Oi Gerald, obrigado, também contado com o valioso auxílio do @naoliv e diversas
dicas do @nighto e do pessoal sobre tratamento do material.

Sim, bem lembrado, de fato vou criar uma conta dedicada para os restantes 97%.
Só foram 3% de upload até agora.

A documentação já está documentada ali, em:
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Porto_Alegre,_Rio_Grande_do_Sul/Importa%C3%A7%C3%A3o_PMPA

O pacote com os próximos 10% dos 500.000 polígonos totais (ways) já está pronto
para upload (ainda não feito), está 100% validado, sem um único erro ou
warning, cerca de 50.000 objetos (polígonos) em 50MB.

Estou pensando se vale a pena mandar este upload num changeset só (com
requisição por pacotes de 100 objetos), ou se ainda precisaria subdividir mais.
O pessoal falou que o limite do JOSM é 50.000 objetos.

Mas a ver como é de fato esta contabilização de objetos (para o limite de
50.000)?

-se é por polígonos como no QGIS,

-ou pelo somatório (nodes+ways+relation) como o JOSM mostra.

Pois no caso do pacote de 50MB, a contabilização é:

ARQUIVO:

PMPA-SETOR: 01-12  (de 51 setores)
Arquivo .shp(+dbf+...):    51,8MB
Arquivo .osm:              50,4MB

NO QGIS:

TOTAL DE OBJETOS na

tabela de dados d

o .shp: 53.013

NO JOSM:
WAYS no .osm:              54.498
NODES no .osm:             402.211
RELATIONS no .osm:         839
TOTAL DE OBJETOS no .osm:  457.548

Neste caso então, na contagem do JOSM, seriam 457.548 objetos.

Se contar como limite 50.000 objs., teria que dividir o "total" para 10 pacotes
de 50.000 objetos, com cerca de 5MB cada.

Por outro lado, o último upload dos prédios PMPA, que foi para 3 bairros (Rio
Branco a Floresta), contabilizou:

Arquivo .osm:        8,6MB

WAYS no .osm:               8.817

NODES no .osm: 64.866 RELATIONS no .osm: 176 TOTAL DE OBJETOS no .osm:

73.859

Então o JOSM ali aceitou automaticamente 73.859 objetos . Que eu lembre demorou
+/- entre 15 min a 1/2 hora no máximo.