Lamento a minha irrascibilidade. Não tenho nada contra militares e acho que
qualquer saída para a crise brasileira a curto prazo passa por uma unidade
entre os diversos setores e classes, inclusive os militares. Acho inclusive
que em matéria de tecnologia os militares prestaram um grande serviço ao
Brasil. Participo com civis e militares de um instituto que propugna por uma
solução soberana para nossos problemas. Tenho bom relacionamento com o
Almirante Gama e Silva que se pode considerar um durão. Entreguei
pessoalmente a medalha e o diploma de Getúlio Vargas, no Congresso da CGTB,
ao Brigadeiro Ércio Braga, com o qual fiz dobradinha naquele congresso para
a provar a tese condenando as urnas eletrônicas.
Copiei o poema  do Cel. Newton Meyer (acho que foi até o próprio Coronel
Roberto que divulgou) para mostrar aos meus amigos militares da reserva.
etc.

Mas o que me irritou foi o fato do Coronel Roberto revolver disputas
passadas que nada constroem. Curiosamente, no dia 5, aconteceu o oposto numa
palestra do eminente Prof. Luiz Toledo Machado. Eu estava na mesa e um dos
questionadores, intelectual esquerdista infantil, amigo meu inclusive,
sentindo talvez uma tendência nacionalista nos debates, resolveu agredir
fazendo um discurso contra osmilitares brasileiros. O Toledo, polidamente,
evitou o confronto e se ateve apenas às questões econômicas e fui eu quem
rebateu a postura do distinto, baseado no mesmo princípio de não lamentar
passado e reavivar disputas estéreis. A lembrança do passado  deve ser
utilizada para avançar e não para imobilizar.

Reconheço entretanto que poderia dizer a mesma coisa de maneira menos
ríspida, o que levou a parecer que eu também sou um revanchista. Por isso
peço desculpas aos listeiros extensiva, evidentemente ao Coronel Roberto.