Oi Turma

acho que é preciso entender melhor a questão.

O que estamos tratando aqui é de relações (relations) que é um mecanismo
que correlaciona alguma coisa da Via V1 com a Via V2, ou seja uma relação
entre duas vias *distintas*.

Uma relação de restrição é entre V1 e V2 (onde V1 difere de V2) no ponto
P1, um ponto que V1 e V2 tem em comum.

Quando você coloca no_u_turn entre V1 e V2 passando pelo ponto P1, esta
restrição se aplica somente *naquele* ponto P1.

Para ser sincero, nem sei por que precisa especificar no_left_turn,
no_right_turn etc, ou é proibido passar ou é obrigatório passar por P1.

Se você colocar V1=V2 então já não se deveria usar uma relação pois se
trata da mesma via. Além disto a restrição se aplica somente ao ponto P1 e
não à via inteira.

Portanto se a intenção é restringir o retorno ao longo de* toda* a via você
teria que criar N relações de restrição V1=V2 nos pontos P1, P2, P3...PN, o
que é claramente inviável.

Até por isso, não consegui aplicar esse tipo de restrição no Josm, ele
> reclama de a restrição ser de uma via pra ela mesma (ainda que em U). No
> ID, ele faz sem nem questionar nada. Talvez eu não tenha entendido o
> propósito e a aplicação reais do no_u_turn.

O JOSM reclama pelo fato de ser V1=V2 e tem toda razão em reclamar porque
está errado mesmo.

Já o iD é um projeto muito descuidado nestes pontos, mas explica porque
este tipo de coisa tem proliferado por aí.

Agora se não dá para usar relações da via nela mesma, usa-se o que?

Talvez uma simples tag no_uturn=yes ou algo do gênero, mas não há esta tag
documentada no OSM. Se não está documentada significa que ninguém até hoje
sentiu necessidade dela. Se ninguém nunca sentiu falta dela é porque deve
ter outro jeito de resolver ou é resolvido ao nível do aplicativo de alguma
maneira.

Penso que a solução mais elegante seria overtaking=no (esta tag existe)
pois não se deve retornar na via em locais onde é proibido ultrapassar.

Agora se os aplicativos entendem que onde tem overtaking=no não se deve
retornar aí já é outra história.

abraço

Gerald