Grande Aris, será que não pararam mesmo para pensar? Na minha profissão, amigo, o
carrerismo existe também e diferentemente de outras profissões, ele é
obrigatoriamente explícito. Até porque jornalista importante, que assina matéria
e coluna, é pessoa pública - como o presidente do TSE, do Brasil, da Cut, dos
partidos, etc. etc. O jornalista quando assina, tem responsabilidade sobre o que
assina. A sua opinião não é só para ele: influencia a opinião de seus
leitores/ouvintes/telespectadores. O jornalista expressa a sua opinião para
milhares - ou milhões de pessoas - quando pode expressá-la, além de fazer
exatamente o que o seu patrão determina. Um comentário como o do Arnaldo Jabor no
Jornal Nacional atinge, de pronto, cerca de 30 milhões de pessoas. Ele não pode
ignorar, como Carlos Chagas muito bem registrou em sua coluna esta semana,
informações básicas sobre o que está comentando. Ele tem responsabilidades e
ganha, muito bem, para dar a sua opinião sobre os assuntos em geral. Como cada um
de nós tem responsabilidade, quando escreve e assina algo nesta lista - sem
ganhar nada, exceto o direito de expressar livremente o proprio pensamento. O
carrerismo, para o jornalista, é mais explícito do que nas demais profissões
exatamente por isto: jornalista é estilingue mas também é vidraça até porque
exerce a sua profissão na vitrine da opinião pública. // Há realmente muito
jornalista desinformado, mas há muito mais sabendo exatamente o que está fazendo.