On 15 Aug 2001, at 20:22, Roger Chadel wrote:

> É  claro  que  uma  impressora  estará sempre mais sujeita a
> quebra do que um elemento puramente eletrônico.

Um testemunho apenas. Nos últimos quinze anos devo ter construído umas quatrocentas
geringonças usando impressoras matriciais. Quando não existiam datalogs no mercado
brasileiro, fiz artesanalmente centenas deles, quase todos ainda funcionam, alguns
voltaram
às minhas mão para retirar a placa principal, antiga, feita ainda com circuitos
lógicos
combinacionais (ttl e cmos) por outra com microporcessadores. Creio que não erro muito
se disser que talvez tenha considerado imprestável apenas cinco blocos dentre tantos.
Estou
falando de muitos anos de uso. Conheço um técnico que trabalha fazendo manutenção nas
casas lotéricas, eles dizem que o índice de defeitos é 3% em um ano de uso. Ou seja,
de
cada 100 blocos 3 quebram por ano. Observem que o trabalhos destes blocos é pesado.

Aristóteles