Boa tarde a todos.

Gostaria de saber se alguém já passou por um problema que estou procurando solução e ainda não achei. Tinha instalado no meu PC o Ubuntu 14.04 e do Debian 8, mas o meu HD que era um Samsung de 2T apresentou problema. Peguei um HD da Seagate de 3T e fui feliz instalar o Ubuntu 16.04 e o Debian 9, no entanto não consigo. Ao instalar o primeiro SO, seja ele o Ubuntu ou o Debian funciona normalmente, mas ao instalar o segundo, seja o Ubuntu ou o Debian apresente o seguinte erro:

error: no such partition.
Entering rescue mode...

Já pesquisei e vi que poderia ser a criação das partições e que criando as partições com o GParted funcionaria, fiz dessa forma, mas apresentou o mesmo erro.
Alguém teria uma dica do que possa ser ou como resolver?
Pesquise no Google após tentar com o BootRepair sem sucesso e não achei nada que resolva.

Obrigado pela atenção
Francisco Vanderley