Recebi  esta  mensagem  do  jornalista  que fez a matéria do
Libération. Acho muito interessante ler a tradução que segue
abaixo,  porque  talvez  nos faça entender como pensam essas
pessoas.  Nós,  que  estamos envolvidos há tanto tempo com o
problema,  temos  dificuldade  em  entender como alguém pode
conscientemente  defender  a  urna.  Vou responder, é claro,
juntando as dicas que o Amilcar deu.

Existe  uma  dúvida.  Ele diz ter dito na matéria que a urna
imprime  o  resultado  no  fim  do  voto. Eu não sei se, por
"voto",  ele  se refere a cada voto, ou à votação. Isto será
questionado,  porque faz uma bela diferença no conceito. Por
via das dúvidas, mantive "voto".

Mensagem redirecionada, proveniente de
chd ([EMAIL PROTECTED]),
datada de 04/11/2000, 12:12

------------ Início do Texto --------------

Monsieur,
Mon article précise que chaque urne imprime le résultat dès la fin du
vote et que celui-ci est ensuite vérifié/confirmé par la diquette de
l'urne qui sont ensuite totalisées arythmétiquement, donc sans danger.
La seule possibilité de fraude serait d'introduire un biais informatique
systématique dans toutes les urnes. Or chacune d'entre elle voit son
résultat vérifier par le comité des partis qui disposent de projections
de vote par quartiers. Franchement, je ne vois pas pourquoi prendre l'a
priori de la méfiance pour un système somme toute plus moderne et fiable
adopté lors de la plupart des élections en Europe.
Bien à vous
Christian Dutilleux

-------------- Fim do Texto ---------------

Tradução:

Senhor,

Meu  artigo explica que cada urna imprime o resultado no fim
do  voto  e que este é em seguida verificado/confirmado pelo
disquete da urna que são depois totalizados aritmeticamente,
portanto sem perigo. A única possibilidade de fraude seria a
introdução  de  um vício informático sistemático em todas as
urnas.  Mas cada uma delas tem seu resultado verificado pelo
comitê  dos  partidos  que  dispõem de projeções de voto por
bairro. Francamente, não vejo por que desconfiar a priori de
um  sistema  afinal  mais  moderno  e  confiável  adotado na
maioria das eleições na Europa.

Atenciosamente,

Christian Dutilleux

--
Grande abraço,

Roger Chadel
Chadel Quality Software
http://www.chadel.com.br

--------

Extraido de minha coleção de taglines:
Meu hobby ?? Ah!, eu tenho um preto, mas gosto mais do vermelho.(Carla Perez)

 /"\
 \ /  Campanha da fita ASCII - contra mail html
  X   ASCII ribbon campaign - against html mail
 / \