Em Qui, 2010-12-16 às 17:42 -0200, vitor escreveu:
> Oi Djavan,
>

> Você está certissimo que é necessária a divulgação do OpenStreetMap no
> Brasil. Eu criei o Mapas Livres com o Arlindo para ter alguma coisa em
> Português que seja uma porta de entrada para usuários brasileiros,
> visto que nem o wiki, nem o site do OSM são amigáveis para iniciantes.

Sim, eu não conhecia, achei bem interessante quando eu vi. Acho que é
essencial ter algo no nosso idioma!

> Todas as sugestões para o Mapas Livres são bem-vindas. Só para te dar
> um histórico, eu já tinha colocado alguns CMS como o Joomla, mas por
> falta de mão-de-obra a coisa não foi pra frente. Aí fiz este site
> estático, para que haja uma referência mínima. Também há um twitter do
> Mapas Livres, que eu regularmente posto novidades, e eu acho que é a
> atividade mais bem sucedida, pois tem crescido bem em número de
> seguidores. Recentemente coloquei o ajuda.mapaslivres.org, que utiliza
> o shapado, mas não tem tido muito movimento.

Samuel e eu estamos na sala Jabber do OSM (o...@conference.jabber-br.org)
e ele mostrou a página do [0]Chile, que é bem bonita, estamos pensando
em talvez tentar semelhante. Um amigo que saca de design e conhece o
projeto já topou em ajudar a criar.. Se der entre lá na sala pra gente
conversar.

Todo mundo que segue cadastra dados também?

Sobre o Shapado, é uma boa, dá pra ir complementando as informações..

> Se você buscar no histórico desta lista, vai encontrar uns relatórios
> semanais que eu enviava regularmente. Por falta de tempo, eu dei uma
> parada, mas devo retornar em breve. Com este relatório podemos
> acompanhar quantitativamente as principais ações de melhoria do mapa,
> e creio que é assim que atrairemos mais usuários, melhorando o mapa.

Claro, eu concordo. Uma outra questão que penso é em centralizar o
pessoal que tem interessem em contribuir em algum canal de comunicação,
seja aqui, seja na sala do Jabber, seja onde for, mas juntar todo mundo
pra conversar, é uma parada que motiva bastante, ter gente pra
conversar..

Abraço,

Djavan

--