Sena,
com tantos problemas que estás encontrando na versão Ubuntu 11.10, eu (que não sou técnico e não trabalho na área de informática) preferiria reinstalar todo, do zero, fazer uma nova instalação limpa. Faria isso na mesma partição em que já tens a distro montada e/ou em outra partição, pois já reinstalei na mesma partição uma vez e deu o mesmo erro pois a partição é que estava com problemas. Quando tenho problemas semelhantes ao que tens com a Central de Programas, geralmente faço uma reinstalação limpa, pois acho mais fácil do que ficar remendando e encontrar novos problemas no futuro...