Obrigado Nelson e Marcio.

O JOSM tá atualizado.

Os casos de prédios vizinhos simples grudados não tão acusando problema mesmo
(como em https://www.openstreetmap.org/way/414428517).

Os que acusam problema são os compostos de mais de uma área: uma dentro da
outra, ou em parte por cima, com nós ou ways sobre outros (sem multipolígono).

Sobre:

>Se você adicionar a tag de building=* nos seus prédios você vai ver que o
>aviso de caminhos sobrepostos some.

>Só vai precisar ver o problema de "prédio dentro de prédio".

Como se resolve o

"building inside building"?

Peguei um exemplo dos importados da PMPA, o caso que o
Papibaquígrafo<https://www.openstreetmap.org/user/Papibaqu%C3%ADgrafo> me
mandou do [https://www.openstreetmap.org/way/414428800] dentro do
[https://www.openstreetmap.org/way/414428734]:

-Selecionei os 2 ways "building=yes" simples (sem multipolígono);

-Passei o validador, acusam só 1 coisa: "building inside building".

1)Testei com o plugin "Merge overlap": não alterou nada, os 2 ways só tem um nó
em comum no perímetro.

2)Testei com o "Join overlapping areas": mas apaga a de dentro, ficando só o
contorno de fora. Perde o sentido original (tipo: corpo + cobertura do prédio).

3)Fiz o "create multipolygon": ficou o multipolígono como "building=yes" (saiu
a tag "building=yes" dos 2 membros).

Não adicionei "building=yes" nos 2 membros.

-Passei o validador (selecionados só os 2 ways):nos 2 membros não dá mais aviso.

-Passei de novoo validador (selecionada a relação multipolígono), acusou só 1
coisa:

"Intersection between multipoygon ways"

4) Aí adicionei "building=yes" nos 2 membros.

-Passei o validador, selecionados só os 2 ways: nos 2 membros não dá mais aviso.

-Passei de novo o validador (selecionada a relação multipolígono), acusou 3
coisas:

"Intersection between multipolygon ways";

"Building inside building" (de novo, agora na relação, não mais nos 2 ways);

"Area style on outer way" (acho que por causa do "building=yes" nos membros,
além do multipolígono em si).

5)Se fizer "unglue" (g) no único nó em overlapping, acusa 5 coisas:

ERRO:

Building duplicated nodes - Duplicated nodes"

warnings:

"Intersection between multipolygon ways";

"Building inside building" (de novo, agora na relação, não mais nos 2 ways);

"Area style on outer way"

"Crossing buildings"

Desfiz.

6)Se remover o "building=yes" só do way "inner", acusa o mesmo que 4).

7)Se remover o "building=yes" só do way "outer", acusa de novo só 1 coisa:

-"Intersection between multipolygon ways"

8)Se fizer "unglue" (g) no único nó em overlapping, acusa 2 coisas:

"Intersection between multipolygon ways"

"Mixed type duplicated nodes - Duplicated nodes"

9)Se fizer "fix" neste nó, cola de novo, e volta ao 7).

Não resolvi. Deixei (por enquanto) como estava.

- - - - - - - - - - - - - - -

PERGUNTA:

Existe alguma destas versões de "overlapping" que seja aceitável? (válida para
o OSM)

Qual solução?

-Se puderem, podem mostrar em cima deste exemplo mesmo do
[https://www.openstreetmap.org/way/414428734], que aí eu vejo como ficou para
entender o que foi alterado.

-Tem também este típico dos casos de "building inside building", com não só 1
nó, mas todos ways em overlapping (todos os nós do de dentro estão grudados no
de fora): https://www.openstreetmap.org/way/414743168

PS.:

-Vi que o Validator do JOSM é considerado "obsoleto" ("obsolete, Validates and
fixes incorrect data. Part of core now.":
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/JOSM/Plugins). É este o caso?