Caro Paulo e demais colegas de lista

Após pesquisar bastante consegui resolver o problema da seguinte forma:

Na tela do Grub escolhi o modo de recuperação e em seguida a opção root.

Executei o comando mount -rw -o remount /

Depois recoloquei o usuário antonio no grupo sudo

usermod -a -G sudo antonio

Meu problema foi a confusão com o uso de "-G" e "-g" em usermod, também
andei esquecendo o "-a", aí fica uma bagunça.

Ufa, agora posso rasgar a fantasia ;-))

Paulo, obrigado pela atenção.

Abraços,

Antônio