2013/8/8 Vitor George <vitor.geo...@gmail.com>:
> Legal. Acho que aí teremos que falar da validação do JOSM, então.

Não sei se é *tão* necessário assim falar disso. Acho que é um tópico
que já vai passando do iniciante pro intermediário. Mas concordo que é
importante que os iniciantes pelo menos saibam que existem ferramentas
para identificar erros, para saberem onde procurar se um dia quiserem.

Eu acho que pessoas podem fazer boas contribuições sem usar essas
ferramentas (mesmo sem o usar o JOSM, na verdade, que eu adoro mas
acho que não é ferramenta para mapeador casual), mas também acho que
elas são importantíssimas para os que forem passar para um nível "mais
sério" de contribuições.

E acabei de lembrar de outra coisa que podes querer abordar: dicas de
como usar imagens de satélite. Alguns pontos:

1) Só "conserte" o alinhamento das coisas já mapeadas se for fazer
isso com base em trilhas de GPS. Várias trilhas, preferencialmente.
(Vale usar as trilhas que os mapeadores já "subiram"  pro OSM.)

2) Ao usar imagens de satélite para "desenhar" o contorno de um prédio
(ou outra coisa "alta", como uma ponte ou viaduto), o que "vale" é a
base do prédio. Pelo (muito pouco) que já vi de iniciantes mapeando,
parece que a tendência deles é "desenhar" sobre o que seria o topo do
prédio na imagem. (Como as imagens são alinhadas com as trilhas pelo
chão, é pelo chão que os "desenhos" devem se basear. Isso está em
algum lugar na wiki, se bem me lembro.)

LMB