Djavan
Eu desenvolvo uma pesquisa sobre Comunicação e Visualização
Cartográfica e a área de estudo é a Unesp - Campus de P. Prudente.
Tenho explorado o potencial das plataformas de mapeamento colaborativo online.
A primeira que escolhi foi o OSM, mas como já comentei anteriormente,
há muitas nuvens sobre minha área de estudo.
Assim sendo, precisei utilizar o Google Map Maker, o Wikimapia e o
Wikimapa, pelo fato de haver imagens recentes (junho 2010) sem nuvens.
Concordo com você quando menciona que ao mapear no Google Map Maker eu
"trabahei para o Google" gratuitamente, repassando meu conhecimento
local e elaborando tutoriais
(https://sites.google.com/site/arletemeneguette/tutorialgmm).
Eu quero fazer o mesmo no OSM, mas como resolver o problema das
imagens ?As imagens Landsat, SPOT e CBERS não têm resolução espacial
adequada para o mapeamento detalhado urbano.
Eu poderia fazer upload de imagens aéreas ortoretificadas com
resolução espacial de 16 cm, mas preciso da anuência das empresas de
aerolevantamento que cederam os arquivos digitais.
Por esse motivo tenho investigado o uso de arquivos vetoriais (DWG,
KML) e dados obtidos em campo com GPS de navegação.
Arlete