Boa tarde pessoal. Já procurei em vários lugares, inclusive aqui e não tive
sucesso Estou recorrendo a vocês.

Pessoal, o seguinte, tenho no meu trabalho um desktop conectado a net via cabo
(ip fixo). Na rede local
do meu trabalho consigo acessar todas as máquinas via ssh sem problemas.

Em casa, pelo notebook, acesso a net via wireless, sinal emitido por um
roteador d-link-524, 802.11g/2.4 ghz. (o predio tem um modem que distribui o
sinal via cabo ate os aptos, inclusive no meu).

Detalhe, tanto no trabalho como no notebook tenho instalado o Ubuntu 10.10.

Gostaria de saber como acesso de casa meu computador no trabalho via ssh?
(tenho tudo instalado certinho,
pelo menos acredito, uma vez que no trabalho não tenho problema de acesso
remoto).

Sei que esse assunto já foi discutido aqui mas infelizmente não encontrei
nenhuma resposta que eu entendesse. Por favor conto com a ajuda de vocês. Ja vi
de tudo, configurar nat, liberar porta do modem etc, etc, etc mas não encontrei
nenhuma resposta que realmente resolvesse meu problema.

Abraços a todos.