Gilberto,

Discordo profundamente. A selvageria nasce da abnegação pelo poder. A
corrupção é super-dimensionada pela mídia, com seu discurso moralista.
Vejamos o caso do INSS, como exemplo. A ONG contasabertas suspeita que são
desviados da previdência (entre auxílio-doença, sonegação, fraude em
benefícios, e demais currutelas) algo em torno de 90 milhões de reais por
mês, totalizando mais de 1 bilhão de reais/ano. Só o LOAS, que não deveria
ser pago pelo caixa do INSS, já que o beneficiários do LOAS não é
contribuinte, consome 5 bilhões ano. Percentualmente o dinheiro desviado é
uma ninharia. O grande caos previdenciário está no formato (é muito fácil se
aposentar nesse país, por isso os benefícios são tão ridículos), na inclusão
de não-contribuintes (como os trabalhadores rurais que entraram no bolo sem
fonte de receita, no LOAS) e nas aposentadorias pra pessoas que vão viver
mais meses aposentados do que trabalhando (minha mãe aposentou-se com 42
anos e tem 67. Ela viverá muito mais do que isso, mas já ficou mais tempo
aposentada do que trabalhando, aliás como a maioria de suas colegas
professoras).

Mas se você perguntar a alguém porque o INSS paga péssimas aposentadorias a
opinião pública será unânime em dizer que é por causa de roubalheira. E não
é. Isso acontece porque a mídia insiste em criar um falso universo de que é
tudo roubado (e não é verdade!). Todos os regimes conservadores e
autoritários se sedimentaram sobre um viés de moralidade. Foi assim na
Itália fascista, na Alemanha nazista, na URSS de Stálin, nas teocracias do
mundo árabe, nas ditaduras latino-americanas.

Existe uma falsa sensação de que todo o mal é causado pela corrupção. A
corrupção é humana e irremediável, está em toda parte. Eu prefiro governos
comprometidos com o bem estar da população, com o crescimento, a
distribuição de riqueza, a geração de renda, educação, saúde e emprego pleno
do que governantes que se embrenham numa saga anti-corrupção e se perdem em
seus projetos políticos, desenvolvendo um processo perigoso e conservador de
ultra-moralismo, que muitas vezes descamba para os regimes totalitários.

Como bem disse o Jotaelevê....Quem dera se Hitler se ocupasse de ser
corrupto.