Nélson,

  O kit já inclui uma etapa de geração de limites.  Minha suspeita é de
algum erro no style file ou limitação do mkgmap.  Teria que ter um caso
comparativo de dados entre uma cidade mal indexada e uma corretamente
indexada, mas se está exigindo a tag is_in, então o mkgmap (módulo
preprocessador de limites) ou o syle file está errado.
   Concordo que os dados do OSM NÃO DEVEM SER ALTERADOS se os limites e as
relations estão corretamente construídos em ambos os casos.

[]s

Paulo