RES: [obm-l] Numeros primos - solução; Edilson Ribeiro da Silva; Ultimo domingo 17:13 * Re: [obm-l] RES: [obm-l] Numeros primos ; Rodrigo Malta Schmidt; Ultimo domingo 18:17 * [obm-l] Re: [obm-l] RES: [obm

Re: [obm-l] Indianos solucionam problema matemáticomilenar

2002-08-27 Por tôpico Rodrigo Malta Schmidt
Ja vi este e outros textos semelhantes na net, mas cuidado com alguns erros de traducao ou comentarios errados. Este eh um dos mais grotescos: O sistema de encriptação usado para proteger transações pela Internet conta com o fato de ser extremamente difícil descobrir os fatores de grandes

Re: [obm-l] RES: [obm-l] Numeros primos - solução

2002-08-25 Por tôpico Rodrigo Malta Schmidt
Ola, A classe de todas as linguagens polinomialmente decidíveis é denotada por P [P do inglês polinomial] e a classe de todas as linguagens que não pertecem a P é denotada por NP [NP do inglês no-polinomial]. NP vem do ingles nondeterministic polynomial time. Problemas (ou linguagens,

Re: [obm-l] Complexidades P e NP

2002-08-14 Por tôpico Rodrigo Malta Schmidt
Sim, todos os problemas em P. Por definicao, P eh um subconjunto de NP. Ou seja, todos os problemas em P tambem estao NP. Abraco, Rodrigo Edilon Ribeiro da Silva wrote: Gostaria de saber se existe algum problema que pertença simultaneamente à classe de complexidade P e à classe de

Re: [obm-l] Complexidades P e NP

2002-08-14 Por tôpico Rodrigo Malta Schmidt
Ola, Uma pequena correcao nas colocacoes do Vinicius... A classe P significa que a solução pode ser verificada em tempo polinomial. A classe NP significa que a solução pode ser verificada não-deterministicamente em tempo polinomial. A classe P eh a classe dos problemas que podem ser

Re: [obm-l] o Livro dos Códigos

2002-07-15 Por tôpico Rodrigo Malta Schmidt
Oi, sejam, M,E,P e Q tal que P e Q sao primos e E é primo com (P-1)*(Q-1) entao calcule: (M representa a mensagem original e C a mensagem cifrada) C=M^E (mod P*Q) calcule D tal que: E*D=1 (mod (P-1)*(Q-1)) Supondo que D foi calculado. (mais adiante eu explico como) entao prove

Re: [obm-l] Problemão que circulou em outra lista

2002-04-25 Por tôpico Rodrigo Malta Schmidt
Os numeros sao positivos ou podem ser negativos? Marcos Melo wrote: Para o caso de não ter circulado por esta lista: *** Texto do Problema * Dois amigos se encontram. Um tem o produto de dois numeros (Sr. P) e o outro tem a soma dos dois

Re: [obm-l] Somatorio de Combinacoes

2002-04-15 Por tôpico Rodrigo Malta Schmidt
? Encontrei S_n = 1 - \binom{n-2}{(n/2) - 1} (1/2)^{n-2}. []'s Luis -Mensagem Original- De: Rodrigo Malta Schmidt [EMAIL PROTECTED] Para: [EMAIL PROTECTED] Enviada em: sábado, 13 de abril de 2002 09:52 Assunto: [obm-l] Somatorio de Combinacoes Ola pessoal, Alguem sabe

[obm-l] Somatorio de Combinacoes

2002-04-13 Por tôpico Rodrigo Malta Schmidt
Ola pessoal, Alguem sabe simplificar este somatorio, dado um numero par n: Somatorio em i variando de (n/2)-1 ate n-3 de C[i,(n/2)-1] * (1/2)^i onde C[i,j] eh o numero de combinacoes de i elementos agrupados j a j. Eu ja tentei varias coisas em cima do Triangulo de Pascal mas nao obtive bons

Re: [obm-l] Power!

2002-04-03 Por tôpico Rodrigo Malta Schmidt
Sim. Voce quer calcular a^(a^(a^(...a^a))) % 1 Agora vamos chamar a^(a^(a^(...a^a))) de a^^(n) certo??? So para nao complicar ainda mais as coisas. Por inducao vemos que a^^(n) = a^(a^^(n-1)) Se a nao eh multiplo de 5 nem de 2 entao eh primo relativo de 1, certo?? Se a eh primo

Re: [obm-l] Logarítimo discreto

2002-01-28 Por tôpico Rodrigo Malta Schmidt
Vinicius, A questao original dizia que P era primo e comentava que a resposta dependia do teorema de Fermat (B^(P-1) = 1 (mod P)). Ab, Rodrigo Vinicius José Fortuna wrote: Dados P, P=2, B, 2=BP e N, 2=NP, existe uma forma fácil de calcular o menor L não negativo tal que: B^L == N (mod

Re: funções e fatorial

2001-12-14 Por tôpico Rodrigo Malta Schmidt
Argh!!! Eu escrevi sin ao inves de cos. :))) sin (x*PI) = 0 O certo entao seria: f(x) = cos(x * PI) g(x) = cos((x+1) * PI) Rodrigo Malta Schmidt wrote: 2)ache f(x) e g(x) para: f(x)g(x) , se x for par f(x)g(x) ,se x for impar Que tal: f(x) = sin(x * PI) g(x) = sin((x+1

Re: funções e fatorial

2001-12-14 Por tôpico Rodrigo Malta Schmidt
saber como vc chegou a tal conclusão???poderia demonstrar o racicinio??? - Original Message - From: Rodrigo Malta Schmidt [EMAIL PROTECTED] To: [EMAIL PROTECTED] Sent: Friday, December 14, 2001 9:22 PM Subject: Re: funções e fatorial Argh!!! Eu escrevi sin ao inves de cos

Re: funções e fatorial

2001-12-14 Por tôpico Rodrigo Malta Schmidt
Olha o sono... :))) cos(k*PI) eh 0 para k par e -1 para k impar ^ eh 1 para k par. :))