Em Qui, 2009-09-10 às 08:42 -0300, roberto.bl...@gmail.com escreveu:
> Caros amigos: fiz algumas experiencias usando um monitor externo no netbook
> Asus eeepc 1000ha, 10".
> Até que funcionou mas a resoluçao que a tela usava para segurar a imagem no
> televisor agora diminuiu o tamanho da minha tela: há duas faixas pretas nas
> laterias e o uso da tela caiu como se fosse de 7 ou 8 polegadas.
> Já fui em sistema>preferencias>video e nao resolve.
> Há duas opçoes ali; 800x600 é a selecionada mas o uso do monitor está sendo
> desperdiçado e nao consigo ajustar. Uso o edubuntu 9.04 que estava rodando
> [...]

Roberto,
Nunca utilizei a opção e segundo monitor em um note, mas creio que a
dica servirá.
Nas configurações de vídeo, ao selecionar o monitor externo, ele deverá
estar detectado talvez como plug & play. Veja nesse box as opções de
escolha do monitor e veja se encontra seu modelo ou próximo, procure
aplicar as alterações fazendo o teste e veja se funciona.
Eu já tive um problema idêntico ao trocar o monitor de uma máquina por
um HP de 17" e resolvi escolhendo outro modelo similar disponível na
listagem.

Salles (Nethell) Ubuntu User 24389