Olá Isaac, seja bem-vindo à lista!

Você pode usar o tablet mesmo sem 3G, instalando alguma aplicação que grave
GPX. Existem diversas, inclusive algumas específicas para uso com o OSM,
como o OSMTracker [1], que já permite realizar anotações diretamente no
arquivo gpx.

1: http://wiki.openstreetmap.org/wiki/OSMTracker_(Android)

[]s
Arlindo Pereira