Vocês me perdoem a intromissão, sei que talvez seja persona non grata para
alguns. Mais não pude deixar de observar, a questão é exatamente esta trazida
pelo Paulo, coisas que estão sendo levadas para "foro íntimo". O caso que o
Thiago citou, realmente tem procedência, mas deixa margens. Outra coisa, no
mesmo parágrafo que ele cita (vide abaixo):
"2a. Can I trace data from Google Maps/Nokia Maps/...?No. Other sources must
not be used as the base of any data uploaded to OSM - whether maps, aerial
imagery, or photographs such as Google Street View. This is because their
licences and/or terms of use (contracts) forbid you to do so. Only sources with
compatible licenses - such as US Government information released into the
public domain - may be used as bases for adding OSM data.It is ok to trace
from:Bing aerial imagery, as Microsoft has given specific permission;a very
small amount of imagery from local government agencies, as negotiated by local
OpenStreetMap communities;out-of-copyright mapping with compatible terms of
use, usually hosted by OSM contributors or on OSM servers.Better still, survey
the data yourself!"
Tradução do último ponto:
out-of-copyright mapeamento com prazos compatíveis de uso, geralmente
hospedados por colaboradores OSM ou em servidores OSM.

Isto vai corroborar exatamente com o que o colega Márcio cita em um tópico
paralelo de "reversao de changeset" o qual estive envolvido.Dados hospedados
por colaboradores do OSM podem ser utilizados.
Acho que isso(uso da foto) não seria tão relevante se considerarmos que
dificilmente uma auditoria traria problemas em um nome ou outro de rua que
fosse alterado. Quanto ao caso de grandes importações eu concordo, novamente
friso que o que levantei para o servidor não deveria ter ido! Foi um acidente
por desconhecimento da ferramenta...
[]s,

Não é possível diferenciar um dado que você colocou lá lendo uma placa no SV ou
indo ao local fisicamente.  Vira uma questão de foro íntimo.

Em 5 de abril de 2014 11:51, Thiago Marcos P. Santos <tmpsan...@gmail.com>
A resposta final é não. O departamento legal do OSM é bem claro.

http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Legal_FAQ#2a._Can_I_trace_data_from_Google_Maps.2FNokia_Maps.2F....3F