Bom dia Helio!  Obrigado, acho que estamos alinhados, e podemos então
conferir com os demais aqui na lista se partilham da mesma visão de 3
grandes grupos de "usuários".

Respondendo inline,

Em 1 de dezembro de 2016 17:04, Helio Cesar Tomio <hcto...@gmail.com>
escreveu:

> Na minha opinião, nem sempre um usuário é colaborador do osm.
> Posso usar um maps.me e não editar nada.

Sim, é justamente o item 1, expressei como *"usando sem interferir (olhando
pros mapas, lendo as wikis, etc.)"*

PS: o maps.me é mais um que eu não conhecia ;-)    que tal tentarmos fazer
uma lista sistemática de todas as ferramentas de ediçao?

> Mas posso ser um usuário do strava e indiretamente fornecer informações
> aos mapeadores do osm  (tracks).

Nossa, esse strava <http://labs.strava.com/> eu também não conhecia, mais
um para a lista de ferramentas de edição ;-)

> Tem aqueles que apenas usam dados do osm em um qgis.
> Ou usam mapas para Garmin, feitos apartir do osm.

... Novamente item 1, se não dão *feedback direto* são meros leitores
humanos dos mapa.

> Me parece existir distinção entre um usuário e um colaborador.

Sim, é o que defini como item 2, *"colaborando"*, e depois reforcei *"... são
três modalidades distintas de participação..."*.

> Há aqueles que usam o osm em aplicativos, como o Foursquare ou Mapfactor,
> sem que o usuário compreenda.

Hum, tá aí algo para entender melhor:
* são autenticados (aparecem nas estatísticas
<http://naoliv.iq.unesp.br/osm/stats/>)?
* podem fazer estrago?

> Colaborador seria aquele que de alguma forma interfere ou interage
> diretamente na base de dados osm.

Ok, novamente item 2 (gente colaborando),
então interpreto que você diz que "usuário qualificado" precisa ser
*colaborador*.

... Aí fica a grande pergunta: tem como quantificar ou imaginar a
quantificação de "mínima colaboração anual positiva"?

Deve-se eliminar na contagem os vandalismos e erros sistemáticos... Pode-se
verificar quanto da contribuição se manteve sem ser deletada depois de um
tempo? Ou se as deleções em si não foram "vandalismos por ignorância"?

PS: na Wikipedia por exemplo vandalismo não dura mais que um mês,  e em
geral a estatística de vândalo mostra que o usuário foi criado só para isso
mesmo, difere de quem é iniciante ou erra sem querer...