Caro Carlos.
Abrir os programas fontes, por si só,  já é uma ação para inglês ver. O maior
risco de fraude na eleição eletrônica é, a meu juízo, não uma fraude tão
primária ao ponto de estar inscrita nos programas fontes e sim nas matrizes que
serão reproduzidas para carga em "real time", pois é inviável aferir-se a
autentididade de 350.000 cópias de um software por métodos convencionais e ainda
que desenvolvéssemos um programa aferidor de outros programas (o que é facílimo
de se fazer), ainda contaríamos com o risco de inserções de código ilegítimo nos
próprios programas aferidores.
Mas a idéia do programa aferidor ainda pode ser desenvolvida como um método
razoavelmente confiável, desde que esse programa seja elaborado pelos próprios
partidos sob auditoria técnica de entidades independentes. Eles seriam os olhos
eletrônicos dos fiscais.
Bom, isto é uma solução muito técnica que só poderá nos servir quando
adquirirmos o direito opinar na metodologia de segurança do sistema, o que está
um pouco longe de ser aceito pelo TSE, creio.
No momento, sinto que a solução primitiva de se imprimir e permitir a recontagem
de todas as urnas ainda é a opção mais viável para o sistema e não depende de
nenhuma criatividade técnica, apenas de vontade política.

Outra coisa que percebo que está passando "batida" é o fato de se usar o
relatório da Unicamp como referência quando ele próprio é explícito em citar que
analisou os sistema das eleições de 2000 e em nenhum momento é dito que o
sistema de 2002 será EXATAMENTE o mesmo de 2000. Isso seria o mesmo que analisar
um carro modelo 2000 e atestar a qualidade de um modelo 2002. Não tem lógica.

E mais... uma terceira questão técnica se apresenta persistente na minha cabeça:

no sistema computacional moderno, podemos considerar a existência de diversos
níveis ou camadas da inteligência o que, simplificando, podemos resumir em:
hardware
firmware
software de base
software aplicativo (aqui está o programa que efetua a operação de identificar o
voto propriamente dito).
Posso afirmar que NENHUMA operação de registro de dados em uma base pode ser
feita sem a intervenção direta ou indireta de TODAS essas camadas.
Em outras palavras, garantir-se que todo o sistema está perfeito a partir da
constatação de que o software aplicativo está perfeito seria equivalente a
dizer-se que uma pessoa está perfeita porque seu estômago está sem defeito.
Também não tem lógica.

Desculpe-me se esta colocação está muito técnica, mas acho que precisamos também
questionar os técnicos americanos e "brasileiros" que servem ao TSE no mínimo
para que eles percebam que não somos tão neófitos quanto pensam.

Um abraço.

Tarcísio Buzelin
BH