Olá Zandré, muito obrigada por colocar-se disposto a ajudar a tocar este
time tão carente que é o Doc team. Discordo de quase tudo que propos como
propos, mas claro, construtivamente. :)

2010/9/16 Zandre Bran <zandreb...@ubuntu.com>

> [...]
> documentação do Ubuntu no Brasil.
>
>    A um tempo atrás surgiu a necessidade de termos novamente um time
> para escrever sobre Ubuntu na wiki. Alguns participantes aqui da lista
> perceberam esta mesma necessidade e foi dado o primeiro para
> reativação do time. Um bom trabalho foi feita até então, mas estamos
> no momento de termos algo mais visível, menos burocrático e aberto.
>
> 1) O time agora passa a ser aberto a todos que queriam participar. Com
> isto não será mais preciso aprovação para entrar no time. Basta criar
> uma conta no launchpad e se inscrever no time e na lista:

Poderia me dizer qual o motivo disto? Lembre-se que quantidade não é e nunca
vai ser sinonimo de qualidade. Estamos buscando encorajar todos os times a
tornarem-se restritos, por dois motivos: 1) apenas os realmente interessados
se engajariam, e teriamos então uma relação de pessoas com quem realmente se
pode contar, não apenas volume e, 2) Os lideres desta forma precisam ser
comprometidos o bastante para que sempre acompanhem seus times e os pedidos
de ingresso. Isto para tentar evitar abandono dos dois lados, e quem já está
aqui há um bom tempo sabe como isso é crítico.

> 2) Sobre o código de conduta este será apenas sugerido e recomendado.
> Não mais obrigatório já que o grupo será aberto sem necessidade de
> aprovação.

Discordo severamente disto. Mesmo para participar do grupo ~ubuntu-br é
requerido assinar o código de conduta, e isto é regra geral do Ubuntu no
mundo todo. É crucial que quem participa da comunidade esteja a par desde
código, ainda mais como contribuidores diretos. Não acho isso recomendável e
gostaria que reconsiderasse.

> 3) Na questão da forma de escrever, vamos deixar isto mais livre.
> Artigos e tutos podem ser escritos/atualizados de forma mais informal;
> alá blog. Afinal o importante é termos em um local centralizado de
> artigos sobre o Ubuntu e não de sermos um manual. Assim ao escrever
> algo em seu blog pessoal, pode replicar na wiki; claro que desde que
> funcione :)

Entendo que seu intuito com isso é facilitar o acesso às pessoas à confecção
da documentação oficial, mas não acho, novamente, que isso seja a melhor
coisa a ser feita. A documentação oficial é sim um "manual", e é para ser
referência. Acredito que não sejam adequadas regras tão restritas e nem tão
livres quanto sugeriu, mas sim um meio termo. Veja se concorda: tenhamos uma
área livre onde as pessoas adicionariam suas contribuições a documentação,
exatamente isso que propos, e tenhamos também a documentação oficial para
onde isto seria transferido, com formatação e tratamento. Digo isso pois
acho importantissimo que exista um padrão na documentação, como existe em
qualquer outro "manual" por aí, na documentação dos times de fora do Brasil
e demais. Muita informação requer isto para que seja útil, senão vira apenas
um monte de texto onde não se consegue se encontrar. Acho que desta forma
que sugeriu pode (e na minha opinião vai) virar uma bagunça. De documentação
oficial sem padrão não consigo pensar em um exemplo que tenha dado certo. Se
você tiver um, ficaria feliz em procurar e ver como funciona. :)

> 4) Na usabilidade e primeira página vamos mudar isto. Tenho algumas
> ideias praticas e gostaria de ouvir outras. Mas isto é assunto para o
> time de documentação.

>    Enfim, são estas minhas principais sugestões e quero convidar a
> todos que estejam afim de participar de uma forma mais dinâmica. Vou
> esperar até segunda para que os novos interessados tenham tempo de
> ingressar no time e participarem desta discussão.

Estas são minhas idéias a respeito do que propos. Espero que esteja aberto
também a sugestões de como melhorar o processo, pois sempre as temos. :)