Para navegação, consulta, pesquisa e trilhas também uso o OsmAnd. Os mapas
são atualizados mais ou menos de 15 em 15 dias e mesmo que o usuário não
pague pela versão pró (que limite a quantidade de downloads) ele pode
baixar essas atualizações do site. Aliás, o usuário pode até criar o mapa
da região que quiser a partir do OSM (embora eu mesmo nunca tenha tentado).

Não conheço os outros citados, mas considero o OsmAnd bem completo
(especialmente com os diversos plugins disponíveis) e fácil de usar (a
interface melhorou bastante de uns tempos pra cá).

Para edição, embora eu seja simpático à ideia de editar o OSM in locus, não
achei muito prático fazê-lo no celular (tentei via vespucci).

Atenciosamente,
Márcio Vinícius Pinheiro.
http://about.me/Doideira