Lacaz, acho que voce traçou um roteiro de defesa da vilipendiada cidadania deste
país para os próximos e imediatos anos. Também tenho certeza de que Serra está
no segundo turno graças a (in) justiça eleitoral brasileira e seus aliados:
elite, midia e "pesquisas".  Eles têm tudo nas mãos para Lula perder amanhã. Só
não dispõem da manifesta e indiscutível vontade política dos brasileiros de
eleger Lula.

Se a bola estivesse dividida eles davam o bote no Lula. Como a dianteira ddo PT
é indiscutível, concordo com você, o jeito  é diminuir (e eles farão isto) a
vitória de Lula sobre Serra. Como aconteceu na minha cidade há dois anos atrás.

Niterói inteira, em peso, votou maciçamente em Jorge Roberto Silveira - mas o
Sergio Zveiter que disputou com ele o segundo turno (milagrosamente vencendo
Soraya Santos no primeiro turno) - chegou no resultado final bem pertinho dos
votos de Jorge. Detalhe: o seu pai, ministro Walter Zveiter, do TSE, não se
considerou impedido de ser o relator no processo, em Brasília, em que o PDT
pediu que todos os programas da urna eletronica fossem abertos.  Conheço eleiçao
- alguma coisa foi feita para que as urnas dessem o resultado que deram, no
primeiro e no segundo turno de Niterói.

Agora em 2002, Jorge Roberto disputando a eleiçao de governador - perdeu
inclusive em Niteroi. Eu entendo o que aconteceu com ele, mas infelizmente ele -
não. Por isso, Lacaz, voce tem toda razão quando fala em avançarmos esse
trabalho de conscientizaçao das pessoas para o sistema eleitoral que temos. É
uma questão cidadã, com certeza.

Acho que voce tem toda razão, Lacaz: a vitoria de Lula em si - nesta luta pelo
respeito aa vontade eleitoral dos brasileiros - não muda muita coisa. Precisamos
continuar em frente. O  PT - e os demais partidos exceto o PDT e o PSTU -
acreditam na balela de que a urna eletronica é 100% segura. Temos muito trabalho
pela frente, com certeza.

Falando no terreno do hipotético, Chávez, na Venezuela, venceu de forma
incontestável duas eleiçoes para estar onde está hoje. E teve que derrotar um
golpe de estado também. Imagina se fizerem aqui no Brasil a mesma coisa com o
Lula. E aqui, como estão fazendo lá, a direita exigir novas eleiçoes - hoje a
grande bandeira dela. Com urnas eletronicas, Lula estaria mais do que lascado.
Porque amanha, efetivamente, começa a fase de força total da direita para
desestabilizar o governo Lula. Como estáo fazendo há tempos com Chavez, na
Venezuela.

A luta realmente continua.

João Carlos Antunes Lacaz gravada: