Conheci  numa  lista  o Flávio Deny Steffen, que é Perito em
Segurança  de  Informações e de Informática. Eu o convidei a
visitar o site e dar um parecer sobre a urna. Eis a resposta
dele.

Mensagem redirecionada, proveniente de
 ([EMAIL PROTECTED]),
datada de 22/02/2001, 19:43

------------ Início do Texto --------------

Roger:

Eu dei uma rápida olhada do site; posteriormente, vou examinar todo o conteúdo com
cuidado,
principalmente o artigo do engenheiro Márcio Teixeira.

Eu li o artigo do Oswaldo Maneschy e o achei inconsistente; ele me pareceu mais um
problema
humano que da urna em si. O problema de fraudes relacionadas com seres humanos era
mais agudo
na velha urna para voto de papel. Dos dois casos citados, no de Goias fica a suspeita
de as
urnas terem sido carregadas com um software fraudado, o que mesmo sendo difícil, não é
impossível; somente fica a dúvida do que resultou em termos de ganho material em uma
fraude em
uma cidade tão pequena - o ganho poderia não justificar os riscos. Já o caso de
Araçoiaba da
Serra é uma clara demonstração da arrogância das autoridades no Brasil; colocam-se
acima dos
demais mortais,

É necessário separar as coisas. Parece ser fato que o TSE e demais autoridades
eleitorais
transformaram a urna eletrônica num ídolo e a colocaram no altar e não aceitam qualquer
alegação contrária à segurança. Quanto à transparência, a urna eletrônica parece
relmente uma
caixa preta.

Mas não podemos aceitar argumentação claramente política, a exemplo do Sr Brizola, que
deseja
que o código criptográfico que seja aberto. Isso é sandice; se você utiliza
criptografia para
impedir a revelação de coisas que devem ser mantidas em segredo, a abertura da
criptografia
equivale a revelar o segredo.

--
Flávio Deny Steffen
Tradutor Inglês/Português

-------------- Fim do Texto ---------------

--
Grande abraço,

Roger Chadel
Chadel Quality Software
http://www.chadel.com.br

--------

Extraido de minha coleção de taglines:
A perda das vidas será irreversível. (Dan Quayle, Ex-Vice-Presidente dos EUA)

 /"\
 \ /  Campanha da fita ASCII - contra mail html
  X   ASCII ribbon campaign - against html mail
 / \