Faz o seguinte:

Desligue todo o LibO, inclusive o lançador rápido, depois apague a pasta do
LibO do seu usuário (após backup) e depois reinicie o LibO (ou melhor ainda
todo o computador).

Veja se corrigiu...

Caso contrário desinstale o LibO, faça o procedimento acima, reinstale o
LibO do SERVIDOR DO LIBREOFFICE e não do repositório do seu Xubuntu ,teste
novamente, nos mande resposta.

Abraços

R.