Faltou você dizer que problema você encontra.

É certo que é muito mais garantido a fácil instalação dos programas
pelos repositórios, via apt-get. Só devemos recorrer a outra opção
quando precisamos de uma função específica que está em uma versão mais
nova não disponível nos repositórios (estou quase saindo do Ubuntu por
esta situação estar cada vez mais frequente).

Mas descreva até onde você consegue ir, diga que problema você
encontra, que aí poderemos ajudar. Provavelmente o problema é de
dependências, há algumas dicas aqui na lista sobre scripts que
automatizam essa tarefa de baixar e instalar dependências.

Humberto Xis
http://xisberto.blogspot.com
http://ostelematicos.blogspot.com