Oi Dino,

O problema da mensagem do Andrew é que ele generaliza... Fora isso, as
críticas, quase todas, valem bem, eu acho.

Sobre a "frota de 500 OVNIs", por exemplo, ufólogos mexicanos
realmente sérios sabem que são apenas -- e de fato -- apenas balões.
São lançados de escolas, por crianças, aos montes, e também em muitas
outras ocasiões. Veja, por exemplo:
http://ceticismoaberto.com/fotos/fotosovnis08.htm

Um abraço,

Mori

--- Em ufoburn@yahoogrupos.com.br, dino nascimento
<[EMAIL PROTECTED]> escreveu

*******************************************************************************************

adquiridos através da revista UFO. Assim, quando alguém diz que a
ufologia contribui em pouco para esclarecer-nos a respeito destes
estranhos fenômenos aéreos, sou obrigado a dizer que isso não é
verdade. Através destes ufólogos que costumam viajar por aí atrás de
ocorrências relacionadas ao tema, várias pessoas que, como eu, são
ocupadas demais para dispor tempo pesquisando ufologia, podem ter
acesso a filmagens, fotos e relatos sobre supostas aparições de OVNIs.
No entanto, a contribuição dos ufólogos não vai muito além desta
coleta de ocorrências.

fenômenos aéreos que não podem ser explicados através das observações
normais. Então eu pergunto: Se com as observações "normais" não se
pode explicar um determinado fenômeno, então quais são os meios
"anormais" que os ufólogos utilizam para descobrir a real natureza
desta aparição? Que aparelhos os ufólogos utilizam? Que métodos?
verdade é que suas pesquisas são baseadas em filmagens e fotografias
feitas por outras pessoas (mesmo porquê não se pode prever o horário e
local de aparição de um OVNI). Quanto à aparelhagem, de que os
[...]
cuja veracidade não se pode verificar. Ou pior: apelam para hipnose.
Bem... então as pesquisas dos ufólogos, ou melhor, isso que eles
chamam de pesquisa, não serve pra nada. Mas pelo menos eles conseguem
juntar umas filmagens aqui, outras fotos ali, um depoimento aqui, uma
história ali, e isso já é alguma coisa, pois com todas estas
ocorrências agrupadas, podemos fazer algumas comparações e especular
um pouco.

lá publicadas, o que é meu pleno direito (se algum editor não quer que
critiquem suas publicações, então que pare de publicar e vá plantar
batatas!). Temos que admitir, por outro lado, que esta revista é a
melhor do Brasil neste assunto, e uma das melhores do mundo. Mas, pra
falar a verdade, acho muito amadoras boa parte das opiniões publicadas
nesta revista. Vários dos "colaboradores" têm péssima formação, não
sabem nem escrever direito e dizem cada asneira de doer até o osso.
Mesmo assim continuo assinando a revista, pois ela consegue juntar
várias ocorrências que podem - ou não - ser evidência da presença
alienígena em nosso planeta (vejam bem: evidência não é prova). E de
vez em quando tem gente que expressa ótimas opiniões nela. Assim, se
você souber separar o que é coerente do que é lixo, sempre vai
conseguir alguma informação bem legal. É como aquela frase que os
ufólogos adoram usar: "separar o joio do trigo".
mesmas frases e expressões? Que falta de criatividade... Bem, o seu
Geva tá de parabéns pela revista, mas acho que ele deveria selecionar
melhor quem escreve na dita cuja.  Ou pelo menos dar umas aulas de
redação pra essas figuras...

exemplo, vir aqui na lista e dizer que 100, 200 e até 500 OVNIs foram
filmados no México, é o cúmulo da inocência! Tenho vários vídeos que
mostram "dezenas de OVNIs" no México... mas é óbvio que são balões. Lá
no México eles adoram fazer essas coisas... soltam um monte de balões
ao mesmo tempo e ficam lá, de boca aberta, olhando pra cima. Assistam
a filmagem e concluam por si próprios. Balões! Apenas balões! Que OVNI
o caramba! Tem ufólogo aí apelando. E ainda por cima ficam dizendo que
as filmagens foram "devidamente analisadas". Pois queremos saber:
devidamente analisadas como? Com que equipamentos? Que métodos? QUEM
pesquisou? Onde? Isso os ufólogos nunca divulgam. Se divulgar apenas o
> [...]
respeitável (como o INPE, por exemplo), o que falar de um monte de
ufólogos que divulgam apenas o resultado do que chamam de pesquisa?

pesquisador sério? Um sujeito que junta um monte de informação a bel
prazer e faz afirmações sem usar critério algum é um pesquisador
sério? Creio que não.