Ok, muito obrigado!

Eu tenho acompanhado as mudanças, nada muito formal, mas de tempos em tempos eu dou uma olhada, inclusive pq nessa região não tem tantas mudanças assim. Eu aprendi sobre essas ferramentas aqui na lista mesmo, vocês comentaram sobre elas a um tempinho atrás, tem sido um bom aprendizado só de acompanhar as discussões :).

Prefiro acreditar que não foi vandalismo, ele marcou umas áreas com landuse com uma boa precisão. Deu a impressão que ele esteve no local, mas colocou comercial ao invés de residencial... no aeroporto ele colocou num changeset anterior uma área delimitando o aeroporto, e colocou building=yes, no mapa a área ficou mais escura. A impressão que me deu é que ele tentou tirar a área e acabou apagando tudo dentro dela. O building=yes é apenas para construções tipo prédios e casas, na área do aeroporto a maior parte é grama, o building=yes eu posso tirar, correto?

Inclusive, já aproveitando a deixa :)... ele mapeou vários quarteirões, uma área para cada quarteirão, com landuse=residential, e em algumas ele quis mapear o landuse dentro de um quarteirão separando a área de lojas e residencias. Tem alguns locais no centro que tem lojas na parte térrea e na parte de cima do prédio são apartamentos residenciais, como ficaria nesse caso?

Eu estava colocando landuse apenas nos condomínios residenciais, foi o caso que eu mais vi por enquanto. Mas em São Carlos e Leme tem uma grande área, quase do tamanho da cidade, com landuse residential. Tem algum padrão preferido aqui no Brasil pra mapear landuse?

E, por curiosidade, já temos no Brasil algumas cidades que possam ser consideradas referência de mapeamento? Referência no sentido que aderem de forma razoável as recomendações do wiki e podem ser usadas para ver como determidas coisas são mapeadas. As vezes, depois de ler o texto do wiki eu acabo ficando com mais dúvidas e é util olhar como determinada situação foi resolvida na prática...

Atenciosamente,
Roger.

--
Fernando Trebien escreveu:
Geralmente o que acontece é um "conflito". É o mesmo que acontece
quando você baixa um pedaço do mapa, e enquanto você edita, alguém
edita um dos mesmos objetos e já submete a alteração antes de você.
Nesse caso, a versão do objeto na base do OSM é mais recente que
aquela da qual você partiu na sua edição. Como você não soube da
alteração até esse momento, o JOSM te avisa e te oferece uma forma de
combinar as suas alterações com as que a outra pessoa fez: aparece uma
janela onde você decide quais tags o objeto deve ter (você pode
combinar as suas com as que foram submetidas), quais pontos devem
estar na definição das linhas (os seus, os do outro, ou uma combinação
dos dois), ou caso o objeto tenha sido excluído, se o que deve constar
na base do OSM é o objeto que você ainda tem ou se ele deve ser
deletado como o outro fez.

Nesse caso, se outros changesets foram submetidos após o que você está
revertendo, você estará com versões antigas dos objetos e haverão
vários conflitos pendentes. A probabilidade de um conflito então é
maior ao reverter changesets mais antigos. Nos recentes costuma ser
bem tranquilo.

Interessante, foi só uma exclusão mesmo:
http://osmhv.openstreetmap.de/changeset.jsp?id=16494194

O que será que o usuário tinha em mente ao fazer isso? É bom ficar de
olho, pode ser vandalismo. Você sabe como monitorar o mapa? (Eu uso
uma combinação do WhoDidIt - que gera um feed RSS dos changesets numa
área - com o OSM History Viewer - pra analisá-los rapidamente.)

De qualquer forma, já foi revertido: