A coisa é muito simples e funciona.  Darei dois exemplos de sucesso já
comprovado: software open-source e publicações científicas.

Muita gente acha que software de código aberto é inseguro, mas é justamente
o oposto.  Software livre é mais seguro do que as caixas pretas da
Microsoft, Google, Apple, IBM, etc. justamente porque o processo é
transparente.  Agora o que em última análise torna o open source seguro é
que as alterações propostas só são integradas depois que outros membros da
comunidade aprovam.  Esse processo chama-se *merge request*.  Quem trabalha
no projeto OSM/Carto lá no GitHub já conhece, pois nada passa para o estilo
de renderização após um escrutínio pelos demais membros da comunidade.

Publicações científicas seguem basicamente o mesmo processo.  Um artigo
científico só é publicado após outros membros fazerem a revisão e
aprovarem.  Esse processo chama-se *peer review.*

Ambos os processos são pautados no princípio do terceiro confiável.  O OSM
não aplica esse princípio, ou seja assume que uma das partes (no caso os
usuários) é confiável, e o resultado são as frustrações e as consequentes
perdas de tempo consertando que vemos com frequência.  Conclusão: o modelo
de colaboração do OSM é ineficiente.  A solução para essa ineficiência está
aí.  Não fazem porque não querem.

Os mapas do OSM existem em forma de XML, o que seria perfeito de se
sujeitar a um sistema de versionamento moderno como o Git e o Mercurial.

O ser humano é falho, seja por má intenção ou por descuido.  O peer review
e o merge request são mecanismos criados para justamente impedir tais
falhas de contaminem os respectivos produtos de forma que o reparo seja
muito custoso ou que traga consequências ruins.