Everton, parabéns pelo texto.  Bastante lúcido.

Vitor:
" Medicina não é ciência, Medicina é uma arte, a "arte de curar"."

Sugiro que pare de falar (no caso, escrever) besteira e procure se informar.

Ciência é o conhecimento produzido pelo método científico, método este que
possui procedimentos claramente definidos, padrões e rotinas a serem
seguidas.  O resto é bobagem.

Sim, é verdade que o método científico de certa forma é um tanto "exclusivo"
com alguns tópicos que mesmo não passando pelo rigor do método, merecem
atenção.  Mas o método é, de longe, a melhor alternativa para filtrar o que
é conhecimento de fato do que é apenas especulação ou delírio sem
aplicabilidade prática.

A maior prova disso é que o conhecimento produzido pelo método funciona,
pode ser verificado, submetido a novos testes, etc.  É verificável, e isso
faz toda a diferença do mundo.

Para os que têm alguma dúvida sobre isso e têm interesse em se informar (a
maioria não tem)  recomendo as leituras:
"O mundo Assombrado por Demonios", Carl Sagan
"O Capelão do Diabo", Richard Dawkins

Dois excelentes livros que abordam de maneira bastante clara o pensamento
crítico e o método científico.

É claro, existem vários outros livros bons relacionados ao tema que estamos
discutindo aqui, mas estes eu posso recomendar, porque conheço.

[]s
Fabricio Braga