Alguns dos problemas que eu mais encontrava eram:

1) Abreviações

2) Nomes que não são nomes ("Escola", "Retorno", "Praça", "Acesso ao
supermercado"). Isso é um inferno, porque esconde o problema nos
KeepRight da vida. Se não sabe o nome, deixe em branco! (É igualmente
errado, mas é mais fácil de encontrar o erro.)

3) Ruas que se cruzam sem um ponto em comum para indicar que estão
efeticamente ligadas.

4) Informações copiadas. Isso é difícil de identificar simplesmente
olhando para o que está mapeado, mas muitas vezes fico com suspeitas
quando comparo coisas no OSM com o Google Maps ou outro. Nunca é
demais alertar sobre isso.

Fora isso, tem coisas que nem são erros propriamente ditos, mas sim
uma questão de "julgamento duvidoso". Muita coisa que fazemos ao
mapear envolve julgamento ("é melhor fazer deste ou daquele jeito?"),
e talvez valha a pena tentar identificar os "julgamentos duvidosos
mais comuns" e dar algum subsídio para os novatos tomarem decisões
mais acertadas.

Lembro de um caso relativo a isso: vejo que é comum ver pessoas usando
"pontos demais" (entre aspas porque é questão de julgamento, como eu
disse). Por exemplo: ao mapear uma curva, colocam pontos a cada meio
metro (OK, talvez eu esteja exagerando :-P) para gerar uma curva ultra
suave. Ou incluem vários pontos intermediários no que é uma linha reta
de poucos metros de extensão [1] (pô!, dois pontos definem uma reta,
né?!).

Acho que esses pontos (sobretudo aqueles primeiros quatro) são os principais.

Abraço,

LMB

[1] Lembro de ler em algum lugar que em caso de retas muito longas,
recomendava-se colocar pontos intermediários "desnecessários". O
objetivo era evitar que uma consulta a um determinado retângulo
acabasse por não pegar alguma feature importante (estrada,
oleoduto...) que passe bem pelo meio dele porque nenhum ponto foi
amostrado. Não é disso que estou falando. Me refiro a coisas como
colocar pontos intermediários entre duas esquinas.